ALFABETIZAÇÃO – 15 ANOS OU MAIS

Metas do PNE

Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015 e, até o final da vigência do PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional.

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

A taxa de alfabetização da população adulta é um dos mais importantes indicadores educacionais comparativos entre o desenvolvimento social dos países. Muitas nações já equacionaram esse desafio, mas, no Brasil, ainda persiste uma taxa de 5,8% de analfabetos com idade de 15 anos ou mais, embora haja um pequeno avanço.

É provável que esse índice seja influenciado pela falta de participação histórica de grupos sociais nos ganhos educacionais de décadas recentes observados no País, como os mais pobres, que não tiveram ou têm oportunidades ao longo de sua juventude (e hoje compõem a parcela de idosos da população), e aqueles que vivem na zona rural, por exemplo. No caso das zonas rurais, a diferença no índice é de 10,7 pontos percentuais em relação aos que vivem na zona urbana.

O recorte geográfico mostra que o desafio é ainda maior para alguns estados. Enquanto em Santa Catarina 1,7% da população de 15 anos ou mais era analfabeta em 2020, em Alagoas essa proporção chega a 16%.

De olho da equidade

O sistema escolar brasileiro reproduz diversas desigualdades sociais. É importante evidenciá-las para que as políticas públicas sejam colocadas em prática de forma mais equitativa. Por isso, é essencial a análise de alguns recortes: por região, localidade, renda e raça/cor.

0,3%

é a proporção de analfabetos entre a população com mais de 15 anos dos domicílios mais ricos. Entre os mais pobres, são 7,7% aqueles que não sabem ler ou escrever o próprio nome.

84,9%

dos que habitam em áreas rurais e têm idade igual ou maior a 15 anos são alfabetizados. O mesmo vale para 95,6% da população localizada em áreas urbanas.

Alfabetização

Porcentagem da população de 15 anos ou mais considerada alfabetizada
Brasil – 2012-2020

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

Entre 2012 e 2020, o crescimento da taxa de alfabetização foi de quase três pontos percentuais.

Fonte: IBGE/Pnad Contínua. Elaboração: Todos Pela Educação.

Nota: 22Considera-se como Alfabetização a autodeclaração de saber ler e escrever..

Porcentagem da população de 15 anos ou mais considerada alfabetizada
Brasil – 2020

A população do quartil mais rico da população encontra-se praticamente alfabetizada.

A altura das barras representa a distância, em pontos percentuais, em relação ao quadro geral do País.

92,2Pardos92,3Pretos96,7BrancosRaça/Cor95,6Urbano84,9RuralLocalidade99,725% mais ricos92,325% mais pobresRendaBRASIL94,2ABAIXODA MÉDIAACIMADA MÉDIA
92,2Pardos92,3Pretos96,7BrancosRaça/Cor95,6Urbano84,9RuralLocalidade99,792,3RendaBRASIL94,2ABAIXODA MÉDIAACIMADA MÉDIA25% maisricos25% maispobres

Fonte: IBGE/Pnad Contínua. Elaboração: Todos Pela Educação.

Nota: 22Considera-se como Alfabetização a autodeclaração de saber ler e escrever..

O desafio de erradicação do analfabetismo é ainda maior para a população rural, com 15,1% de analfabetos, em 2020

Alfabetização

Porcentagem da população de 15 anos ou mais considerada alfabetizada – 2012-2020

Por unidades da federação

Unidade da federação201220132014201520162017201820192020
Brasil91,491,792,192,392,893,193,293,494,2
Região Norte90,490,691,190,991,592,092,092,493,3
Rondônia90,991,991,292,293,492,893,593,694,5
Acre86,285,285,586,586,987,987,988,390,4
Amazonas92,592,892,992,293,193,994,294,694,4
Roraima93,193,393,393,493,494,094,095,094,9
Pará89,890,091,090,390,891,491,291,693,1
Amapá93,091,593,093,595,095,093,994,595,1
Tocantins87,688,188,389,289,689,890,090,390,7
Região Nordeste82,983,483,984,385,285,586,186,187,9
Maranhão80,881,682,181,483,383,283,784,487,4
Piauí79,679,980,780,382,883,483,484,085,0
Ceará82,983,583,883,884,885,886,786,487,9
Rio Grande do Norte83,484,384,485,185,386,587,186,689,9
Paraíba81,180,381,582,283,783,483,983,986,7
Pernambuco85,185,285,986,187,286,688,188,189,1
Alagoas79,980,680,680,680,681,782,882,984,0
Sergipe83,584,585,086,185,385,586,186,588,8
Bahia83,984,785,386,587,087,387,387,188,5
Região Sudeste95,295,595,795,996,296,596,596,797,1
Minas Gerais91,992,293,093,293,894,094,294,594,8
Espírito Santo92,692,893,593,493,894,594,594,795,3
Rio de Janeiro96,796,896,597,197,397,597,697,998,1
São Paulo96,496,796,896,997,297,497,497,498,0
Região Sul95,295,696,096,196,496,596,496,796,9
Paraná93,994,295,095,095,595,495,095,495,6
Santa Catarina96,396,796,797,097,297,497,597,798,3
Rio Grande do Sul95,896,296,496,696,897,097,097,497,2
Região Centro-Oeste93,193,693,994,194,394,894,695,195,8
Mato Grosso do Sul92,193,293,592,993,795,095,094,995,4
Mato Grosso91,893,192,693,493,593,592,993,894,9
Goiás92,792,593,393,593,594,194,394,995,5
Distrito Federal96,497,396,997,297,497,596,997,397,6

Fonte: IBGE/Pnad Contínua. Elaboração: Todos Pela Educação.

Nota: 22Considera-se como Alfabetização a autodeclaração de saber ler e escrever..

Escolaridade
Inaf – Indicador de Alfabetismo Funcional
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