Formação de professores

A análise dos cursos que formam professores no Brasil mostra a expansão significativa do Ensino a Distância, nos últimos anos. Em 2019, do 1,6 milhão de matrículas em cursos voltados à docência, 866,6 mil referem-se à modalidade EAD, sendo 88,7% na rede privada. Nos cursos de Pedagogia da rede privada, três quartos dos alunos matriculados estudam a distância. O crescimento dessa modalidade de oferta traz questões importantes sobre a qualidade de formação dos futuros professores, um problema crônico na Educação brasileira. Se é positivo que as matrículas em cursos que formam docentes tenham crescido mais de 20% nos últimos dez anos, é preciso considerar a urgência de políticas de avaliação e acompanhamento que assegurem a qualidade dessa formação.

Percentual de matrículas e ingressos no Ensino Superior em cursos voltados à docência, por modalidade
Brasil – 2010-2019

EAD

Presencial

Ingressos
Matrículas
  • 2010
    Ingressos
    34,2
    65,8
    2010
    Matrículas
    31,7
    68,3
  • 2011
    Ingressos
    37,4
    62,6
    2011
    Matrículas
    31,9
    68,1
  • 2012
    Ingressos
    38,3
    61,7
    2012
    Matrículas
    33,3
    66,7
  • 2013
    Ingressos
    35,9
    64,1
    2013
    Matrículas
    33,1
    66,9
  • 2014
    Ingressos
    48,2
    51,8
    2014
    Matrículas
    37,2
    62,8
  • 2015
    Ingressos
    48,5
    51,5
    2015
    Matrículas
    38,9
    61,1
  • 2016
    Ingressos
    55,7
    44,3
    2016
    Matrículas
    42,7
    57,3
  • 2017
    Ingressos
    60,6
    39,4
    2017
    Matrículas
    47,2
    52,8
  • 2018
    Ingressos
    64,4
    35,6
    2018
    Matrículas
    50,4
    49,6
  • 2019
    Ingressos
    66,4
    33,6
    2019
    Matrículas
    53,5
    46,5
Hoje, 66,4% dos alunos que ingressam em cursos de formação de professores o fazem pela modalidade de EAD

Matrículas no Ensino Superior em cursos voltados à docência, por modalidade, nas Redes Privada e Pública (em milhares) – Brasil – 2010-2019

435,5458,2469,0475,8477,7463,9467,6461,2466,9470,697,999,5102,890,492,181,876,9101,2105,897,2467,1442,5417,2418,7419,9414,2382,1352,6311,2282,5321,4322,9339,8352,1438,7476,3557,1627,7686,0769,42010201120122013201420152016201720182019

Pública Presencial

Pública EAD

Privada Presencial

Privada EAD

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo da Educação Superior. Elaboração: Todos Pela Educação.

Nota: 28Foram consideradas apenas as matrículas em cursos de graduação. A lista completa dos cursos voltados à docência está disponível em https://bit.ly/2Up1LZV..

As novas matrículas em EAD praticamente dobraram nos últimos dez anos, passando de 34,2% para 66,4% do total, nos cursos voltados à docência

Percentual de matrículas por modalidade e curso voltado à docência no Ensino Superior da Rede Privada
Brasil – 2019

  • A Pedagogia
    EAD 515.057 (75,0%)
    Presencial 171.289 (25,0%)
  • B Educação Física
    EAD 69.634 (57,4%)
    Presencial 51.661 (42,6%)
  • C Língua Portuguesa
    EAD 42.563 (73,0%)
    Presencial 15.729 (27,0%)
  • D História
    EAD 36.497 (74,7%)
    Presencial 12.368 (25,3%)
  • E Matemática
    EAD 30.121 (85,7%)
    Presencial 5.023 (14,3%)
  • F Artes
    EAD 18.176 (74,6%)
    Presencial 6.194 (25,4%)
  • G Ciência/Biologia
    EAD 12.638 (56,9%)
    Presencial 9.562 (43,1%)
  • H Geografia
    EAD 16.434 (90,9%)
    Presencial 1.650 (9,1%)
  • I Língua Estrangeira
    EAD 10.421 (75,9%)
    Presencial 3.303 (24,1%)
  • J Filosofia
    EAD 5.767 (73,3%)
    Presencial 2.105 (26,7%)
  • K Química
    EAD 4.005 (64,7%)
    Presencial 2.185 (35,3%)
  • L Sociologia
    EAD 4.917 (87,6%)
    Presencial 695 (12,4%)
  • M Física
    EAD 2.703 (77,7%)
    Presencial 774 (22,3%)
  • N Ensino Religioso
    EAD 424 (100,0%)
  • A
    A Pedagogia
    EAD 515.057 (75,0%)
    Presencial 171.289 (25,0%)
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
Professores - Formação
Professores – Remuneração e Carreira
Link copiado