Guia do Leitor

O Anuário Brasileiro da Educação Básica foi idealizado para ser uma ferramenta de consulta para jornalistas, pesquisadores, gestores de políticas públicas e todos os que desejam compreender melhor o cenário do ensino no Brasil. Sua organização, com base nas 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE), tem esse mesmo objetivo, facilitando a consulta e a compreensão das informações aqui reunidas.

Para cada uma das metas são apresentados os principais dados do assunto abordado. O texto de abertura dá um panorama do tema e do esforço para alcançar a meta do PNE.

De Olho na Equidade

De olho na equidade

O Anuário destaca números que evidenciam as desigualdades educacionais, no quadro “De Olho na Equidade”, nas aberturas e com um selo específico em tabelas e gráficos relacionados ao tema.

Indicador PNE

Indicador pne

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

O selo “Indicador PNE”, acompanhado de uma lupa, indica os gráficos e as tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

Gráficos e tabelas

Os principais números da Educação oferecem um retrato do quadro atual e a evolução dos anos recentes. E, para cada meta, textos complementares ajudam a entender os indicadores e o contexto de cada tema.

Infográficos

Textos e infográficos especialmente elaborados para esta edição destacam uma visão geral do quadro educacional brasileiro. No bloco final, o leitor tem um painel dos desafios do ensino por unidades da federação e capitais.

Educação Já!

Texto exclusivo traz as recomendações do Todos Pela Educação em colaboração com outras organizações e especialistas.

Covid-19

Entenda quais podem ser os impactos da pandemia do novo Coronavírus na Educação brasileira.

Apresentação
Opinião: Priscila Cruz e Luciano Monteiro
Link copiado