Pernambuco

Em Pernambuco, um quarto dos professores não possui formação superior e metade das turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio têm aulas com docentes sem formação compatível com a disciplina que lecionam. Tanto no estado como na capital, 5 em cada 100 alunos do Ensino Médio da rede pública possuem nível de aprendizagem adequada em Matemática.

População

9.557.071

Rendimento Domiciliar per Capita

R$ 970,00

17

Posição no país

Matrículas na Educação Básica

TOTAL: 2.232.556

1.708.009 Pública

Privada524.547

Estabelecimentos da Educação Básica

TOTAL: 8.502

6.156Pública

Privada2.346

Rede Total

Atendimento Escolar (em %)

Ensino Fundamental

97,7

de crianças e jovens de 6 a 14 anos na etapa

Defasagem (em %)

Crianças e jovens com idade acima da recomendada para a etapa (dois anos ou mais)

Anos Iniciais

14,6

Anos Finais

26,3

Aprendizagem (em %)

Crianças e jovens com aprendizado adequado para a etapa (Total e por Rede)

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Anos Iniciais

Língua
Portuguesa

49,7

Matemática

35,7

5,2

Privada

74,8
57,1

6,4

Pública

42,0
29,2

4,8

Estadual

55,7
40,8

4,9

Anos Finais

Língua
Portuguesa

32,1

Matemática

15,4

4,4

Privada

57,2
34,0

5,7

Pública

26,2
11,0

4,1

Estadual

28,8
11,2

4,5

Atendimento Escolar (em %)

Ensino Médio

68,2

de jovens de 15 a 17 anos na etapa

Defasagem (em %)

Crianças e jovens com idade acima da recomendada para a etapa (dois anos ou mais)

Anos Iniciais

23,7

Aprendizagem (em %)

Crianças e jovens com aprendizado adequado para a etapa (Total e por Rede)

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Língua
Portuguesa

28,6

Matemática

8,5

4,1

Privada

64,2
32,4

5,6

Pública

23,3
4,9

Estadual

23,1
4,8

4,0

De cada

100

estudantes que ingressam na escola

84

concluem o Ensino Fundamental 1 aos 12 anos

73

concluem o Ensino Fundamental 2 aos 16 anos

68

concluem o Ensino Médio aos 19 anos

87.205

é o total de professores da educação básica

75,8

é o percentual de professores com nível superior de escolaridade

Porcentagem de turmas em que os professores têm formação compatível com a disciplina que lecionam

Ensino Fundamental – Anos Finais

48,2

Todas as disciplinas

Língua Portuguesa

65,3

Matemática

50,9

Ensino Médio

50,2

Todas as disciplinas

Língua Portuguesa

84,4

Matemática

71,1

Recife

Rede Total

Atendimento Escolar (em %)

Ensino Fundamental

97,3

de crianças e jovens de 6 a 14 anos na etapa

Rede Pública

Defasagem (em %)

Crianças e jovens com idade acima da recomendada para a etapa (dois anos ou mais)

Anos Iniciais

21,6

Anos Finais

29,8

Aprendizagem (em %)

Crianças e jovens com aprendizado adequado para a etapa (Rede Pública)

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Anos Iniciais

Língua
Portuguesa

50,5

Matemática

32,8

5,0

Anos Finais

Língua
Portuguesa

31,0

Matemática

12,0

4,4

Atendimento Escolar (em %)

Ensino Médio

73,2

de jovens de 15 a 17 anos na etapa

Defasagem (em %)

Crianças e jovens com idade acima da recomendada para a etapa (dois anos ou mais)

Anos Iniciais

24,1

Aprendizagem (em %)

Crianças e jovens com aprendizado adequado para a etapa (Total e por Rede)

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Língua
Portuguesa

27,3

Matemática

4,6

3,9

De cada

100

estudantes que ingressam na escola

93

concluem o Ensino Fundamental 1 aos 12 anos

81

concluem o Ensino Fundamental 2 aos 16 anos

73

concluem o Ensino Médio aos 19 anos

Paraíba
Alagoas
Link copiado