FLUXO E QUALIDADE

Metas do PNE

Fomentar a qualidade da Educação Básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem.

Indicador pne

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

Se, por um lado, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) vem melhorando desde 2005, tanto nos Anos Iniciais como nos Anos Finais do Ensino Fundamental, por outro lado, no Ensino Médio, o Ideb está praticamente estagnado.

Como esse indicador é composto por duas dimensões: o rendimento escolar (representado pelas médias das taxas de aprovação do ciclo avaliado) e o desempenho (que mede a aprendizagem, com base nos resultados do Saeb, aplicado pelo Inep), é possível avaliar qual das duas mais tem contribuído para sua evolução.

Nos Anos Iniciais e nos Anos Finais do Ensino Fundamental, observa-se uma notória participação do desempenho dos alunos na elevação dos índices. Já no Ensino Médio, a decomposição aponta que esses ganhos foram inferiores aos obtidos na dimensão do rendimento, e se observa uma relativa estagnação do Ideb, quando comparado a 2005.

Vale lembrar que, no Ensino Médio, são altas as taxas de abandono e de distorção idade-série. Em 2019, na primeira série do Ensino Médio, por exemplo, três em cada dez matriculados estavam em situação de atraso de dois ou mais anos na trajetória escolar.

De olho da equidade

O sistema escolar brasileiro reproduz diversas desigualdades sociais. É importante evidenciá-las para que as políticas públicas sejam colocadas em prática de forma mais equitativa. Por isso, é essencial a análise de alguns recortes: por região, localidade, renda e raça/cor.

2,3

pontos é a distância entre o Ideb do Ensino Médio nas escolas da rede pública (3,5) e nas escolas da rede privada (5,8).

34,6

pontos percentuais é a diferença entre a taxa de distorção idade-série do Pará (46,5%) e de São Paulo (11,9%), no Ensino Médio.

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)

Rede Total – Brasil – 2005-2017

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Ideb

Decomposição

Indicador pne

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

Rendimento

Desempenho

Ensino Fundamental - Anos Finais

Ideb

Decomposição

Ensino Médio

Ideb

Decomposição

Fonte: MEC/Inep/Daeb - Ideb. Elaboração: Todos Pela Educação.

Nota: 18 Evolução dos indicadores de rendimento e desempenho em relação aos valores de 2005, que são igualados a 100. Assim, um valor 20% maior do que o de 2005 é representado como 120, e um 20% menor é representado como 80..

Saiba mais

Os gráficos que mostram a decomposição dos indicadores de rendimento e desempenho que compõem o Ideb têm como ponto de partida os valores de 2005, igualados a 100. Assim, um valor 20% maior em relação a 2005 é representado como 120.

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, por exemplo, os resultados da decomposição do desempenho apontam para uma melhora de 34,3% em 2017, em comparação a 2005.

Por redes de ensino – Brasil – 2005-2017

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Distância entre redes pública e privada começa a se acentuar ainda mais nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

2005200720092011201320152017
Pública3,64,04,44,74,95,35,5
Municipal3,44,04,44,74,95,35,6
Estadual3,94,34,95,15,45,86,0
Privada5,96,06,46,56,76,87,1

Ensino Fundamental - Anos Finais

2005200720092011201320152017
Pública3,23,53,73,94,04,24,4
Municipal3,13,43,63,83,84,14,3
Estadual3,33,63,83,94,04,24,5
Privada5,85,85,96,05,96,16,4

Ensino Médio

2005200720092011201320152017
Pública3,13,23,43,43,43,53,5
Estadual3,03,23,43,43,43,53,5
Privada5,65,65,65,75,45,35,8

Fonte: MEC/Inep/Daeb - Ideb. Elaboração: Todos Pela Educação.

Nota: 19 A média da rede privada do Ideb 2009 nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é calculada somente com as escolas urbanas..

Rendimento

Taxas de aprovação, reprovação e abandono – Brasil – 2009-2018

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Nas três etapas de ensino, as taxas de abandono vêm caindo, acompanhando a redução dos índices de reprovação.

2009201020112012201320142015201620172018
Aprovação88,589,991,291,792,792,793,293,294,094,2
Reprovação9,28,37,26,96,16,25,85,95,25,1
Abandono2,31,81,61,41,21,11,00,90,80,7

Ensino Fundamental - Anos Finais

2009201020112012201320142015201620172018
Aprovação81,382,783,484,185,184,885,785,687,188,1
Reprovação13,412,612,411,811,311,711,111,410,19,5
Abandono5,34,74,24,13,63,53,23,02,82,4

Ensino Médio

2009201020112012201320142015201620172018
Aprovação75,977,277,478,780,180,381,781,583,183,4
Reprovação12,612,513,112,211,812,111,511,910,810,5
Abandono11,510,39,59,18,17,66,86,66,16,1

Fonte: MEC/Inep/DEED - Indicadores Educacionais. Elaboração: Todos Pela Educação.

Taxas de rendimento - Todas as redes – Brasil – 2018

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Os números evidenciam que a passagem do último ano do Ensino Fundamental para o início do Ensino Médio é um desafio significativo para muitos jovens.

AprovaçãoReprovaçãoAbandono
1º ano98,11,20,7
2º ano97,42,20,4
3º ano89,99,40,7
4º ano92,96,30,8
5º ano93,65,60,8

Ensino Fundamental - Anos Finais

AprovaçãoReprovaçãoAbandono
6º ano85,811,72,5
7º ano87,110,52,4
8º ano89,38,42,3
9º ano90,66,92,5

Ensino Médio

AprovaçãoReprovaçãoAbandono
1ª série76,715,47,9
2ª série85,09,45,6
3ª série90,55,44,1
4ª série87,67,64,8

Fonte: MEC/Inep/DEED - Indicadores Educacionais. Elaboração: Todos Pela Educação.

Fluxo

Taxas de distorção idade-série – Brasil – 2009-2019 (Em %)

A distorção idade-série revela a porcentagem de alunos com dois anos ou mais de atraso em relação à série/ano que deveriam estar cursando.

Ensino Médio

Ensino Fundamental - Anos Finais

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Fonte: MEC/Inep/DEED - Indicadores Educacionais. Elaboração: Todos Pela Educação.

Taxas de distorção idade-série – Por ano – Brasil – 2019 (Em %)

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

As taxas de distorção idade-série permanecem muito elevadas ao longo dos Anos Finais e de todo o Ensino Médio.

Fonte: MEC/Inep/DEED - Indicadores Educacionais. Elaboração: Todos Pela Educação.

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)

Rede Total – 2005 e 2017

Por unidades da federação

Unidade da federaçãoEnsino Fundamental - Anos IniciaisEnsino Fundamental - Anos FinaisEnsino Médio
200520172005201720052017
Brasil3,85,83,54,73,43,8
Região Norte3,04,93,24,22,93,3
Rondônia3,65,83,44,93,24,0
Acre3,45,83,54,73,23,8
Amazonas3,15,42,74,52,43,5
Roraima3,75,53,44,13,53,5
Pará2,84,73,33,82,83,1
Amapá3,24,63,53,82,93,2
Tocantins3,55,63,44,63,13,8
Região Nordeste2,95,12,94,23,03,5
Maranhão2,94,83,03,92,73,5
Piauí2,85,33,14,52,93,6
Ceará3,26,23,15,13,34,1
Rio Grande do Norte2,75,02,83,82,93,2
Paraíba3,05,12,73,93,03,5
Pernambuco3,25,22,74,43,04,1
Alagoas2,55,22,44,23,03,5
Sergipe3,04,93,03,93,33,7
Bahia2,75,12,83,72,93,0
Região Sudeste4,66,43,95,03,64,0
Minas Gerais4,76,53,84,73,83,9
Espírito Santo4,26,03,84,73,84,4
Rio de Janeiro4,35,83,64,73,33,9
São Paulo4,76,64,25,33,64,2
Região Sul4,46,23,84,93,73,9
Paraná4,66,53,64,93,64,0
Santa Catarina4,46,54,35,23,84,1
Rio Grande do Sul4,35,83,84,63,73,7
Região Centro-Oeste4,06,03,45,03,34,0
Mato Grosso do Sul3,65,73,44,83,33,8
Mato Grosso3,65,93,14,93,13,5
Goiás4,16,13,55,33,24,3
Distrito Federal4,86,33,84,93,64,1

Fonte: MEC/Inep/Daeb - Ideb. Elaboração: Todos Pela Educação.

Rendimento

Taxas de aprovação, reprovação e abandono

Por unidades da federação

Unidade da federaçãoEnsino Fundamental - Anos IniciaisEnsino Fundamental - Anos FinaisEnsino Médio
AprovaçãoReprovaçãoAbandonoAprovaçãoReprovaçãoAbandonoAprovaçãoReprovaçãoAbandono
Brasil94,25,10,788,19,52,483,410,56,1
Região Norte89,98,51,685,79,94,480,68,810,6
Rondônia93,26,20,689,87,82,485,08,46,6
Acre91,56,91,691,94,83,385,58,26,3
Amazonas91,66,61,888,67,24,282,37,210,5
Roraima93,35,80,988,18,53,483,29,07,8
Pará87,210,72,182,511,95,677,99,312,8
Amapá90,48,41,282,513,44,175,614,010,4
Tocantins94,35,40,388,010,02,085,89,34,9
Região Nordeste92,36,61,184,511,83,783,210,16,7
Maranhão93,15,71,285,910,43,784,68,76,7
Piauí91,17,91,085,411,63,082,28,89,0
Ceará97,32,40,393,15,41,590,54,94,6
Rio Grande do Norte91,07,71,378,617,24,275,715,78,6
Paraíba91,57,01,581,913,34,880,210,39,5
Pernambuco93,26,10,790,37,72,093,94,91,2
Alagoas93,15,61,384,810,34,983,28,68,2
Sergipe88,99,91,277,118,74,280,610,98,5
Bahia89,49,01,678,116,65,374,416,69,0
Região Sudeste96,63,00,491,17,41,585,310,14,6
Minas Gerais98,01,80,287,310,52,280,012,27,8
Espírito Santo94,35,40,386,012,81,285,112,12,8
Rio de Janeiro91,67,60,886,511,71,881,614,14,3
São Paulo98,11,70,295,13,91,089,37,53,2
Região Sul94,65,20,286,312,31,479,214,36,5
Paraná95,24,70,188,210,11,782,411,36,3
Santa Catarina96,33,60,189,210,00,883,111,65,3
Rio Grande do Sul92,96,70,482,216,21,672,520,17,4
Região Centro-Oeste95,74,00,392,85,71,585,09,85,2
Mato Grosso do Sul91,08,50,586,910,72,480,612,07,4
Mato Grosso98,31,50,295,83,11,175,814,89,4
Goiás96,43,30,394,04,71,391,85,72,5
Distrito Federal96,03,80,292,26,41,486,210,23,6

Fonte: MEC/Inep/DEED - Indicadores Educacionais. Elaboração: Todos Pela Educação.

Fluxo

Taxas de distorção idade-série

Por unidades da federação

Unidade da federaçãoEnsino Fundamental - Anos IniciaisEnsino Fundamental - Anos FinaisEnsino Médio
200920192009201920092019
Brasil18,610,528,923,434,426,2
Região Norte29,817,638,133,048,539,9
Rondônia18,79,331,523,629,928,6
Acre26,919,726,428,633,028,5
Amazonas27,015,543,829,649,740,1
Roraima16,315,527,025,823,627,2
Pará36,621,241,538,757,446,5
Amapá23,620,527,835,141,935,5
Tocantins17,08,228,125,533,227,2
Região Nordeste26,614,638,030,545,133,1
Maranhão25,113,335,629,845,532,6
Piauí30,616,937,431,554,834,8
Ceará21,06,929,517,534,023,6
Rio Grande do Norte22,512,837,835,543,641,4
Paraíba27,715,638,632,240,131,6
Pernambuco23,914,637,026,348,423,7
Alagoas26,015,243,931,247,232,8
Sergipe30,718,443,038,947,141,3
Bahia31,418,642,937,847,941,9
Região Sudeste11,06,721,516,726,419,5
Minas Gerais13,13,828,517,231,022,5
Espírito Santo16,611,027,128,427,525,6
Rio de Janeiro22,316,335,629,645,934,9
São Paulo4,84,012,210,717,311,9
Região Sul11,67,824,522,025,922,9
Paraná8,06,023,216,525,518,0
Santa Catarina10,66,519,419,516,721,6
Rio Grande do Sul16,010,729,029,832,029,9
Região Centro-Oeste15,88,328,318,733,922,9
Mato Grosso do Sul19,315,131,328,830,729,1
Mato Grosso15,44,727,310,437,323,9
Goiás16,37,028,017,834,619,6
Distrito Federal11,98,727,421,129,923,2

Fonte: MEC/Inep/DEED - Indicadores Educacionais. Elaboração: Todos Pela Educação.

Educação Integral
De olho na qualidade
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