TALIS

A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis), tradução de Teaching and Learning International Survey, é realizada pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), com o objetivo de avaliar o ambiente de aprendizagem e as condições de trabalho dos professores e diretores.

No Brasil, a Talis é aplicada pelo Inep, com uma amostragem nacional. Em sua terceira edição, a pesquisa contou com 48 países participantes e teve seus resultados publicados em março de 2020.

Gastos de alta importância

Porcentagem de professores que relataram as seguintes prioridades1 de gastos como de “alta importância”

BrasilMédia OCDEMédia Talis
Oferecer desenvolvimento profissional de alta qualidade para professores94,754,857,8
Aumentar salário dos professores93,064,268,5
Apoiar alunos com deficiência88,346,849,3
Melhoria dos prédios e instalações escolares85,248,752,8
Reduzir o número de turmas recrutando mais funcionários84,165,462,6
Investir em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)73,235,439,7
Reduzir a carga administrativa dos professores recrutando mais funcionários de suporte69,154,654,9
Investir em material didático68,731,034,7
Apoiar alunos de origens desfavorecidas ou imigrantes62,032,836,1

1 Os entrevistados não foram instruídos a priorizar. Eles foram capazes de atribuir “alta importância” a todas as prioridades de gastos.

Fonte: OCDE/Talis. Elaboração: Todos Pela Educação

Notas: 29 A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis), da OCDE, é uma pesquisa em larga escala sobre professores, gestores escolares e o ambiente de aprendizagem nas escolas. Seu principal objetivo é gerar informações relevantes e comparáveis a nível internacional para o desenvolvimento e implementação de políticas focadas em gestores escolares, professores e ensino, com ênfase nos aspectos que afetam a aprendizagem dos alunos. Em 2018, foi aplicada em 48 países e regiões. Sua população-alvo são professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio (International Standard Classification of Education - Isced 2) e gestores escolares. Para mais informações, consulte: http://www.oecd.org/education/talis e 30 As médias da OCDE e da Talis correspondem à média aritmética das estimativas dos respectivos países. Elas são calculadas para a maioria dos indicadores com base nos principais dados da população-alvo (Isced 2) apresentados neste relatório. Média da OCDE: média aritmética baseada nos dados dos professores (Isced 2) em 31 países e economias da OCDE com dados adjudicados. Média Talis: média aritmética baseada nos dados do professor (Isced 2) em 48 países e economias com dados adjudicados..

Motivação para ingressar na profissão docente

Porcentagem de professores que relatam que os seguintes elementos foram de “importância moderada” ou “alta importância” na decisão de se tornar professor

BrasilMédia OCDEMédia Talis
A docência me permitiu dar uma contribuição à sociedade97,288,290,4
A docência me permitiu influenciar o desenvolvimento de crianças e jovens95,492,393,2
A docência me permitiu beneficiar os menos favorecidos socialmente93,774,778,2
A docência ofereceu uma carreira estável76,561,167,5
A docência era um trabalho seguro74,470,674,3
A docência proporcionou um salário confiável69,667,270,5
O cronograma de trabalho se encaixava nas responsabilidades da minha vida pessoal67,165,670,0

Fonte: OCDE/Talis. Elaboração: Todos Pela Educação

Notas: 29 A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis), da OCDE, é uma pesquisa em larga escala sobre professores, gestores escolares e o ambiente de aprendizagem nas escolas. Seu principal objetivo é gerar informações relevantes e comparáveis a nível internacional para o desenvolvimento e implementação de políticas focadas em gestores escolares, professores e ensino, com ênfase nos aspectos que afetam a aprendizagem dos alunos. Em 2018, foi aplicada em 48 países e regiões. Sua população-alvo são professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio (International Standard Classification of Education - Isced 2) e gestores escolares. Para mais informações, consulte: http://www.oecd.org/education/talis e 30 As médias da OCDE e da Talis correspondem à média aritmética das estimativas dos respectivos países. Elas são calculadas para a maioria dos indicadores com base nos principais dados da população-alvo (Isced 2) apresentados neste relatório. Média da OCDE: média aritmética baseada nos dados dos professores (Isced 2) em 31 países e economias da OCDE com dados adjudicados. Média Talis: média aritmética baseada nos dados do professor (Isced 2) em 48 países e economias com dados adjudicados..

Docência como primeira escolha de carreira

Porcentagem de professores para quem o ensino foi a primeira escolha como carreira

TotalHomensMulheres
10 maioresVietnã92,687,895,1
Geórgia88,583,989,4
Xangai1 (China)86,681,988,3
Portugal84,278,886,1
Taiwan2 (China)82,678,284,6
Arábia Saudita82,675,689,0
Eslovênia81,775,483,4
Japão81,583,478,9
Coreia do Sul80,176,182,0
Lituânia79,965,982,4
Média Talis68,961,971,6
Média OCDE66,559,469,2
Brasil65,556,269,7
10 menoresMéxico60,456,463,5
Finlândia59,356,860,33
Suécia59,155,660,9
Estados Unidos58,854,761,0
Inglaterra58,752,961,9
Austrália58,150,862,6
Nova Zelândia54,847,058,9
Holanda53,452,554,23
Buenos Aires1 (Argentina)52,743,956,7
África do Sul49,249,549,13

1 Existem cinco entidades subnacionais que participam da Talis 2018: Alberta (Canadá), Comunidade Flamenga (Bélgica), Buenos Aires (Argentina), Inglaterra (Reino Unido) e Xangai (China).

2 Taiwan não participou diretamente da Talis 2018: sua coleta e processamento de dados foram gerenciados exclusivamente pelo consórcio internacional de pesquisa.

3 Diferença não é estatisticamente diferente da porcentagem para homens.

Total

Homens

Mulheres

Fonte: OCDE/Talis. Elaboração: Todos Pela Educação

Notas: 29 A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis), da OCDE, é uma pesquisa em larga escala sobre professores, gestores escolares e o ambiente de aprendizagem nas escolas. Seu principal objetivo é gerar informações relevantes e comparáveis a nível internacional para o desenvolvimento e implementação de políticas focadas em gestores escolares, professores e ensino, com ênfase nos aspectos que afetam a aprendizagem dos alunos. Em 2018, foi aplicada em 48 países e regiões. Sua população-alvo são professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio (International Standard Classification of Education - Isced 2) e gestores escolares. Para mais informações, consulte: http://www.oecd.org/education/talis e 30 As médias da OCDE e da Talis correspondem à média aritmética das estimativas dos respectivos países. Elas são calculadas para a maioria dos indicadores com base nos principais dados da população-alvo (Isced 2) apresentados neste relatório. Média da OCDE: média aritmética baseada nos dados dos professores (Isced 2) em 31 países e economias da OCDE com dados adjudicados. Média Talis: média aritmética baseada nos dados do professor (Isced 2) em 48 países e economias com dados adjudicados..

Percepção de preparação para a docência

Porcentagem de professores que se sentiram “bem preparados” ou “muito bem preparados” para os seguintes elementos

BrasilMédia OCDEMédia Talis
Conteúdo de algumas ou de todas as disciplinas lecionadas94,680,183,2
Prática em sala de aula em algumas ou todas as disciplinas lecionadas92,171,074,8
Pedagogia de algumas ou de todas as disciplinas lecionadas88,771,375,9
Pedagogia em geral87,370,174,7
Monitoramento do desenvolvimento e aprendizado dos estudantes86,052,959,7
Ensino de habilidades interdisciplinares184,749,255,9
Comportamento do estudante e gestão da sala de aula83,153,160,2
Ensino em um ambiente de habilidades heterogêneas70,744,149,7
Uso de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no ensino64,242,849,1
Ensino em um ambiente multicultural ou multilíngue43,925,531,4

1 Por exemplo, criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas.

Fonte: OCDE/Talis. Elaboração: Todos Pela Educação

Notas: 29 A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis), da OCDE, é uma pesquisa em larga escala sobre professores, gestores escolares e o ambiente de aprendizagem nas escolas. Seu principal objetivo é gerar informações relevantes e comparáveis a nível internacional para o desenvolvimento e implementação de políticas focadas em gestores escolares, professores e ensino, com ênfase nos aspectos que afetam a aprendizagem dos alunos. Em 2018, foi aplicada em 48 países e regiões. Sua população-alvo são professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio (International Standard Classification of Education - Isced 2) e gestores escolares. Para mais informações, consulte: http://www.oecd.org/education/talis e 30 As médias da OCDE e da Talis correspondem à média aritmética das estimativas dos respectivos países. Elas são calculadas para a maioria dos indicadores com base nos principais dados da população-alvo (Isced 2) apresentados neste relatório. Média da OCDE: média aritmética baseada nos dados dos professores (Isced 2) em 31 países e economias da OCDE com dados adjudicados. Média Talis: média aritmética baseada nos dados do professor (Isced 2) em 48 países e economias com dados adjudicados..

Os dados revelam que os professores brasileiros se sentem bem ou muito bem preparados em proporção acima da média da OCDE e dos países que integraram a pesquisa, em todos os quesitos avaliados

Satisfação dos professores com a profissão

Porcentagem de professores que “concordam” ou “concordam fortemente” com as afirmações abaixo

BrasilMédia OCDEMédia Talis
Se eu pudesse decidir novamente, ainda escolheria trabalhar como professor75,875,675,8
As vantagens de ser professor superam claramente as desvantagens64,876,075,1
Pergunto-me se teria sido melhor escolher outra profissão28,633,835,4
Lamento ter decidido me tornar professor11,69,110,3
Eu acho que a profissão de professor é valorizada na sociedade11,425,832,4

Fonte: OCDE/Talis. Elaboração: Todos Pela Educação

Notas: 29 A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis), da OCDE, é uma pesquisa em larga escala sobre professores, gestores escolares e o ambiente de aprendizagem nas escolas. Seu principal objetivo é gerar informações relevantes e comparáveis a nível internacional para o desenvolvimento e implementação de políticas focadas em gestores escolares, professores e ensino, com ênfase nos aspectos que afetam a aprendizagem dos alunos. Em 2018, foi aplicada em 48 países e regiões. Sua população-alvo são professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio (International Standard Classification of Education - Isced 2) e gestores escolares. Para mais informações, consulte: http://www.oecd.org/education/talis e 30 As médias da OCDE e da Talis correspondem à média aritmética das estimativas dos respectivos países. Elas são calculadas para a maioria dos indicadores com base nos principais dados da população-alvo (Isced 2) apresentados neste relatório. Média da OCDE: média aritmética baseada nos dados dos professores (Isced 2) em 31 países e economias da OCDE com dados adjudicados. Média Talis: média aritmética baseada nos dados do professor (Isced 2) em 48 países e economias com dados adjudicados..

A Talis revelou que os docentes brasileiros têm a percepção de que a sua profissão é pouco valorizada socialmente. A proporção de respostas afirmativas é significativamente inferior às dos demais países estudados

Desenvolvimento profissional

Porcentagem de professores que relatam um alto nível de necessidade de desenvolvimento profissional nas seguintes áreas

Brasil
Ensino para alunos com deficiência58,4
Ensino em um ambiente multicultural ou multilíngue44,0
Comunicação com pessoas de diferentes culturas ou países40,9
Cooperação professor-pai/responsável30,5
Competências de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para o ensino27,0
Gestão e administração escolar21,5
Comportamento do estudante e gestão da sala de aula18,6
Ensino de habilidades transversais17,4
Abordagens à aprendizagem individualizada15,2
Análise e uso de avaliações de alunos12,5
Práticas de avaliação dos estudantes10,1
Conhecimento e compreensão da minha disciplina de atuação9,6
Competências pedagógicas na minha disciplina de atuação9,2
Conhecimento do currículo7,9

Fonte: OCDE/Talis. Elaboração: Todos Pela Educação

Notas: 29 A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis), da OCDE, é uma pesquisa em larga escala sobre professores, gestores escolares e o ambiente de aprendizagem nas escolas. Seu principal objetivo é gerar informações relevantes e comparáveis a nível internacional para o desenvolvimento e implementação de políticas focadas em gestores escolares, professores e ensino, com ênfase nos aspectos que afetam a aprendizagem dos alunos. Em 2018, foi aplicada em 48 países e regiões. Sua população-alvo são professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio (International Standard Classification of Education - Isced 2) e gestores escolares. Para mais informações, consulte: http://www.oecd.org/education/talis e 30 As médias da OCDE e da Talis correspondem à média aritmética das estimativas dos respectivos países. Elas são calculadas para a maioria dos indicadores com base nos principais dados da população-alvo (Isced 2) apresentados neste relatório. Média da OCDE: média aritmética baseada nos dados dos professores (Isced 2) em 31 países e economias da OCDE com dados adjudicados. Média Talis: média aritmética baseada nos dados do professor (Isced 2) em 48 países e economias com dados adjudicados..

Os professores brasileiros demandam mais formação profissional nos temas relacionados à Educação de alunos com deficiência, principalmente

Porcentagem de professores que relatam as seguintes barreiras à sua participação no desenvolvimento profissional

Brasil
Falta apoio do empregador65,5
Desenvolvimento profissional é muito caro58,1
Não há incentivos para participar do desenvolvimento profissional57,5
O desenvolvimento profissional entra em conflito com o horário de trabalho do professor48,8
Não há desenvolvimento profissional relevante oferecido41,1
Não tem tempo por causa das responsabilidades familiares27,8
Não possui os pré-requisitos6,8

Fonte: OCDE/Talis. Elaboração: Todos Pela Educação

Notas: 29 A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis), da OCDE, é uma pesquisa em larga escala sobre professores, gestores escolares e o ambiente de aprendizagem nas escolas. Seu principal objetivo é gerar informações relevantes e comparáveis a nível internacional para o desenvolvimento e implementação de políticas focadas em gestores escolares, professores e ensino, com ênfase nos aspectos que afetam a aprendizagem dos alunos. Em 2018, foi aplicada em 48 países e regiões. Sua população-alvo são professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio (International Standard Classification of Education - Isced 2) e gestores escolares. Para mais informações, consulte: http://www.oecd.org/education/talis e 30 As médias da OCDE e da Talis correspondem à média aritmética das estimativas dos respectivos países. Elas são calculadas para a maioria dos indicadores com base nos principais dados da população-alvo (Isced 2) apresentados neste relatório. Média da OCDE: média aritmética baseada nos dados dos professores (Isced 2) em 31 países e economias da OCDE com dados adjudicados. Média Talis: média aritmética baseada nos dados do professor (Isced 2) em 48 países e economias com dados adjudicados..

Falta de apoio, alto custo e ausência de incentivos são as principais razões relatadas pelos professores como barreiras ao seu desenvolvimento profissional

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