EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Metas do PNE

Triplicar as matrículas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% de expansão no segmento público.

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

A proporção de matrículas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) em relação ao total de matrículas de Educação Básica de Nível Médio cresceu 6,4 pontos percentuais, na última década, o que revela um ritmo lento diante das demandas educacionais brasileiras.

Em 2020, o percentual era de 19,1%, um crescimento de 0,4 ponto percentual em relação a 2019. Em valores absolutos, há atualmente 1,9 milhão de matrículas, das quais 1,2 milhão (62,2%) ofertado na rede pública.

Aproximadamente, metade do total de matrículas de EPTNM era na modalidade subsequente, ou seja, de alunos que já concluíram a Educação Básica. Aquelas integradas ao Ensino Médio correspondiam a 32,6%.

No conjunto, há diferenças regionais importantes na oferta, como pode ser visto no quadro “De olho na equidade”.

De olho da equidade

O sistema escolar brasileiro reproduz diversas desigualdades sociais. É importante evidenciá-las para que as políticas públicas sejam colocadas em prática de forma mais equitativa. Por isso, é essencial a análise de alguns recortes: por região, localidade, renda e raça/cor.

23,4%

das matrículas da Educação Básica de Nível Médio da região Sul referem-se à Educação Profissional Técnica de Nível Médio. O mesmo vale para 10,8% das matrículas da região Norte e 12,2% da região Centro-Oeste.

9,7%

das matrículas da Educação Básica de Nível Médio do Mato Grosso correspondem à Educação Profissional Técnica de Nível Médio. O mesmo vale para 27,7% das matrículas da rede pública do Piauí.

Matrículas

Matrículas de Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Rede Total) – Por rede de ensino – Brasil – 2010 e 2020

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

20102020
Total1.361.8271.901.477
Pública805.1781.183.192
Privada556.649718.285

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Notas: 1O mesmo aluno pode ter mais de uma matrícula. e 23Considera-se como Educação Profissional Técnica de Nível Médio as matrículas das seguintes etapas de ensino: Curso Técnico Integrado (Ensino Médio e EJA-EM Integrado); Ensino Médio Normal/Magistério; Curso Técnico Concomitante e Subsequente..

Matrículas de Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Rede Total) – Por modalidade – Brasil – 2020

Total e porcentagem

A maioria dos jovens e adultos busca a formação técnica após a conclusão do Ensino Médio, na modalidade subsequente. Também se destaca a modalidade integrada, com cursos articulados ao Ensino Médio.

TOTAL: 1.901.477 (100%)

Concomitante
236.320 (12,4%)

Integrada ao EM
620.563 (32,6%)

Integrada à EJA
39.921 (2,1%)

Normal/Magistério
68.126 (3,6%)

Subsequente
936.547 (49,3%)

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Notas: 1O mesmo aluno pode ter mais de uma matrícula. e 23Considera-se como Educação Profissional Técnica de Nível Médio as matrículas das seguintes etapas de ensino: Curso Técnico Integrado (Ensino Médio e EJA-EM Integrado); Ensino Médio Normal/Magistério; Curso Técnico Concomitante e Subsequente..

Porcentagem de matrículas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em relação ao total de matrículas de Educação Básica de Nível Médio
Brasil – 2009-2020

O número de matrículas manteve trajetória ascendente em 2020.

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Notas: 1O mesmo aluno pode ter mais de uma matrícula. e 23Considera-se como Educação Profissional Técnica de Nível Médio as matrículas das seguintes etapas de ensino: Curso Técnico Integrado (Ensino Médio e EJA-EM Integrado); Ensino Médio Normal/Magistério; Curso Técnico Concomitante e Subsequente..

Matrículas

Matrículas na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em relação ao total de matrículas na Educação Básica de Nível Médio – 2020

Por unidades da federação

Unidade da federaçãoEducação Profissional Técnica de Nível MédioFIC integrada à EJA - Nível MédioEnsino MédioMatrículas na EB de Nível Médio*%
Brasil1.901.4774.9898.069.7349.976.20019,1
Região Norte104.923237868.883974.04310,8
Rondônia10.107074.78284.88911,9
Acre5.368045.72751.09510,5
Amazonas28.3320223.389251.72111,3
Roraima4.713028.88133.59414,0
Pará42.84023388.636431.4999,9
Amapá4.631036.63341.26411,2
Tocantins8.93221470.83579.98111,2
Região Nordeste581.6114.2022.220.2462.806.05920,7
Maranhão41.249101300.169341.51912,1
Piauí49.49129129.441178.96127,7
Ceará89.2363.518362.887455.64119,6
Rio Grande do Norte44.9870121.131166.11827,1
Paraíba37.671152139.711177.53421,2
Pernambuco118.800349377.576496.72523,9
Alagoas26.8520128.242155.09417,3
Sergipe13.377085.14898.52513,6
Bahia159.94853575.941735.94221,7
Região Sudeste806.5652833.280.5394.087.38719,7
Minas Gerais132.33379833.503965.91513,7
Espírito Santo41.65498129.964171.71624,3
Rio de Janeiro173.89246665.554839.49220,7
São Paulo458.686601.651.5182.110.26421,7
Região Sul315.042541.030.6461.345.74223,4
Paraná125.3150422.524547.83922,9
Santa Catarina65.49154261.627327.17220,0
Rio Grande do Sul124.2360346.495470.73126,4
Região Centro-Oeste93.336213669.420762.96912,2
Mato Grosso do Sul19.531190104.929124.65015,7
Mato Grosso16.8370155.874172.7119,7
Goiás30.78823281.469312.2809,9
Distrito Federal26.1800127.148153.32817,1

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Notas: 1O mesmo aluno pode ter mais de uma matrícula., 23Considera-se como Educação Profissional Técnica de Nível Médio as matrículas das seguintes etapas de ensino: Curso Técnico Integrado (Ensino Médio e EJA-EM Integrado); Ensino Médio Normal/Magistério; Curso Técnico Concomitante e Subsequente. e 24Consideram-se, além das matrículas de Ensino Médio Regular, as matrículas na Modalidade EJA de Ensino Médio.. *São consideradas matrículas na Educação Básica de Nível Médio as matrículas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Formação Inicial e Continuada (FIC) integrada à EJA Nível Médio e as matrículas de Ensino Médio.

EJA – Educação de Jovens e Adultos
Educação Superior
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