PROFESSORES – FORMAÇÃO

Metas do PNE

Garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, no prazo de um ano de vigência do PNE, política nacional de formação dos profissionais da Educação de que tratam os incisos I, II e III do caput do art. 61 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, assegurando que todos os professores e as professoras da Educação Básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam.

Indicador pne

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

Embora 85,3% dos professores possuíssem escolaridade de nível superior, em 2019, o Brasil ainda tem grandes desafios no campo da formação docente. Isso porque a formação inicial de grau universitário não assegura o conhecimento necessário para o exercício do magistério: é preciso, também, que exista compatibilidade entre sua habilitação e as disciplinas que leciona para determinada turma de alunos.

Em 2019, apenas 56,8% das turmas do Ensino Fundamental (Anos Finais) possuíam professores com formação compatível com as disciplinas que lecionavam, sendo que ainda 8,4% assistiam a aulas com docentes sem diploma de Ensino Superior.

Há, também, desafios específicos, como aprimorar a formação inicial dos docentes de Educação Infantil. Hoje, apenas 76,3% desses professores concluíram curso de nível superior, enquanto 96,9% dos de Ensino Médio se graduaram.

De olho da equidade

A formação inicial dos professores e a compatibilidade entre sua graduação e as disciplinas que lecionam para suas turmas também evidenciam profundas desigualdades do sistema educacional brasileiro.

16%

dos professores do Acre possuem apenas Ensino Médio, enquanto 1,5% dos docentes do Amapá têm essa mesma formação.

41%

dos docentes brasileiros possuem algum nível de pós-graduação. O Rio de Janeiro apresenta o menor índice (27,1%), enquanto, no Espírito Santo, 80,8% dos professores são pós-graduados.

Escolaridade

Professores da Educação Básica

Por nível de escolaridade – Brasil – 2009-2019 (Em %)

Indicador pne

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Cresce o número de professores com Ensino Superior e pós-graduação.

Superior sem pós-graduação

Superior com pós-graduação

Ensino Médio Normal/Magistério

Ensino Médio

Ensino Fundamental

20092019
Superior sem pós-graduação858.975979.196
Superior com pós-graduação484.199907.036
Ensino Médio Normal/Magistério483.907197.551
Ensino Médio139.822122.450
Ensino Fundamental12.4575.785

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Nota: 7 Os professores são contados uma única vez em cada etapa/modalidade de ensino e em cada Unidade da Federação (UF), região e no País, porém, podem atuar em mais de uma etapa/modalidade de ensino e em mais de uma UF ou região..

Professores da Educação Básica

Quase um quarto dos professores de Educação Infantil não tem curso superior.

SuperiorEnsino Normal / MagistérioEnsino MédioEnsino Fundamental
TotalCom pós-graduaçãoSem pós-graduação
Educação Infantil76,334,841,515,38,00,5
Ensino Fundamental87,642,644,97,74,50,2
Ensino Médio96,948,148,80,82,20,0

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Nota: 7 Os professores são contados uma única vez em cada etapa/modalidade de ensino e em cada Unidade da Federação (UF), região e no País, porém, podem atuar em mais de uma etapa/modalidade de ensino e em mais de uma UF ou região..

Professores com formação continuada

Indicador pne

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Etapa de ensino%
Educação Básica37,9
Educação Infantil42,1
Ensino Fundamental38,6
Ensino Médio30,8

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Nota: 7 Os professores são contados uma única vez em cada etapa/modalidade de ensino e em cada Unidade da Federação (UF), região e no País, porém, podem atuar em mais de uma etapa/modalidade de ensino e em mais de uma UF ou região..

Saiba mais

Sete níveis para compreender a formação docente

Para a melhor compreensão do contexto de desenvolvimento profissional dos professores, o movimento Todos pela Educação criou uma tipologia composta por sete níveis. No nível 1, o professor tem licenciatura ou bacharelado com formação pedagógica na disciplina que leciona; no nível 7, sequer possui formação superior completa.

Veja, abaixo, a tabela com a descrição da tipologia utilizada nas tabelas e nos gráficos seguintes.

Tipologia da formação docente e possíveis caminhos para maior adequação

Formação do docenteExemplo
Tipo 1 - Formação compatívelLicenciatura na disciplina que leciona ou bacharelado na disciplina que leciona com formação pedagógica ou qualquer bacharelado com formação pedagógica na disciplina que leciona.Licenciado em Matemática ou bacharel em Matemática com formação pedagógica ou bacharel em Química com formação pedagógica em Matemática. Dá aula de Matemática.
Tipo 2Licenciatura em alguma disciplina da BNCC, mas leciona outra disciplina.Licenciado em Física. Dá aula de Matemática.
Tipo 3Licenciatura em Pedagogia.Licenciado em Pedagogia. Dá aula de Matemática.
Tipo 4Outro bacharelado com formação pedagógica em disciplina diferente da que leciona.Administrador com formação pedagógica em Física. Dá aula de Matemática.
Tipo 5Bacharelado na disciplina que leciona sem formação pedagógica.Bacharel em Matemática. Dá aula de Matemática.
Tipo 6Outra formação de Ensino Superior.Bacharel em Pedagogia. Dá aula de Matemática.
Tipo 7Docentes sem Ensino Superior completo.Não tem Ensino Superior. Dá aula de Matemática.

Formação

Adequação da formação docente no Ensino Fundamental (Anos Finais)

Indicador pne

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43,2% das turmas têm aulas com professores sem formação adequada nesta etapa.

Tipo 1Tipo 2Tipo 3Tipo 4Tipo 5Tipo 6Tipo 7
201250,114,18,02,33,64,417,5
201351,414,28,41,92,94,416,8
201453,014,38,91,72,04,315,9
201552,215,58,91,62,24,115,6
201654,313,99,01,52,24,015,1
201753,315,09,31,42,14,514,4
201855,215,19,61,71,43,913,1
201956,816,910,10,62,54,68,4

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Adequação da formação docente no Ensino Fundamental (Anos Finais)

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8,6% das turmas desta etapa têm aulas de Matemática com professores sem formação de nível superior.

Tipo 1Tipo 2Tipo 3Tipo 4Tipo 5Tipo 6Tipo 7
Artes37,424,515,40,75,36,410,2
Ciências63,110,210,30,82,64,78,3
Ed. Física67,28,37,30,53,44,29,1
Geografia55,219,410,60,61,74,38,2
História59,414,410,40,62,24,88,1
Matemática57,815,910,40,71,94,78,6
Língua Estrangeira46,034,35,70,61,74,37,3
Língua Portuguesa67,59,010,80,61,23,37,7

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Adequação da formação docente no Ensino Médio

Indicador pne

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

4 a cada 10 turmas de Ensino Médio têm aulas com professores não especialistas.

Tipo 1Tipo 2Tipo 3Tipo 4Tipo 5Tipo 6Tipo 7
201256,419,03,92,64,76,57,0
201357,818,74,02,43,96,46,8
201459,519,24,21,72,86,16,5
201558,919,34,21,63,06,26,7
201660,418,84,01,53,06,26,1
201761,018,94,11,52,95,85,9
201861,919,44,42,02,04,95,4
201963,320,54,40,32,96,02,6

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Adequação da formação docente no Ensino Médio

Indicador pne

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

Números revelam falta de professores em diversas áreas do conhecimento.

Tipo 1Tipo 2Tipo 3Tipo 4Tipo 5Tipo 6Tipo 7
Artes51,223,88,00,16,77,13,1
Biologia79,95,62,90,83,55,42,0
Ed. Física81,35,32,30,04,14,32,7
Filosofia48,328,88,80,53,17,82,6
Física45,838,12,70,72,07,43,4
Geografia73,015,33,10,12,44,12,0
História72,712,13,10,12,97,31,8
Matemática74,012,63,60,22,15,02,5
Língua Estrangeira54,032,93,00,12,14,63,4
Língua Portuguesa81,48,33,10,11,73,42,0
Química60,523,43,60,42,27,12,8
Sociologia32,241,110,10,43,99,62,7

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Educação Superior

Percentual de matrículas em cursos voltados à docência

Por modalidade – Brasil – 2010-2018

Cresce a formação de professores por cursos a distância.

Presencial

EAD

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo da Educação Superior. Elaboração: Todos Pela Educação.

Nota: 28 Foram consideradas apenas as matrículas em cursos de graduação. A lista completa dos cursos voltados à docência está disponível em https://bit.ly/2Up1LZV..

Matrículas em cursos voltados à docência – Por modalidade nas Redes Privada e Pública (em milhares) – Brasil – 2010-2018

Crescimento da modalidade EAD acontece principalmente na rede privada.

EAD

Presencial

Privada

Pública

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo da Educação Superior. Elaboração: Todos Pela Educação.

Matrículas na modalidade EAD no Ensino Superior da Rede Privada

Pedagogia é o curso mais procurado na modalidade EAD, na formação de professores.

CursosAbsoluto%
Pedagogia440.62864,2
Educação Física70.12010,2
Língua Portuguesa40.5915,9
História34.6555,1
Matemática27.5594,0
Demais cursos voltados à docência72.41710,6

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo da Educação Superior. Elaboração: Todos Pela Educação.

Nota: 28 Foram consideradas apenas as matrículas em cursos de graduação. A lista completa dos cursos voltados à docência está disponível em https://bit.ly/2Up1LZV..

Escolaridade

Professores da Educação Básica – Por nível de escolaridade – 2019

Por unidades da federação

Unidade da federaçãoSuperiorEnsino Normal / MagistérioEnsino MédioEnsino Fundamental
TotalCom pós-graduaçãoSem pós-graduação
Brasil85,341,044,38,95,50,3
Região Norte83,531,152,48,37,80,4
Rondônia94,357,337,03,91,60,2
Acre77,228,548,64,616,02,2
Amazonas81,127,853,36,512,00,5
Roraima75,836,039,811,211,81,2
Pará84,127,856,29,46,30,2
Amapá84,633,451,213,81,50,1
Tocantins84,730,754,08,96,10,2
Região Nordeste76,537,539,015,37,80,4
Maranhão64,030,233,829,46,30,3
Piauí80,639,940,712,86,30,3
Ceará84,936,848,16,78,20,2
Rio Grande do Norte86,341,644,75,97,60,3
Paraíba80,239,740,512,17,40,3
Pernambuco75,836,739,117,95,80,5
Alagoas72,535,437,115,211,90,4
Sergipe87,639,747,98,33,90,2
Bahia75,041,433,614,89,60,6
Região Sudeste88,937,151,86,74,20,2
Minas Gerais89,839,450,47,22,80,2
Espírito Santo97,380,816,51,21,40,0
Rio de Janeiro72,927,145,823,23,70,3
São Paulo93,135,557,61,45,40,1
Região Sul89,461,328,16,73,70,2
Paraná92,074,417,65,92,00,1
Santa Catarina89,857,532,33,56,40,3
Rio Grande do Sul86,148,737,49,83,80,3
Região Centro-Oeste92,445,846,62,15,20,2
Mato Grosso do Sul94,947,947,02,03,00,1
Mato Grosso91,647,943,81,16,90,3
Goiás90,044,745,33,06,80,2
Distrito Federal96,043,252,91,91,90,2

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Formação

Adequação da formação docente no Ensino Fundamental (Anos Finais)

Por unidades da federação

Unidade da federaçãoTipo 1Tipo 2Tipo 3Tipo 4Tipo 5Tipo 6Tipo 7
Brasil56,816,910,10,62,54,68,4
Região Norte46,913,817,60,01,04,616,0
Rondônia57,917,613,50,12,64,63,7
Acre33,413,114,60,01,23,734,1
Amazonas39,113,522,40,00,43,421,1
Roraima40,47,717,40,00,78,425,4
Pará50,014,116,10,01,05,013,8
Amapá68,25,610,20,02,74,98,4
Tocantins44,916,722,00,10,75,310,4
Região Nordeste39,122,813,71,71,56,514,8
Maranhão26,421,015,70,01,14,331,4
Piauí45,018,017,30,01,15,613,0
Ceará27,539,69,37,00,78,77,3
Rio Grande do Norte54,611,116,80,13,25,98,2
Paraíba54,512,813,80,13,15,810,0
Pernambuco48,223,68,50,11,95,212,5
Alagoas50,313,613,00,02,74,316,1
Sergipe65,213,210,20,01,45,05,0
Bahia39,016,718,40,11,47,616,8
Região Sudeste71,415,35,60,22,13,12,3
Minas Gerais71,79,88,20,13,34,62,3
Espírito Santo63,15,715,20,43,211,11,3
Rio de Janeiro74,38,21,90,44,54,76,0
São Paulo71,021,24,70,20,51,11,2
Região Sul73,411,96,50,02,12,83,2
Paraná81,410,22,80,12,22,41,0
Santa Catarina68,56,813,80,02,02,76,1
Rio Grande do Sul69,416,95,00,02,03,33,4
Região Centro-Oeste53,012,710,00,011,66,46,2
Mato Grosso do Sul74,710,75,80,02,63,62,6
Mato Grosso30,410,410,50,032,18,68,0
Goiás50,117,514,80,03,05,98,7
Distrito Federal76,46,82,10,07,06,70,8

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Adequação da formação docente no Ensino Médio

Por unidades da federação

Unidade da federaçãoTipo 1Tipo 2Tipo 3Tipo 4Tipo 5Tipo 6Tipo 7
Brasil63,320,54,40,32,96,02,6
Região Norte64,717,76,50,01,77,32,1
Rondônia61,920,48,80,03,35,10,4
Acre48,726,28,60,02,35,29,0
Amazonas70,618,66,70,00,52,31,2
Roraima51,414,111,40,01,08,413,6
Pará67,713,93,50,01,812,40,7
Amapá80,67,92,20,04,34,11,0
Tocantins48,527,813,60,01,35,73,1
Região Nordeste53,925,74,60,12,59,14,2
Maranhão53,126,66,40,02,76,24,9
Piauí59,517,95,80,02,45,58,9
Ceará65,721,43,20,12,15,22,4
Rio Grande do Norte75,411,41,80,24,64,32,3
Paraíba63,817,82,90,25,35,84,2
Pernambuco50,235,42,40,11,77,72,5
Alagoas63,416,47,10,14,25,23,6
Sergipe75,815,22,10,02,44,00,5
Bahia37,832,06,00,11,616,95,6
Região Sudeste69,120,53,20,61,83,71,1
Minas Gerais72,811,32,20,14,57,51,4
Espírito Santo60,66,512,30,14,215,70,6
Rio de Janeiro77,714,00,91,31,72,71,7
São Paulo65,027,93,90,60,41,50,7
Região Sul70,615,95,10,11,73,92,8
Paraná78,713,21,10,12,24,10,5
Santa Catarina65,09,614,10,01,23,66,4
Rio Grande do Sul66,623,62,30,11,43,82,3
Região Centro-Oeste50,716,75,30,113,79,14,4
Mato Grosso do Sul70,117,92,50,13,94,50,9
Mato Grosso30,38,95,80,136,714,53,9
Goiás49,024,37,50,13,87,97,5
Distrito Federal75,78,71,20,06,96,90,5

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Educação Superior
Talis
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