EDUCAÇÃO SUPERIOR

Metas do PNE

Elevar a taxa bruta de matrículas na Educação Superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, asseguradas a qualidade da oferta e a expansão para, pelo menos, 40% das novas matrículas no segmento público.

Elevar a qualidade da Educação Superior pela ampliação da proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de Educação Superior para 75%, sendo, do total, no mínimo, 35% de doutores.

Elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu, de modo a atingir a titulação anual de 60 mil mestres e 25 mil doutores.

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

A análise das metas relativas ao Ensino Superior mostra a urgência de ampliação das oportunidades de acesso a essa etapa para um número significativamente maior de pessoas, bem como de implementação de políticas que mitiguem o impacto da desigualdade.

Apesar de a porcentagem de pessoas de 18 a 24 anos que frequentam o Ensino Superior ter avançado nos últimos anos (de 16,6%, em 2012, para 23,8%, em 2020), o índice ainda se mantém num patamar baixo.

Vale lembrar que, ao contrário da Educação Básica, a oferta no Ensino Superior se dá predominantemente na rede privada. Assim, a desigualdade de acesso é um fator ainda expressivo: 50,2% da parcela mais rica dessa faixa etária frequentava o Ensino Superior em 2020, o que representa 37 pontos percentuais acima do índice para os mais pobres, que é de 13,2%.

Na pós-graduação stricto sensu, os indicadores seguem avançando. A porcentagem de mestres e doutores no quadro de docentes da Educação Superior já superou as metas do PNE. Desde 2010, houve um aumento de 17,9 pontos percentuais no que se refere ao âmbito de mestrado ou doutorado. Atualmente, 83,4% do corpo docente é formado por profissionais que têm, no mínimo, mestrado.

De olho da equidade

O sistema escolar brasileiro reproduz diversas desigualdades sociais. É importante evidenciá-las para que as políticas públicas sejam colocadas em prática de forma mais equitativa. Por isso, é essencial a análise de alguns recortes: por região, localidade, renda e raça/cor.

9,8%

das pessoas de 18 a 24 anos com domicílio na zona rural frequentam o Ensino Superior. O mesmo vale para 25,9% dos que vivem na zona urbana.

34,4%

dos que têm 18 a 24 anos frequentam o Ensino Superior no Distrito Federal. O mesmo vale para 13,4% dos que residem em Alagoas.

Grandes números da Educação Superior – Brasil – 2019

TotalPúblicoPrivado
Ingressantes3.633.320559.2933.074.027
Matrículas8.603.8242.080.1466.523.678
Concluintes1.250.076251.374998.702
Docentes399.428186.217213.211
Instituições2.6083022.306

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo da Educação Superior. Elaboração: Todos Pela Educação.

Notas: 25Número total de docentes (em exercício e afastados). e 26Consideram-se as matrículas, os ingressos e os concluintes dos cursos de graduação..

Acesso

Porcentagem de pessoas que frequentam o Ensino Superior em relação à população de 18 a 24 anos
Brasil – 2012-2020

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

Fonte: IBGE/Pnad Contínua. Elaboração: Todos Pela Educação.

Porcentagem de pessoas de 18 a 24 anos que frequentam o Ensino Superior em relação à população dessa faixa etária
Brasil – 2012-2020

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

Fonte: IBGE/Pnad Contínua. Elaboração: Todos Pela Educação.

Porcentagem de pessoas de 18 a 24 anos que frequentam o Ensino Superior em relação à população dessa faixa etária
Brasil – 2020

A altura das barras representa a distância, em pontos percentuais, em relação ao quadro geral do País.

17,0Pretos18,0Pardos32,7BrancosRaça/Cor25,9Urbano9,8RuralLocalidade50,225% mais ricos13,225% mais pobresRendaBRASIL23,8ABAIXODA MÉDIAACIMADA MÉDIA
17,0Pretos18,0Pardos32,7BrancosRaça/Cor25,9Urbano9,8RuralLocalidade50,213,2RendaBRASIL23,8ABAIXODA MÉDIAACIMADA MÉDIA25% maisricos25% maispobres

Fonte: IBGE/Pnad Contínua. Elaboração: Todos Pela Educação.

Notas: 9As categorias raça/cor, conforme autodeclaração do respondente – “Brancos”, “Pretos” e “Pardos” –, não esgotam as categorias de raça/cor levantadas pelo IBGE. As estatísticas “Amarelos”, “Indígenas” e “Não Declarado” não foram apuradas por não ter observações em quantidade suficiente para garantir a validade estatística. e 10A renda domiciliar per capita é calculada a partir de todos os rendimentos do trabalho dos moradores do domicílio exclusive o rendimento das pessoas cuja condição no domicílio era pensionista, empregado doméstico ou parente do empregado doméstico e crianças menores de 10 anos..

Saiba mais

O crescimento da Educação Superior no Brasil

Taxa bruta é a proporção do número de matrículas na Educação Superior em relação ao total da população na faixa etária de 18 a 24 anos.

Taxa líquida é a proporção do número de alunos de 18 a 24 anos na Educação Superior em relação ao total da população dessa faixa etária.

Formação

Porcentagem de mestres e doutores no corpo docente da Educação Superior – Brasil – 2010-2019

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

Mestres e doutores

Doutores

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo da Educação Superior. Elaboração: Todos Pela Educação.

Nota: 25Número total de docentes (em exercício e afastados)..

Número de mestres e doutores titulados
Brasil – 2010-2019

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo da Educação Superior. Elaboração: Todos Pela Educação.

Nota: 25Número total de docentes (em exercício e afastados)..

Acesso

Porcentagem de pessoas de 18 a 24 anos que frequentam o Ensino Superior em relação à população dessa faixa etária – 2012-2020

Por unidades da federação

Unidade da federação201220132014201520162017201820192020
Brasil16,617,118,219,320,719,921,821,523,8
Região Norte11,612,713,314,415,115,317,818,021,7
Rondônia14,415,116,116,917,717,221,621,622,3
Acre14,016,417,618,120,119,919,820,123,6
Amazonas13,614,114,715,618,115,718,119,319,4
Roraima22,419,219,325,419,022,523,722,117,4
Pará8,69,910,611,311,412,714,615,021,7
Amapá16,914,915,418,419,321,426,828,125,2
Tocantins12,515,915,918,419,718,721,917,526,6
Região Nordeste11,512,313,714,516,015,217,417,118,2
Maranhão7,78,58,110,211,712,515,214,415,6
Piauí14,315,816,216,719,019,821,223,120,8
Ceará12,814,115,515,515,816,717,719,821,5
Rio Grande do Norte12,614,417,219,517,618,522,520,919,2
Paraíba16,315,417,517,819,920,521,019,718,7
Pernambuco11,712,514,314,318,014,017,917,418,1
Alagoas11,310,713,213,615,013,017,814,013,4
Sergipe15,817,917,518,117,017,916,616,121,2
Bahia9,810,112,113,214,813,314,814,617,0
Região Sudeste18,519,320,121,623,721,423,323,225,8
Minas Gerais16,518,318,620,823,319,421,221,422,1
Espírito Santo18,316,517,919,321,520,321,121,123,5
Rio de Janeiro17,517,718,720,222,021,024,824,627,7
São Paulo19,920,621,522,824,722,824,123,726,9
Região Sul21,521,422,322,823,925,226,725,928,9
Paraná21,719,722,022,322,224,726,125,729,9
Santa Catarina21,621,923,823,925,226,227,028,329,1
Rio Grande do Sul21,222,921,722,724,825,227,124,727,5
Região Centro-Oeste21,921,823,224,224,125,226,925,428,2
Mato Grosso do Sul19,918,620,320,623,023,721,420,223,9
Mato Grosso19,320,619,821,423,022,123,820,826,0
Goiás19,919,322,223,621,223,626,024,728,2
Distrito Federal31,431,331,331,533,032,836,535,834,4

Fonte: IBGE/Pnad Contínua. Elaboração: Todos Pela Educação.

Formação

Porcentagem de mestres e doutores no corpo docente da Educação Superior – 2019

Por unidades da federação

Unidade da federaçãoMestres e doutoresDoutores
Brasil83,445,6
Região Norte78,037,5
Rondônia67,727,6
Acre73,038,7
Amazonas80,436,3
Roraima82,841,5
Pará84,243,3
Amapá68,629,1
Tocantins72,234,6
Região Nordeste82,842,9
Maranhão74,233,8
Piauí79,736,0
Ceará84,841,5
Rio Grande do Norte84,749,7
Paraíba89,052,2
Pernambuco83,343,8
Alagoas79,038,8
Sergipe84,649,7
Bahia82,341,7
Região Sudeste84,548,1
Minas Gerais83,646,1
Espírito Santo83,341,8
Rio de Janeiro86,553,0
São Paulo84,347,8
Região Sul85,948,3
Paraná84,446,2
Santa Catarina81,441,5
Rio Grande do Sul91,155,8
Região Centro-Oeste78,441,9
Mato Grosso do Sul83,548,9
Mato Grosso71,737,7
Goiás77,937,2
Distrito Federal82,247,9

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo da Educação Superior. Elaboração: Todos Pela Educação

Nota: 25Número total de docentes (em exercício e afastados)..

Número de mestres e doutores titulados – 2019

Por unidades da federação

Unidade da federaçãoMestres tituladosDoutores titulados
Brasil68.87724.290
Região Norte3.873782
Rondônia25117
Acre16617
Amazonas826190
Roraima1728
Pará1.917478
Amapá13216
Tocantins40956
Região Nordeste13.8223.939
Maranhão68780
Piauí671116
Ceará2.357654
Rio Grande do Norte1.701477
Paraíba1.818544
Pernambuco2.548973
Alagoas641116
Sergipe738201
Bahia2.661778
Região Sudeste31.08713.142
Minas Gerais7.4952.551
Espírito Santo1.305229
Rio de Janeiro7.7993.105
São Paulo14.4887.257
Região Sul14.5244.883
Paraná5.3491.516
Santa Catarina2.945928
Rio Grande do Sul6.2302.439
Região Centro-Oeste5.5711.544
Mato Grosso do Sul1.026239
Mato Grosso857164
Goiás1.621404
Distrito Federal2.067737

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo da Educação Superior. Elaboração: Todos Pela Educação

Nota: 25Número total de docentes (em exercício e afastados)..

Educação Profissional
Professores - Formação
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