Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, os maiores desafios de aprendizagem estão nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, em especial, em Matemática. Na rede pública, o percentual de alunos com aprendizagem adequada nessa disciplina é de 19,8% e 5,9%, respectivamente. A cada 100 jovens, 62 concluem a Educação Básica até os 19 anos.

População

11.377.239

Rendimento Domiciliar per Capita

R$ 1.843,00

4

Posição no país

Matrículas na Educação Básica

TOTAL: 2.294.325

1.854.096 Pública

Privada440.229

Estabelecimentos da Educação Básica

TOTAL: 9.946

7.274Pública

Privada2.672

Rede Total

Atendimento Escolar (em %)

Ensino Fundamental

98,3

de crianças e jovens de 6 a 14 anos na etapa

Defasagem (em %)

Crianças e jovens com idade acima da recomendada para a etapa (dois anos ou mais)

Anos Iniciais

10,7

Anos Finais

29,8

Aprendizagem (em %)

Crianças e jovens com aprendizado adequado para a etapa (Total e por Rede)

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Anos Iniciais

Língua
Portuguesa

63,9

Matemática

52,0

5,8

Privada

86,8
83,6

7,4

Pública

60,6
47,5

5,6

Estadual

63,4
49,8

5,7

Anos Finais

Língua
Portuguesa

46,1

Matemática

25,5

4,6

Privada

79,6
67,1

6,7

Pública

41,5
19,8

4,4

Estadual

42,5
19,9

4,3

Atendimento Escolar (em %)

Ensino Médio

69,2

de jovens de 15 a 17 anos na etapa

Defasagem (em %)

Crianças e jovens com idade acima da recomendada para a etapa (dois anos ou mais)

Anos Iniciais

29,9

Aprendizagem (em %)

Crianças e jovens com aprendizado adequado para a etapa (Total e por Rede)

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Língua
Portuguesa

36,5

Matemática

12,1

3,7

Privada

73,6
46,0

5,9

Pública

29,8
5,9

Estadual

29,5
5,5

3,4

De cada

100

estudantes que ingressam na escola

89

concluem o Ensino Fundamental 1 aos 12 anos

72

concluem o Ensino Fundamental 2 aos 16 anos

62

concluem o Ensino Médio aos 19 anos

116.024

é o total de professores da educação básica

86,1

é o percentual de professores com nível superior de escolaridade

Porcentagem de turmas em que os professores têm formação compatível com a disciplina que lecionam

Ensino Fundamental – Anos Finais

69,4

Todas as disciplinas

Língua Portuguesa

81,4

Matemática

71,8

Ensino Médio

66,6

Todas as disciplinas

Língua Portuguesa

87,5

Matemática

84,1

Porto Alegre

Rede Total

Atendimento Escolar (em %)

Ensino Fundamental

99,4

de crianças e jovens de 6 a 14 anos na etapa

Rede Pública

Defasagem (em %)

Crianças e jovens com idade acima da recomendada para a etapa (dois anos ou mais)

Anos Iniciais

19,8

Anos Finais

43,9

Aprendizagem (em %)

Crianças e jovens com aprendizado adequado para a etapa (Rede Pública)

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Anos Iniciais

Língua
Portuguesa

55,8

Matemática

38,3

4,9

Anos Finais

Língua
Portuguesa

41,3

Matemática

17,1

3,9

Atendimento Escolar (em %)

Ensino Médio

72,5

de jovens de 15 a 17 anos na etapa

Defasagem (em %)

Crianças e jovens com idade acima da recomendada para a etapa (dois anos ou mais)

Anos Iniciais

44,1

Aprendizagem (em %)

Crianças e jovens com aprendizado adequado para a etapa (Total e por Rede)

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Língua
Portuguesa

-

Matemática

-

-

De cada

100

estudantes que ingressam na escola

78

concluem o Ensino Fundamental 1 aos 12 anos

68

concluem o Ensino Fundamental 2 aos 16 anos

60

concluem o Ensino Médio aos 19 anos

Santa Catarina
Mato Grosso do Sul
Link copiado