DE OLHO NA QUALIDADE – BRASIL

Neste infográfico, é possível acompanhar o nível de aprendizagem de crianças e jovens em cada etapa da trajetória escolar, de acordo com os parâmetros da Meta 3 do movimento Todos Pela Educação. O objetivo é assegurar que todos os estudantes estejam aprendendo o que é adequado para o seu ano. A análise é feita com base nos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Porcentagem de alunos com aprendizagem adequada no Saeb
Brasil – 2011-2019

Rede privada

Rede total

Rede pública

5º ano do Ensino Fundamental

Língua Portuguesa

Matemática

9º ano do Ensino Fundamental

Língua Portuguesa

Matemática

3ª série do Ensino Médio

Língua Portuguesa

Matemática

A cada nova avaliação do Saeb é calculada a porcentagem de estudantes que alcança ou supera o nível de proficiência considerado adequado no Ensino Fundamental e no Ensino Médio

Porcentagem de alunos com aprendizagem adequada no Saeb
Rede total – Brasil – 2019

Raça/Cor

Renda (Nível Socioeconômico – NSE)

Localidade

5º ano do Ensino Fundamental

Língua Portuguesa

62,1Pardos42,2Pretos70,7Brancos39,0Rural80,6NSE alto38,2NSE baixoBRASIL61,1ABAIXODA MÉDIAACIMADA MÉDIA63,7Urbano

Matemática

73,9NSE alto29,7NSE baixo30,6RuralBRASIL51,5ABAIXODA MÉDIAACIMADA MÉDIA54,0Urbano51,4Pardos32,7Pretos62,3Brancos

As desigualdades de raça/cor, renda e localidade têm impacto decisivo no aprendizado de crianças e jovens.

9º ano do Ensino Fundamental

Língua Portuguesa

38,5Pardos29,8Pretos53,4Brancos23,8Rural58,9NSE alto26,2NSE baixoBRASIL41,4ABAIXODA MÉDIAACIMADA MÉDIA43,2Urbano

Matemática

21,2Pardos14,4Pretos34,9Brancos12,5Rural39,4NSE alto13,5NSE baixoBRASIL24,4ABAIXODA MÉDIAACIMADA MÉDIA25,6Urbano

A altura das barras representa a distância, em pontos percentuais, em relação ao quadro geral do País.

3ª série do Ensino Médio

Língua Portuguesa

31,6Pardos28,2Pretos50,8Brancos17,0Rural57,6NSE alto28,2NSE baixoBRASIL37,1ABAIXODA MÉDIAACIMADA MÉDIA37,9Urbano

Matemática

6,9Pardos4,6Pretos18,1Brancos3,0Rural19,2NSE alto4,9NSE baixoBRASIL10,3ABAIXODA MÉDIAACIMADA MÉDIA10,6Urbano

No Ensino Médio, a desigualdade é particularmente significativa quando se analisa o Nível Socioeconômico.

Fonte: MEC/Inep/Daeb - Microdados do Saeb. Elaboração: Todos Pela Educação.

Nota: 30Para “nível de aprendizado adequado”, foram considerados os parâmetros estabelecidos pelo Todos Pela Educação, definidos como pontuações mínimas na escala do Saeb. São consideradas as seguintes notas de corte em Língua Portuguesa: 200, 275 e 300, para o 5º ano do Ensino Fundamental, 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, respectivamente. Para Matemática, as notas de corte são: 225, 300 e 350, para o 5º ano do Ensino Fundamental, 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, respectivamente..

Porcentagem de alunos com aprendizagem adequada no Saeb (Rede total) 2007 e 2019

Por unidades da federação

Unidade da federação5º ano do Ensino Fundamental9º ano do Ensino Fundamental3ª série do Ensino Médio
Língua PortuguesaMatemáticaLíngua PortuguesaMatemáticaLíngua PortuguesaMatemática
200720192007201920072019200720192007201920072019
Brasil27,961,123,751,520,541,414,324,424,537,19,810,3
Região Norte18,445,113,133,913,629,07,213,613,222,03,14,3
Rondônia21,952,916,943,513,936,39,119,517,734,25,56,6
Acre24,360,715,851,413,236,96,318,221,429,24,95,9
Amazonas20,149,014,437,814,531,47,814,19,918,11,82,7
Roraima22,248,615,838,913,924,68,012,815,023,42,45,1
Pará15,439,210,927,113,025,46,611,013,321,23,14,4
Amapá15,840,410,026,211,724,54,18,415,120,42,62,6
Tocantins20,250,915,242,913,632,37,319,313,026,84,46,6
Região Nordeste18,950,014,639,113,334,28,518,817,329,56,27,3
Maranhão16,237,312,726,511,423,56,110,513,320,13,03,5
Piauí20,252,615,743,515,637,311,824,115,130,56,19,7
Ceará21,466,915,255,314,147,79,228,420,434,36,58,2
Rio Grande do Norte14,245,311,232,414,832,810,317,417,027,16,76,1
Paraíba19,450,715,540,012,234,57,518,418,834,67,110,1
Pernambuco20,651,416,041,112,836,48,821,119,138,28,710,6
Alagoas13,048,410,341,48,532,65,019,213,526,54,34,9
Sergipe18,743,114,832,814,032,09,116,714,531,26,48,6
Bahia20,247,515,635,714,530,28,815,017,226,06,06,1
Região Sudeste36,069,931,661,824,247,117,229,228,742,611,412,2
Minas Gerais34,968,232,360,325,044,620,028,731,641,613,913,2
Espírito Santo33,265,228,356,122,545,117,629,523,749,412,316,9
Rio de Janeiro33,564,027,551,423,344,015,026,926,940,110,111,5
São Paulo37,573,232,866,724,249,416,530,128,343,410,711,7
Região Sul35,170,531,261,823,147,617,229,530,944,514,114,0
Paraná36,972,934,467,123,147,218,330,129,946,015,515,4
Santa Catarina34,971,930,862,121,748,617,031,627,140,511,612,3
Rio Grande do Sul33,366,828,255,524,047,216,127,234,845,814,313,5
Região Centro-Oeste30,964,225,453,019,842,313,824,924,441,89,212,5
Mato Grosso do Sul30,660,026,048,421,738,815,122,728,439,010,09,8
Mato Grosso25,656,920,845,115,834,611,119,018,329,54,67,0
Goiás26,566,120,854,017,746,211,726,918,345,87,713,8
Distrito Federal45,772,739,064,629,046,222,129,543,349,717,818,3

Fonte: MEC/Inep/Daeb - Microdados do Saeb. Elaboração: Todos Pela Educação.
Nota: 30Para “nível de aprendizado adequado”, foram considerados os parâmetros estabelecidos pelo Todos Pela Educação, definidos como pontuações mínimas na escala do Saeb. São consideradas as seguintes notas de corte em Língua Portuguesa: 200, 275 e 300, para o 5º ano do Ensino Fundamental, 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, respectivamente. Para Matemática, as notas de corte são: 225, 300 e 350, para o 5º ano do Ensino Fundamental, 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, respectivamente..

Fluxo e qualidade
Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Básica
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