Paraná

No Paraná, 42,8% dos alunos da rede pública terminam o Ensino Fundamental com aprendizagem adequada em Língua Portuguesa. No Ensino Médio, são 38,4%. Em Curitiba, os patamares são de 44,1% e 45,4%, respectivamente. Além disso, 69 de cada 100 jovens do estado concluem o Ensino Médio até os 19 anos.

População

11.516.840

Rendimento Domiciliar Per Capita

R$ 1.508,00

6

Posição no País

Matrículas na Educação Básica

TOTAL: 2.554.321

2.113.651 (82,7%) Pública

Privada440.670 (17,3%)

Estabelecimentos da Educação Básica

TOTAL: 9.481

7.336 (77,4%) Pública

Privada2.145 (22,6%)

Rede Total

Atendimento Escolar (em %)

Ensino Fundamental

97,5

de crianças e jovens de 6 a 14 anos na etapa

Defasagem(em %)

Crianças e jovens com idade acima da recomendada para a etapa (dois anos ou mais)

Anos Iniciais

5,8

Anos Finais

15,8

Aprendizagem(em %)

Crianças e jovens com aprendizado adequado para a etapa (Rede Pública)

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Anos Iniciais

Língua
Portuguesa

72,9

Matemática

67,1

6,5

Privada

82,1
79,0

7,2

Pública

71,3
65,1

6,4

Estadual

68,4
60,6

6,8

Anos Finais

Língua
Portuguesa

47,2

Matemática

30,1

5,3

Privada

74,5
62,0

6,7

Pública

42,8
25,0

5,1

Estadual

42,7
24,9

5,1

Atendimento Escolar (em %)

Ensino Médio

84,8

de jovens de 15 a 17 anos na etapa

Defasagem(em %)

Crianças e jovens com idade acima da recomendada para a etapa (dois anos ou mais)

Anos Iniciais

18,9

Aprendizagem(em %)

Crianças e jovens com aprendizado adequado para a etapa (Rede Pública)

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Língua
Portuguesa

46,0

Matemática

15,4

4,7

Privada

82,9
54,8

6,4

Pública

38,4
7,3

Estadual

38,3
7,2

4,4

De cada

100

estudantes que ingressam na escola

96

concluem o Ensino Fundamental 1 aos 12 anos

90

concluem o Ensino Fundamental 2 aos 16 anos

69

concluem o Ensino Médio aos 19 anos

138.740

é o total de professores da Educação Básica

92,5

é o percentual de professores com nível superior de escolaridade

Porcentagem de turmas em que os professores têm formação compatível com a disciplina que lecionam

Ensino Fundamental – Anos Finais

81,9

Todas as disciplinas

Língua Portuguesa

79,8

Matemática

79,0

Ensino Médio

81,1

Todas as disciplinas

Língua Portuguesa

82,0

Matemática

81,8

Curitiba

Rede Total

Atendimento Escolar (em %)

Ensino Fundamental

98,7

de crianças e jovens de 6 a 14 anos na etapa

Rede Pública

Defasagem(em %)

Crianças e jovens com idade acima da recomendada para a etapa (dois anos ou mais)

Anos Iniciais

2,0

Anos Finais

13,2

Aprendizagem(em %)

Crianças e jovens com aprendizado adequado para a etapa (Rede Pública)

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Anos Iniciais

Língua
Portuguesa

67,6

Matemática

60,8

6,5

Anos Finais

Língua
Portuguesa

44,1

Matemática

24,8

5,0

Atendimento Escolar (em %)

Ensino Médio

87,2

de jovens de 15 a 17 anos na etapa

Defasagem(em %)

Crianças e jovens com idade acima da recomendada para a etapa (dois anos ou mais)

Anos Iniciais

20,1

Aprendizagem(em %)

Crianças e jovens com aprendizado adequado para a etapa (Rede Pública)

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Língua
Portuguesa

45,4

Matemática

10,9

4,5

De cada

100

estudantes que ingressam na escola

99

concluem o Ensino Fundamental 1 aos 12 anos

92

concluem o Ensino Fundamental 2 aos 16 anos

78

concluem o Ensino Médio aos 19 anos

São Paulo
Santa Catarina
Link copiado