FLUXO E QUALIDADE

Metas do PNE

Fomentar a qualidade da Educação Básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem.

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

Em 2019, foi realizada uma nova edição das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e, consequentemente, vieram à tona novos números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o Ideb apresenta trajetória ascendente de evolução, de um índice de 3,8, em 2005, para 5,9, em 2019. Apesar de o índice da etapa ainda estar acima da meta estabelecida (5,7, para 2019), houve desaceleração do ritmo de crescimento. O aumento foi de apenas 0,1 ponto entre 2017 e 2019.

Nos Anos Finais, o índice variou positivamente, passando de 3,5, em 2005, para 4,9, em 2019. A evolução entre as duas últimas edições foi de 0,2 ponto (a mesma que ocorreu entre 2015 e 2017).

O Ideb do Ensino Médio, por sua vez, apresentou um ganho importante, que se destaca em relação aos resultados dos anos anteriores. Desde 2011, o índice nesta etapa de ensino estava praticamente estagnado: entre 2005 e 2017, variou muito pouco, de 3,4 para 3,8. Em 2019, porém, chegou a 4,2.

De olho da equidade

O sistema escolar brasileiro reproduz diversas desigualdades sociais. É importante evidenciá-las para que as políticas públicas sejam colocadas em prática de forma mais equitativa. Por isso, é essencial a análise de alguns recortes: por região, localidade, renda e raça/cor.

31,6%

é a taxa de distorção idade-série nos Anos Finais do Ensino Fundamental na região Norte. No Sul, é dez pontos percentuais menor.

0,2%

é a taxa de abandono nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na região Sul. No Nordeste, essa porcentagem é muito maior: 0,9%.

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)

Rede Total – Brasil – 2005-2019

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Ideb

Decomposição

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

Desempenho

Rendimento

Ensino Fundamental - Anos Finais

Ideb

Decomposição

Ensino Médio

Ideb

Decomposição

Fonte: MEC/Inep/Daeb - Ideb. Elaboração: Todos Pela Educação.

Nota: 18Evolução dos indicadores de rendimento e desempenho em relação aos valores de 2005, que são igualados a 100. Assim, um valor 20% maior do que o de 2005 é representado como 120, e um 20% menor é representado como 80..

Saiba mais

Os gráficos que mostram a decomposição dos indicadores de rendimento e desempenho que compõem o Ideb têm como ponto de partida os valores de 2005, igualados a 100. Assim, um valor 20% maior em relação a 2005 é representado como 120.

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, por exemplo, os resultados da decomposição do desempenho apontam para uma melhora de 35,9%, em 2019, em comparação a 2005.

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
Por redes de ensino – Brasil – 2005-2019

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Distância entre redes pública e privada começa a se acentuar ainda mais nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

20052007200920112013201520172019
Pública3,64,04,44,74,95,35,55,7
Municipal3,44,04,44,74,95,35,65,7
Estadual3,94,34,95,15,45,86,06,1
Privada5,96,06,46,56,76,87,17,1

Ensino Fundamental - Anos Finais

20052007200920112013201520172019
Pública3,23,53,73,94,04,24,44,6
Municipal3,13,43,63,83,84,14,34,5
Estadual3,33,63,83,94,04,24,54,7
Privada5,85,85,96,05,96,16,46,4

Ensino Médio

20052007200920112013201520172019
Pública3,13,23,43,43,43,53,53,9
Estadual3,03,23,43,43,43,53,53,9
Privada5,65,65,65,75,45,35,86,0

Fonte: MEC/Inep/Daeb - Ideb. Elaboração: Todos Pela Educação.

Nota: 19A média da rede privada do Ideb 2009 nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é calculada somente com as escolas urbanas..

Rendimento

Taxas de aprovação, reprovação e abandono – Brasil – 2009-2019 (Em %)

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Nas três etapas de ensino, as taxas de abandono vêm caindo, acompanhando a redução dos índices de reprovação.

20092010201120122013201420152016201720182019
Aprovação88,589,991,291,792,792,793,293,294,094,295,1
Reprovação9,28,37,26,96,16,25,85,95,25,14,3
Abandono2,31,81,61,41,21,11,00,90,80,70,6

Ensino Fundamental - Anos Finais

20092010201120122013201420152016201720182019
Aprovação81,382,783,484,185,184,885,785,687,188,189,9
Reprovação13,412,612,411,811,311,711,111,410,19,58,2
Abandono5,34,74,24,13,63,53,23,02,82,41,9

Ensino Médio

20092010201120122013201420152016201720182019
Aprovação75,977,277,478,780,180,381,781,583,183,486,1
Reprovação12,612,513,112,211,812,111,511,910,810,59,1
Abandono11,510,39,59,18,17,66,86,66,16,14,8

Fonte: MEC/Inep/DEED - Indicadores Educacionais. Elaboração: Todos Pela Educação.

Taxas de rendimento - Rede total – Brasil – 2019 (Em %)

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Os números evidenciam que a passagem do último ano do Ensino Fundamental para o início do Ensino Médio é um desafio significativo para muitos jovens.

AprovaçãoReprovaçãoAbandono
1º ano98,51,00,5
2º ano97,52,10,4
3º ano91,48,10,5
4º ano94,15,30,6
5º ano94,74,70,6

Ensino Fundamental - Anos Finais

AprovaçãoReprovaçãoAbandono
6º ano87,910,21,9
7º ano89,19,11,8
8º ano91,07,21,8
9º ano92,35,81,9

Ensino Médio

AprovaçãoReprovaçãoAbandono
1ª série80,513,46,1
2ª série87,38,14,6
3ª série92,54,53,0
4ª série88,97,23,9

Fonte: MEC/Inep/DEED - Indicadores Educacionais. Elaboração: Todos Pela Educação.

Fluxo

Taxas de distorção idade-série – Brasil – 2009-2020 (Em %)

A distorção idade-série revela a porcentagem de alunos com dois anos ou mais de atraso em relação à série/ano que deveriam estar cursando.

Ensino Médio

Ensino Fundamental - Anos Finais

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Fonte: MEC/Inep/DEED - Indicadores Educacionais. Elaboração: Todos Pela Educação.

Taxas de distorção idade-série – Por ano – Brasil – 2020 (Em %)

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Ensino Fundamental - Anos Finais

As taxas de distorção idade-série permanecem muito elevadas ao longo dos Anos Finais do Ensino Fundamental e de todo o Ensino Médio.

Ensino Médio

Fonte: MEC/Inep/DEED - Indicadores Educacionais. Elaboração: Todos Pela Educação.

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)

Rede Total – 2005 e 2019

Por unidades da federação

Unidade da federaçãoEnsino Fundamental - Anos IniciaisEnsino Fundamental - Anos FinaisEnsino Médio
200520192005201920052019
Brasil3,85,93,54,93,44,2
Região Norte3,05,03,24,42,93,6
Rondônia3,65,63,44,93,24,3
Acre3,45,93,54,93,23,9
Amazonas3,15,52,74,62,43,6
Roraima3,75,73,44,33,53,9
Pará2,84,93,34,12,83,4
Amapá3,24,93,54,02,93,4
Tocantins3,55,63,44,73,14,0
Região Nordeste2,95,42,94,53,03,9
Maranhão2,95,03,04,22,73,8
Piauí2,85,73,15,02,94,0
Ceará3,26,43,15,43,34,4
Rio Grande do Norte2,75,22,84,12,93,5
Paraíba3,05,42,74,33,04,0
Pernambuco3,25,52,74,83,04,5
Alagoas2,55,62,44,73,03,9
Sergipe3,05,13,04,13,33,7
Bahia2,75,32,84,12,93,5
Região Sudeste4,66,53,95,23,64,4
Minas Gerais4,76,53,84,93,84,2
Espírito Santo4,26,13,85,03,84,8
Rio de Janeiro4,35,83,64,93,34,1
São Paulo4,76,74,25,53,64,6
Região Sul4,46,33,85,13,74,4
Paraná4,66,53,65,33,64,7
Santa Catarina4,46,54,35,13,84,2
Rio Grande do Sul4,36,03,84,83,74,2
Região Centro-Oeste4,06,13,45,13,34,4
Mato Grosso do Sul3,65,73,44,83,34,2
Mato Grosso3,65,93,14,83,13,6
Goiás4,16,23,55,33,24,8
Distrito Federal4,86,53,85,13,64,5

Fonte: MEC/Inep/Daeb - Ideb. Elaboração: Todos Pela Educação.

Rendimento

Taxas de aprovação, reprovação e abandono
Rede total – 2019

Por unidades da federação

Unidade da federaçãoEnsino Fundamental - Anos IniciaisEnsino Fundamental - Anos FinaisEnsino Médio
AprovaçãoReprovaçãoAbandonoAprovaçãoReprovaçãoAbandonoAprovaçãoReprovaçãoAbandono
Brasil95,14,30,689,98,21,986,19,14,8
Região Norte91,07,61,487,19,23,781,59,59,0
Rondônia93,75,80,592,26,01,886,48,05,6
Acre92,95,81,392,34,53,282,810,86,4
Amazonas93,15,41,589,86,63,682,96,910,2
Roraima93,95,30,889,27,23,683,89,17,1
Pará88,49,81,883,811,74,578,611,310,1
Amapá91,18,00,984,612,03,479,311,09,7
Tocantins95,14,60,390,38,01,787,97,94,2
Região Nordeste93,75,40,987,210,02,886,38,55,2
Maranhão94,34,80,988,58,62,990,64,74,7
Piauí93,45,90,789,88,22,084,78,17,2
Ceará98,21,60,294,84,11,192,73,83,5
Rio Grande do Norte92,07,01,080,216,43,477,614,97,5
Paraíba92,95,91,283,412,93,783,310,46,3
Pernambuco94,45,10,591,86,71,593,55,11,4
Alagoas96,23,10,791,66,02,486,77,26,1
Sergipe90,68,41,078,518,23,381,212,56,3
Bahia91,07,71,381,414,34,379,413,57,1
Região Sudeste97,22,60,292,66,41,088,18,53,4
Minas Gerais98,11,80,189,19,61,384,411,04,6
Espírito Santo95,24,60,288,910,30,888,89,12,1
Rio de Janeiro92,96,50,688,210,31,581,712,55,8
São Paulo98,51,40,196,23,10,792,35,72,0
Região Sul95,44,40,288,910,01,184,011,74,3
Paraná96,23,70,192,56,60,989,17,83,1
Santa Catarina96,53,40,189,110,20,782,012,95,1
Rio Grande do Sul93,75,90,484,713,71,679,215,55,3
Região Centro-Oeste96,03,70,392,85,81,485,210,04,8
Mato Grosso do Sul91,87,70,588,99,02,183,110,96,0
Mato Grosso97,92,00,192,95,91,273,217,29,6
Goiás96,92,80,395,13,91,092,95,21,9
Distrito Federal96,13,80,191,37,21,586,110,23,7

Fonte: MEC/Inep/DEED - Indicadores Educacionais. Elaboração: Todos Pela Educação.

Fluxo

Taxas de distorção idade-série
Rede total – 2009 e 2020

Por unidades da federação

Unidade da federaçãoEnsino Fundamental - Anos IniciaisEnsino Fundamental - Anos FinaisEnsino Médio
200920202009202020092020
Brasil18,69,728,922,734,426,2
Região Norte29,816,538,131,648,538,7
Rondônia18,78,531,521,129,926,0
Acre26,918,826,429,133,030,2
Amazonas27,014,043,828,149,738,4
Roraima16,316,027,024,423,627,6
Pará36,620,041,537,357,445,2
Amapá23,619,327,834,541,934,2
Tocantins17,07,428,123,833,227,5
Região Nordeste26,613,138,029,045,132,3
Maranhão25,112,135,628,645,529,4
Piauí30,615,137,429,454,834,2
Ceará21,05,929,516,234,022,7
Rio Grande do Norte22,511,937,834,443,639,5
Paraíba27,714,538,631,040,130,9
Pernambuco23,912,837,025,048,424,1
Alagoas26,012,443,928,947,231,2
Sergipe30,716,843,037,347,141,0
Bahia31,417,242,936,247,942,2
Região Sudeste11,06,221,516,626,420,2
Minas Gerais13,13,528,517,831,023,9
Espírito Santo16,610,227,127,127,525,7
Rio de Janeiro22,315,435,628,845,935,4
São Paulo4,83,612,210,717,312,1
Região Sul11,67,524,521,625,923,7
Paraná8,05,823,215,825,518,9
Santa Catarina10,66,419,419,716,722,9
Rio Grande do Sul16,010,129,029,532,030,4
Região Centro-Oeste15,87,928,318,233,922,5
Mato Grosso do Sul19,314,631,327,930,727,8
Mato Grosso15,44,727,311,737,322,4
Goiás16,36,528,016,934,620,4
Distrito Federal11,98,127,419,829,922,8

Fonte: MEC/Inep/DEED - Indicadores Educacionais. Elaboração: Todos Pela Educação.

Educação Integral
De olho na qualidade
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