EJA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Metas do PNE

Oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de Educação de Jovens e Adultos na forma integrada à Educação Profissional, nos ensinos Fundamental e Médio.

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

Historicamente, o Brasil gerou um grande contingente populacional que não conseguiu completar a escolaridade básica: 52,1 milhões de brasileiros não concluíram o Ensino Fundamental e outros 19,2 milhões possuem o Ensino Médio incompleto. Por isso, é importante que o País consiga expandir a oferta de programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Em 2020, havia três milhões de matrículas de EJA no Brasil. As regiões Nordeste e Sudeste são as que possuem o maior número de matrículas nessa modalidade: 1,2 milhão e 938,9 mil, respectivamente.

É importante ampliar, também, a oferta de EJA integrada à Educação Profissional, que abre possibilidades de inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho. Os números mostram que o País está distante de cumprir as metas estipuladas no Plano Nacional de Educação. Do total de matrículas de EJA no Brasil, apenas 1,8% era integrada à Educação Profissional. Cerca de 0,5% das matrículas de EJA de Ensino Fundamental era integrada à Educação Profissional, enquanto o percentual era de 3,6% para a EJA de Nível Médio.

De olho da equidade

O sistema escolar brasileiro reproduz diversas desigualdades sociais. É importante evidenciá-las para que as políticas públicas sejam colocadas em prática de forma mais equitativa. Por isso, é essencial a análise de alguns recortes: por região, localidade, renda e raça/cor.

0%

das matrículas de EJA de Ensino Médio acontece de forma integrada à Educação Profissional, no Acre. Na Bahia e no Piauí, as porcentagens são de 18,2% e 16,4%, respectivamente.

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unidades federativas brasileiras não tiveram nenhuma matrícula de EJA de Ensino Fundamental integrada à Educação Profissional. Nessa etapa, a maior porcentagem de atendimento ocorre em Alagoas, onde 6,9% das matrículas inserem-se nessa modalidade.

Pessoas com 15 anos ou mais que não frequentam a escola, por nível de instrução mais elevado alcançado – Brasil – 2020

47,9% das pessoas com 15 anos ou mais que não frequentam a escola não concluíram o Ensino Médio.

Absoluto%
Sem instrução e menos de um ano de estudo7.981.3855,4
Ensino Fundamental incompleto ou equivalente44.108.41729,6
Ensino Fundamental completo ou equivalente12.065.1228,1
Ensino Médio incompleto ou equivalente7.209.5234,8
Ensino Médio completo77.555.88652,1
Total148.920.333100

Fonte: IBGE/Pnad Contínua. Elaboração: Todos Pela Educação.

Matrículas

Número de matrículas na EJA – Brasil – 2010 e 2020

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

20102020
Total EJA4.325.5873.002.749
EJA integrada à Educação Profissional53.16154.238
EJA não integrada à Educação Profissional4.272.4262.948.511

Número de matrículas na EJA de Nível Fundamental – Brasil – 2010 e 2020

20102020
Total EJA2.898.2061.750.169
EJA integrada à Educação Profissional14.9979.328
EJA não integrada à Educação Profissional2.883.2091.740.841

Número de matrículas na EJA de Nível Médio – Brasil – 2010 e 2020

20102020
Total EJA1.427.3811.252.580
EJA integrada à Educação Profissional38.16444.910
EJA não integrada à Educação Profissional1.389.2171.207.670

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Notas: 1O mesmo aluno pode ter mais de uma matrícula. e 2Apenas são consideradas as turmas de escolarização, excluindo turmas de Atendimento Complementar e Atendimento Educacional Especializado (AEE)..

Porcentagem de matrículas na EJA integradas à Educação Profissional – Brasil – 2010-2020

20102011201220132014201520162017201820192020
Total1,21,62,82,82,83,02,81,51,31,61,8
Nível Fundamental0,50,92,82,62,53,12,90,50,30,60,5
Nível Médio2,73,12,73,13,33,02,53,02,93,13,6

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Notas: 1O mesmo aluno pode ter mais de uma matrícula. e 2Apenas são consideradas as turmas de escolarização, excluindo turmas de Atendimento Complementar e Atendimento Educacional Especializado (AEE)..

Saiba mais

SOBRE A EJA INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Ao lidar com pessoas que não tiveram a oportunidade de cumprir plenamente a trajetória escolar, a EJA enfrenta desafios muito particulares, que se distinguem das etapas regulares da Educação Básica. Por isso, deve partir de uma perspectiva voltada para a integração para que elas se coloquem como seres críticos e atuantes. Para além dos conteúdos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, devem ser contemplados o desenvolvimento humano e a participação social.

É nesse contexto que se insere a articulação da EJA com a Educação Profissional, que já estava prevista na Lei de Diretrizes e Bases e foi fortalecida pelo PNE. Os estudantes passam a ter acesso a competências e habilidades que propiciam a formação integral como cidadão e como profissional, o que se traduz em oportunidade de renda qualificada.

Matrículas

Número de matrículas na EJA e porcentagem de matrículas integradas à Educação Profissional – 2020

Por etapa e unidades da federação

Unidade da federaçãoMatrículas na EJA
EJAEJA Nível FundamentalEJA Nível Médio
Total EJAIntegrada à Educação Profissional% matrículas integradas à Educação ProfissionalTotal EJAIntegrada à Educação Profissional% matrículas integradas à Educação ProfissionalTotal EJAIntegrada à Educação Profissional% matrículas integradas à Educação Profissional
Brasil3.002.74954.2381,81.750.1699.3280,51.252.58044.9103,6
Região Norte326.3702.2650,7207.5312770,1118.8391.9881,7
Rondônia32.240280,114.73200,017.508280,2
Acre21.961570,314.069570,47.89200,0
Amazonas70.6447281,048.599150,022.0457133,2
Roraima8.979180,23.01400,05.965180,3
Pará157.4009870,6108.3152050,249.0857821,6
Amapá17.703810,510.84700,06.856811,2
Tocantins17.4433662,17.95500,09.4883663,9
Região Nordeste1.240.33040.6703,3840.9586.7490,8399.37233.9218,5
Maranhão153.6892.1151,4115.226330,038.4632.0825,4
Piauí107.2215.1724,875.658100,031.5635.16216,4
Ceará158.6324.1172,693.5764610,565.0563.6565,6
Rio Grande do Norte63.2035300,845.28800,017.9155303,0
Paraíba107.9744470,477.5031020,130.4713451,1
Pernambuco174.0626970,4111.144520,062.9186451,0
Alagoas108.9065.9765,583.2845.7436,925.6222330,9
Sergipe39.9311480,429.068640,210.863840,8
Bahia326.71221.4686,6210.2112840,1116.50121.18418,2
Região Sudeste938.8874.9790,5427.9481.7330,4510.9393.2460,6
Minas Gerais231.8093410,1102.89810,0128.9113400,3
Espírito Santo60.0521.4682,430.8643341,129.1881.1343,9
Rio de Janeiro254.9851.4890,6125.8573450,3129.1281.1440,9
São Paulo392.0411.6810,4168.3291.0530,6223.7126280,3
Região Sul308.0853.4061,1177.4131510,1130.6723.2552,5
Paraná144.9191780,191.67800,053.2411780,3
Santa Catarina60.9754140,729.23900,031.7364141,3
Rio Grande do Sul102.1912.8142,856.4961510,345.6952.6635,8
Região Centro-Oeste189.0772.9181,596.3194180,492.7582.5002,7
Mato Grosso do Sul24.5506922,813.582990,710.9685935,4
Mato Grosso52.8971960,427.5091250,525.388710,3
Goiás69.4051.6112,332.6131940,636.7921.4173,9
Distrito Federal42.2254191,022.61500,019.6104192,1

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Notas: 1O mesmo aluno pode ter mais de uma matrícula. e 2Apenas são consideradas as turmas de escolarização, excluindo turmas de Atendimento Complementar e Atendimento Educacional Especializado (AEE)..

Inaf – Indicador de Alfabetismo Funcional
Educação Profissional
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