PROFESSORES – REMUNERAÇÃO E CARREIRA

Metas do PNE

Valorizar os profissionais do magistério das redes públicas da Educação Básica, a fim de equiparar o rendimento médio ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano da vigência do PNE.

Assegurar, no prazo de dois anos, a existência de planos de carreira para os profissionais da Educação Básica e Superior pública de todos os sistemas de ensino e, para o plano de carreira dos profissionais da Educação Básica pública, tomar como referência o piso salarial nacional profissional, definido em lei federal, nos termos do inciso VIII do art. 206 da Constituição Federal.

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

Entre as informações mais pertinentes para se comparar a evolução do salário dos professores está a comparação com os ganhos de outros profissionais com Ensino Superior. Embora estejam situados historicamente em um patamar inferior, os dados mais recentes mostram que a diferença caiu e os vencimentos dos docentes da Educação Básica da rede pública passaram a representar 78,5% do salário dos demais profissionais com Ensino Superior completo.

Contudo, é preciso levar em conta o efeito da contração salarial das demais categorias profissionais, que também contribuiu para essa menor diferença proporcional. Atualmente, o salário médio dos professores da Educação Básica com Ensino Superior, no Brasil, é de R$ 4.131,00.

Outro fator a ser considerado, quando se analisam os dados sobre carreira docente, é a proporção de docentes da Educação Básica que lecionam apenas em uma escola: são 79,6%, seguindo a tendência de aumento que se observa desde 2011. Na Educação Infantil, a proporção de docentes que atuam somente em uma Creche aumentou para 97,9%. Já no Ensino Médio, a porcentagem de professores que atuam em apenas uma escola da etapa é de 84%.

De olho da equidade

O sistema escolar brasileiro reproduz diversas desigualdades sociais. É importante evidenciá-las para que as políticas públicas sejam colocadas em prática de forma mais equitativa. Por isso, é essencial a análise de recortes por região, localidade, renda e raça/cor.

84,2%

dos municípios do Tocantins oferecem um plano de carreira para o Magistério, enquanto o mesmo é verdade para todos os municípios do Acre, de Alagoas, do Distrito Federal, do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

R$ 4.131,00

é o salário médio dos professores da Educação Básica da rede pública no Brasil, enquanto a média salarial dos profissionais de Saúde é de R$ 6.622,00.

Rendimento

Salário médio dos professores da Educação Básica da rede pública e de profissionais de outras áreas com curso superior (Deflator PnadC/2020 - 2° trimestre)
Brasil – 2013-2020

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

Nos últimos oito anos, o salário dos professores se aproximou treze pontos percentuais do recebido pelos demais profissionais com curso superior.

20132014201520162017201820192020
Professores da Educação Básica - rede pública (a)4.0893.9984.0953.7753.9703.9893.9804.131
Profissionais da área de Exatas7.7058.2967.7927.4787.5967.8757.4816.613
Profissionais da área de Humanas6.8856.2086.6856.1155.8336.3356.3795.990
Profissionais da área de Saúde7.5947.3597.6887.4737.5568.0607.7546.622
Média de rendimento dos profissionais com curso superior exceto docentes (b)6.2916.0296.1065.7815.7465.7185.5535.262
Proporção da média salarial dos professores da Educação Básica - rede pública em relação à média dos profissionais com curso superior (a/b)65,066,367,165,369,169,871,778,5

Fonte: IBGE/Pnad Contínua. Elaboração: Todos Pela Educação.

Local de trabalho

Docentes na Educação Básica por quantidade de estabelecimentos em que lecionam – Brasil – 2009-2020 (Em %)

Um a cada cinco docentes brasileiros dá aulas em mais de uma escola.

Quantidade de estabelecimentos
123 ou mais
200977,118,64,2
201077,018,74,3
201177,518,44,1
201277,718,34,0
201377,918,14,0
201478,017,94,0
201578,317,74,0
201678,317,74,1
201778,517,44,0
201878,717,24,1
201978,916,94,2
202079,616,53,8

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Nota: 7Os professores são contados uma única vez em cada etapa/modalidade de ensino e em cada Unidade da Federação (UF), região e no País, porém, podem atuar em mais de uma etapa/modalidade de ensino e em mais de uma UF ou região..

Docentes na Educação Básica por quantidade de estabelecimentos em que lecionam
Por etapa – Brasil – 2020

Quase a totalidade dos docentes da Educação Infantil dão aulas em uma única Creche.

1 estabelecimento

2 estabelecimentos

3 ou mais estabelecimentos

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Nota: 7Os professores são contados uma única vez em cada etapa/modalidade de ensino e em cada Unidade da Federação (UF), região e no País, porém, podem atuar em mais de uma etapa/modalidade de ensino e em mais de uma UF ou região..

Carreira

Porcentagem de municípios que possuem plano de carreira de Magistério
Brasil – 2014 e 2018

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

Todos os municípios com mais de 500 mil habitantes já oferecem plano de carreira para seus professores.

20142018
Brasil89,695,7
Municípios por faixa populacional
Até 5 mil habitantes86,693,9
De 5.001 a 10 mil habitantes87,395,3
De 10.001 a 20 mil habitantes90,395,9
De 20.001 a 50 mil habitantes92,797,6
De 50.001 a 100 mil habitantes93,796,8
De 100.001 a 500 mil habitantes92,595,5
Mais de 500 mil habitantes94,7100,0
Capitais92,696,3

Fonte: IBGE/Munic. Elaboração: Todos Pela Educação.

Municípios de acordo com a adoção de critérios de progressão/promoção/ascensão estabelecidos no plano de carreira do Magistério – Brasil – 2018

A qualificação e a permanência na carreira ainda estão entre os principais critérios de ascensão profissional na rede pública.

Absoluto%
Qualificação ou titulação4.99689,7
Tempo de efetivo exercício no cargo4.30677,3
Avaliação de desempenho2.06937,1
Incorporação permanente de remuneração por ocupação de cargo em comissão3205,7
Desempenho dos alunos em avaliação externa2224,0
Desempenho em prova de conhecimentos na área curricular de atuação docente e de conhecimentos pedagógicos2033,6
Outros1212,2

Fonte: IBGE/Munic. Elaboração: Todos Pela Educação.

Municípios que preveem no plano de carreira do Magistério dois terços de carga horária para atividades em sala de aula
Brasil – 2018

Ampliar o tempo dedicado ao planejamento pedagógico ainda é um desafio para os municípios.

Absoluto%
Brasil4.13474,2
Municípios por faixa populacional
Até 5 mil habitantes90672,1
De 5.001 a 10 mil habitantes90275,0
De 10.001 a 20 mil habitantes1.02576,0
De 20.001 a 50 mil habitantes82174,9
De 50.001 a 100 mil habitantes25573,1
De 100.001 a 500 mil habitantes18971,3
Mais de 500 mil habitantes1664,0
Capitais2074,1

Fonte: IBGE/Munic. Elaboração: Todos Pela Educação.

Carreira

Municípios que possuem plano de carreira de Magistério – 2018

Por unidades da federação

Unidade da federaçãoTotal%
Brasil5.33295,7
Região Norte41492,0
Rondônia5096,2
Acre22100,0
Amazonas5995,2
Roraima1493,3
Pará13795,1
Amapá1593,8
Tocantins11784,2
Região Nordeste1.76898,6
Maranhão20996,3
Piauí22098,2
Ceará184100,0
Rio Grande do Norte167100,0
Paraíba223100,0
Pernambuco18298,4
Alagoas102100,0
Sergipe7498,7
Bahia40797,6
Região Sudeste1.51991,1
Minas Gerais74287,0
Espírito Santo7798,7
Rio de Janeiro8693,5
São Paulo61495,2
Região Sul1.18199,2
Paraná39899,7
Santa Catarina28897,6
Rio Grande do Sul49599,6
Região Centro-Oeste45096,4
Mato Grosso do Sul7797,5
Mato Grosso13998,6
Goiás23394,7
Distrito Federal1100,0

Fonte: IBGE/Munic. Elaboração: Todos Pela Educação.

Municípios que preveem no plano de carreira do Magistério dois terços de carga horária para atividades em sala de aula – 2018

Por unidades da federação

Unidade da federaçãoTotal%
Brasil4.13474,2
Região Norte33975,3
Rondônia4586,5
Acre1881,8
Amazonas4674,2
Roraima1493,3
Pará9968,8
Amapá1487,5
Tocantins10374,1
Região Nordeste1.50984,1
Maranhão17781,6
Piauí20591,5
Ceará13774,5
Rio Grande do Norte14989,2
Paraíba20290,6
Pernambuco16388,1
Alagoas8785,3
Sergipe7093,3
Bahia31976,5
Região Sudeste1.07564,4
Minas Gerais51159,9
Espírito Santo5874,4
Rio de Janeiro4144,6
São Paulo46572,1
Região Sul80167,3
Paraná30175,4
Santa Catarina22174,9
Rio Grande do Sul27956,1
Região Centro-Oeste41087,8
Mato Grosso do Sul7291,1
Mato Grosso13192,9
Goiás20683,7
Distrito Federal1100,0

Fonte: IBGE/Munic. Elaboração: Todos Pela Educação.

Formação de Professores
Gestão Democrática
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