São Paulo

Em São Paulo, 35% das turmas do Ensino Médio têm aulas com professores que não possuem formação compatível com a disciplina que lecionam. Com relação ao nível de aprendizagem adequada em Matemática, na rede pública, o percentual é de apenas 4,3% na etapa. O Ideb dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é o maior do País, alcançando o patamar de 6,6 na rede total.

População

45.919.049

Rendimento Domiciliar per Capita

R$ 1.946,00

2

Posição no país

Matrículas na Educação Básica

TOTAL: 10.018.115

7.614.333 Pública

Privada2.403.782

Estabelecimentos da Educação Básica

TOTAL: 29.611

18.483Pública

Privada11.128

Rede Total

Atendimento Escolar (em %)

Ensino Fundamental

98,3

de crianças e jovens de 6 a 14 anos na etapa

Defasagem (em %)

Crianças e jovens com idade acima da recomendada para a etapa (dois anos ou mais)

Anos Iniciais

4,0

Anos Finais

10,7

Aprendizagem (em %)

Crianças e jovens com aprendizado adequado para a etapa (Total e por Rede)

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Anos Iniciais

Língua
Portuguesa

73,9

Matemática

65,0

6,6

Privada

89,6
81,4

7,4

Pública

70,3
61,2

6,5

Estadual

69,9
62,1

6,5

Anos Finais

Língua
Portuguesa

47,0

Matemática

28,0

5,3

Privada

76,5
64,0

6,8

Pública

39,5
18,9

4,9

Estadual

38,5
17,5

4,8

Atendimento Escolar (em %)

Ensino Médio

83,2

de jovens de 15 a 17 anos na etapa

Defasagem (em %)

Crianças e jovens com idade acima da recomendada para a etapa (dois anos ou mais)

Anos Iniciais

11,9

Aprendizagem (em %)

Crianças e jovens com aprendizado adequado para a etapa (Total e por Rede)

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Língua
Portuguesa

33,3

Matemática

9,9

4,2

Privada

68,3
39,8

5,9

Pública

26,7
4,3

Estadual

26,6
4,2

3,8

De cada

100

estudantes que ingressam na escola

95

concluem o Ensino Fundamental 1 aos 12 anos

95

concluem o Ensino Fundamental 2 aos 16 anos

78

concluem o Ensino Médio aos 19 anos

469.057

é o total de professores da educação básica

93,1

é o percentual de professores com nível superior de escolaridade

Porcentagem de turmas em que os professores têm formação compatível com a disciplina que lecionam

Ensino Fundamental – Anos Finais

71,0

Todas as disciplinas

Língua Portuguesa

88,7

Matemática

60,1

Ensino Médio

65,0

Todas as disciplinas

Língua Portuguesa

95,4

Matemática

62,7

São Paulo

Rede Total

Atendimento Escolar (em %)

Ensino Fundamental

98,8

de crianças e jovens de 6 a 14 anos na etapa

Rede Pública

Defasagem (em %)

Crianças e jovens com idade acima da recomendada para a etapa (dois anos ou mais)

Anos Iniciais

4,9

Anos Finais

14,3

Aprendizagem (em %)

Crianças e jovens com aprendizado adequado para a etapa (Rede Pública)

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Anos Iniciais

Língua
Portuguesa

66,2

Matemática

56,0

6,3

Anos Finais

Língua
Portuguesa

31,4

Matemática

12,1

4,4

Atendimento Escolar (em %)

Ensino Médio

84,3

de jovens de 15 a 17 anos na etapa

Defasagem (em %)

Crianças e jovens com idade acima da recomendada para a etapa (dois anos ou mais)

Anos Iniciais

17,6

Aprendizagem (em %)

Crianças e jovens com aprendizado adequado para a etapa (Total e por Rede)

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Língua
Portuguesa

24,0

Matemática

2,8

3,6

De cada

100

estudantes que ingressam na escola

94

concluem o Ensino Fundamental 1 aos 12 anos

94

concluem o Ensino Fundamental 2 aos 16 anos

73

concluem o Ensino Médio aos 19 anos

Rio de Janeiro
Paraná
Link copiado