Alfabetização no 2º ano

A proficiência dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental em Matemática e Língua Portuguesa expressa os grandes desafios do sistema educacional: 17,1% dos alunos atingem os dois níveis mais altos, em Matemática, e 14,8%, em Língua Portuguesa. Os dados mostram ainda a desigualdade regional.

Porcentagem de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental por nível de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática – 2019

Língua Portuguesa

Matemática

Unidade da federaçãoNível 1Nível 2Nível 3Nível 4Nível 5Nível 6Nível 7Nível 8Nível 9
Brasil4,62,84,24,56,78,611,914,417,819,821,618,218,414,59,810,15,07,0
Região Norte8,54,27,07,19,911,615,617,420,519,218,717,012,311,24,97,22,75,1
Rondônia6,33,94,36,38,013,217,220,521,820,420,418,014,610,55,74,91,82,1
Acre4,22,84,14,16,48,614,514,222,220,922,319,816,814,06,18,83,46,8
Amazonas6,03,25,86,09,99,515,615,820,118,219,717,414,113,66,110,22,66,2
Roraima7,84,66,27,19,610,113,916,319,722,620,816,512,713,36,26,32,93,1
Pará10,74,28,48,110,212,415,017,620,418,917,617,110,89,83,96,33,15,6
Amapá14,88,010,58,913,814,017,920,618,118,212,112,57,99,03,55,61,53,2
Tocantins6,75,46,47,011,013,416,818,321,120,919,715,611,410,35,06,12,03,0
Região Nordeste6,84,25,66,28,010,113,416,318,618,520,316,416,012,87,58,53,77,0
Maranhão11,26,98,010,29,814,317,620,719,117,216,613,111,48,74,65,11,83,8
Piauí5,92,95,15,36,58,913,015,119,020,421,018,416,614,38,49,44,45,3
Ceará2,51,92,22,73,75,06,59,816,915,923,917,822,215,713,414,88,616,4
Rio Grande do Norte9,45,17,89,411,612,114,418,918,120,518,215,912,59,85,65,32,53,0
Paraíba6,64,16,55,88,110,213,017,616,919,521,418,016,712,77,28,23,74,1
Pernambuco6,13,25,66,07,99,513,313,318,017,120,316,716,614,28,29,94,110,2
Alagoas8,44,85,85,910,112,316,217,519,118,918,315,913,811,95,98,12,44,7
Sergipe10,85,48,48,59,413,113,818,018,519,917,913,512,410,16,76,22,15,4
Bahia6,54,65,35,88,610,315,019,120,220,621,016,715,813,15,76,42,03,3
Região Sudeste3,32,23,33,25,97,411,012,816,820,622,018,319,616,011,911,56,38,0
Minas Gerais2,52,32,44,75,58,310,515,217,120,921,618,420,816,012,99,26,65,0
Espírito Santo3,82,53,42,94,88,611,416,015,518,523,618,820,614,311,211,85,76,6
Rio de Janeiro3,92,23,83,85,68,113,114,616,720,919,717,720,114,211,110,66,08,0
São Paulo3,32,23,52,46,36,710,510,816,820,522,818,518,916,711,712,76,29,4
Região Sul1,81,12,52,84,26,79,112,317,220,324,221,223,316,711,911,85,97,0
Paraná0,90,81,83,24,07,610,612,218,122,924,922,823,915,710,310,55,54,4
Santa Catarina1,80,62,52,23,84,58,110,717,117,422,919,423,119,414,215,36,510,5
Rio Grande do Sul2,72,03,22,84,77,28,013,716,219,324,420,822,716,012,110,95,97,4
Região Centro-Oeste4,12,53,84,77,19,411,616,418,320,122,419,419,113,58,99,54,74,5
Mato Grosso do Sul6,24,67,17,311,012,315,919,720,519,919,215,512,911,34,86,82,42,6
Mato Grosso4,93,03,76,29,411,513,016,518,318,421,419,517,912,27,58,93,93,8
Goiás3,11,22,73,24,77,89,915,617,921,624,421,521,914,49,810,25,74,6
Distrito Federal2,72,22,63,05,06,78,514,216,519,323,119,521,815,613,412,36,47,3

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

15,5% das crianças da região Norte situam-se nos dois patamares mais baixos de proficiência em Língua Portuguesa

Nível médio de proficiência dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental
Por unidades da federação – 2019

Língua Portuguesa

Matemática

Média total

710 750 770
710 750 770
    • 750,0
      BR
      750,0
  • Região Norte

    • 737,6
      RO
      732,3
    • 744,7
      AC
      749,5
    • 736,9
      AM
      746,1
    • 735,1
      RR
      736,9
    • 726,3
      PA
      735,9
    • 712,7
      AP
      725,1
    • 732,0
      TO
      732,0
  • Região Nordeste

    • 725,2
      MA
      725,7
    • 744,7
      PI
      746,5
    • 765,5
      CE
      769,3
    • 729,4
      RN
      730,1
    • 740,9
      PB
      740,6
    • 743,1
      PE
      750,8
    • 733,3
      AL
      738,5
    • 729,0
      SE
      732,8
    • 737,8
      BA
      737,0
  • Região Sudeste

    • 759,5
      MG
      748,1
    • 755,5
      ES
      752,0
    • 753,7
      RJ
      752,3
    • 756,0
      SP
      759,9
  • Região Sul

    • 762,1
      PR
      753,5
    • 764,3
      SC
      767,5
    • 760,5
      RS
      755,3
  • Região Centro-Oeste

    • 732,9
      MS
      733,5
    • 745,6
      MT
      741,2
    • 757,5
      GO
      751,3
    • 761,5
      DF
      755,6

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Nível médio de proficiência dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental
Por unidades da federação – 2019

Língua Portuguesa

Matemática

Unidade da federaçãoMédia
Rede PúblicaRede PrivadaTotal
Brasil743,3744,0775,6772,9750,0750,0
Região Norte726,4734,8766,3761,6731,1738,0
Rondônia734,6729,9758,9749,3737,6732,3
Acre742,6747,4779,6783,2744,7749,5
Amazonas732,5743,2775,7772,0736,9746,1
Roraima730,8732,9768,9768,4735,1736,9
Pará720,9732,7762,6757,7726,3735,9
Amapá706,8720,9759,6758,3712,7725,1
Tocantins725,8726,8771,0764,8732,0732,0
Região Nordeste732,1736,3766,3763,6741,0743,4
Maranhão716,6719,1766,3757,3725,2725,7
Piauí736,5739,5779,1775,9744,7746,5
Ceará765,5770,2765,4766,9765,5769,3
Rio Grande do Norte716,4718,3762,9760,4729,4730,1
Paraíba730,0731,3767,7763,6740,9740,6
Pernambuco731,9743,4765,2765,3743,1750,8
Alagoas723,3729,4766,7769,1733,3738,5
Sergipe712,0722,0766,6756,7729,0732,8
Bahia728,4729,0766,0760,9737,8737,0
Região Sudeste749,1749,0781,9778,6756,3755,5
Minas Gerais755,0743,0785,2777,4759,5748,1
Espírito Santo750,6746,8783,7781,4755,5752,0
Rio de Janeiro738,6739,5782,1776,5753,7752,3
São Paulo749,4754,6780,8780,1756,0759,9
Região Sul758,7753,2781,0782,2762,1757,7
Paraná759,6749,6776,3776,1762,1753,5
Santa Catarina759,9763,1789,3792,7764,3767,5
Rio Grande do Sul756,7750,1780,4781,6760,5755,3
Região Centro-Oeste743,6739,1780,3776,4750,3746,0
Mato Grosso do Sul727,6728,3774,5773,5732,9733,5
Mato Grosso741,0735,8775,1775,6745,6741,2
Goiás751,6745,2780,2774,5757,5751,3
Distrito Federal751,7745,4786,4781,6761,5755,6

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Alfabetização até 8 anos
Educação Integral
Link copiado