EDUCAÇÃO SUPERIOR

Metas do PNE

Elevar a taxa bruta de matrículas na Educação Superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, asseguradas a qualidade da oferta e a expansão para, pelo menos, 40% das novas matrículas no segmento público.

Elevar a qualidade da Educação Superior pela ampliação da proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de Educação Superior para 75%, sendo, do total, no mínimo, 35% de doutores.

Elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu, de modo a atingir a titulação anual de 60 mil mestres e 25 mil doutores.

Indicador pne

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

Os dados estatísticos mais recentes disponíveis mostram que o acesso ao Ensino Superior – medido pelas taxas bruta e líquida de matrículas – não avançou expressivamente entre 2018 e 2019.

A taxa bruta de matrículas, definida como a proporção de pessoas que frequentam o Ensino Superior em relação à população de 18 a 24 anos, aumentou ligeiramente de 44,3% para 44,4%.

Já a taxa líquida de matrículas, que mede a proporção de pessoas de 18 a 24 anos que frequentam o Ensino Superior em relação à população dessa faixa etária, diminuiu de 21,8% para 21,5%.

A ausência de ganhos expressivos se agrava quando se observa a forte desigualdade presente no acesso à Educação Superior: a taxa líquida de matrículas é quatro vezes maior para os mais ricos, em relação ao quartil mais pobre da população.

Por fim, os dados mostram que o número de mestres e de doutores e a sua porcentagem no quadro total de docentes da Educação Superior seguem em crescimento no País, tendo já superado as metas definidas no PNE.

De olho da equidade

O sistema escolar brasileiro reproduz diversas desigualdades sociais. É importante evidenciá-las para que as políticas públicas sejam colocadas em prática de forma mais equitativa. Por isso, é essencial a análise de alguns recortes: por região, localidade, renda e raça/cor.

10,7%

é a taxa líquida de matrícula na Educação Superior entre os 25% mais pobres, em comparação a 45,9% quando se consideram os 25% mais ricos.

35,8%

é a taxa líquida de matrículas na Educação Superior no Distrito Federal. Já na Bahia, é de 14,6%.

Grandes números da Educação Superior – Brasil – 2018

TotalPúblicoPrivado
Ingressantes3.445.935580.9362.864.999
Matrículas8.450.7552.077.4816.373.274
Concluintes1.264.288259.3021.004.986
Docentes397.893183.669214.224
Instituições2.5372992.238

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo da Educação Superior. Elaboração: Todos Pela Educação.

Notas: 25 Número total de docentes (em exercício e afastados). e 26 Consideram-se as matrículas, os ingressos e os concluintes dos cursos de graduação..

Acesso

Porcentagem de pessoas que frequentam o Ensino Superior em relação à população de 18 a 24 anos (taxa bruta)

Brasil – 2012-2019

Indicador pne

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

Fonte: IBGE/Pnad Contínua. Elaboração: Todos Pela Educação.

Porcentagem de pessoas de 18 a 24 anos que frequentam o Ensino Superior em relação à população dessa faixa etária (taxa líquida)

Brasil – 2012-2019

Indicador pne

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

Fonte: IBGE/Pnad Contínua. Elaboração: Todos Pela Educação.

Porcentagem de pessoas de 18 a 24 anos que frequentam o Ensino Superior em relação à população dessa faixa etária (taxa líquida)

Brasil – 2019

De olho na equidade

A altura das barras representa a distância, em pontos percentuais, em relação ao quadro geral do País.

16,6Pretos16,1Pardos29,8BrancosRaça/Cor23,7Urbano7,7RuralLocalidade45,925% mais ricos10,725% mais pobresRendaBRASIL21,5ABAIXODA MÉDIAACIMADA MÉDIA
16,6Pretos16,1Pardos29,8BrancosRaça/Cor23,7Urbano7,7RuralLocalidade45,925% maisricos10,725% maispobresRendaBRASIL21,5ABAIXODA MÉDIAACIMADA MÉDIA

Fonte: IBGE/Pnad Contínua. Elaboração: Todos Pela Educação.

Notas: 9 As categorias raça/cor, conforme autodeclaração do respondente – “Brancos”, “Pretos” e “Pardos” –, não esgotam as categorias de raça/cor levantadas pelo IBGE. As estatísticas “Amarelos”, “Indígenas” e “Não Declarado” não foram apuradas por não ter observações em quantidade suficiente para garantir a validade estatística. e 10 A renda domiciliar per capita é calculada a partir de todos os rendimentos do trabalho dos moradores do domicílio exclusive o rendimento das pessoas cuja condição no domicílio era pensionista, empregado doméstico ou parente do empregado doméstico e crianças menores de 10 anos..

Saiba mais

O crescimento da Educação Superior no Brasil

Taxa bruta é a proporção do número de matrículas na Educação Superior em relação ao total da população na faixa etária de 18 a 24 anos.

Taxa líquida é a proporção do número de alunos de 18 a 24 anos na Educação Superior em relação ao total da população dessa faixa etária.

Formação

Porcentagem de mestres e doutores no corpo docente da Educação Superior – Brasil – 2010-2018

Indicador pne

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

Mestres e doutores

Doutores

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo da Educação Superior. Elaboração: Todos Pela Educação.

Nota: 25 Número total de docentes (em exercício e afastados)..

Número de mestres e doutores titulados

Brasil – 2010-2018

Indicador pne

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo da Educação Superior. Elaboração: Todos Pela Educação.

Nota: 25 Número total de docentes (em exercício e afastados)..

Acesso

Porcentagem de pessoas de 18 a 24 anos que frequentam o Ensino Superior em relação à população dessa faixa etária (taxa líquida) – 2012-2019

Por unidades da federação

Unidade da federação20122013201420152016201720182019
Brasil16,617,118,219,320,719,921,821,5
Região Norte11,612,713,314,415,115,317,818,0
Rondônia14,415,116,116,917,717,221,621,6
Acre14,016,417,618,120,119,919,820,1
Amazonas13,614,114,715,618,115,718,119,3
Roraima22,419,219,325,419,022,523,722,1
Pará8,69,910,611,311,412,714,615,0
Amapá16,914,915,418,419,321,426,828,1
Tocantins12,515,915,918,419,718,721,917,5
Região Nordeste11,512,313,714,516,015,217,417,1
Maranhão7,78,58,110,211,712,515,214,4
Piauí14,315,816,216,719,019,821,223,1
Ceará12,814,115,515,515,816,717,719,8
Rio Grande do Norte12,614,417,219,517,618,522,520,9
Paraíba16,315,417,517,819,920,521,019,7
Pernambuco11,712,514,314,318,014,017,917,4
Alagoas11,310,713,213,615,013,017,814,0
Sergipe15,817,917,518,117,017,916,616,1
Bahia9,810,112,113,214,813,314,814,6
Região Sudeste18,519,320,121,623,721,423,323,2
Minas Gerais16,518,318,620,823,319,421,221,4
Espírito Santo18,316,517,919,321,520,321,121,1
Rio de Janeiro17,517,718,720,222,021,024,824,6
São Paulo19,920,621,522,824,722,824,123,7
Região Sul21,521,422,322,823,925,226,725,9
Paraná21,719,722,022,322,224,726,125,7
Santa Catarina21,621,923,823,925,226,227,028,3
Rio Grande do Sul21,222,921,722,724,825,227,124,7
Região Centro-Oeste21,921,823,224,224,125,226,925,4
Mato Grosso do Sul19,918,620,320,623,023,721,420,2
Mato Grosso19,320,619,821,423,022,123,820,8
Goiás19,919,322,223,621,223,626,024,7
Distrito Federal31,431,331,331,533,032,836,535,8

Fonte: IBGE/Pnad Contínua. Elaboração: Todos Pela Educação.

Formação

Porcentagem de mestres e doutores no corpo docente da Educação Superior – 2018

Por unidades da federação

Unidade da federaçãoMestres e doutoresDoutores
Brasil82,243,0
Região Norte75,633,9
Rondônia67,824,8
Acre70,633,7
Amazonas76,632,7
Roraima81,838,2
Pará83,441,0
Amapá60,920,1
Tocantins68,430,6
Região Nordeste81,640,7
Maranhão72,229,7
Piauí76,333,6
Ceará84,040,3
Rio Grande do Norte83,247,6
Paraíba88,048,8
Pernambuco81,341,5
Alagoas76,536,0
Sergipe84,847,2
Bahia82,240,4
Região Sudeste83,545,6
Minas Gerais82,042,5
Espírito Santo81,938,5
Rio de Janeiro87,152,5
São Paulo83,145,1
Região Sul84,645,2
Paraná83,444,2
Santa Catarina79,037,0
Rio Grande do Sul90,152,4
Região Centro-Oeste77,838,7
Mato Grosso do Sul82,444,7
Mato Grosso70,632,1
Goiás77,134,7
Distrito Federal82,746,6

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo da Educação Superior. Elaboração: Todos Pela Educação

Nota: 25 Número total de docentes (em exercício e afastados)..

Número de mestres e doutores titulados – 2018

Por unidades da federação

Unidade da federaçãoMestres tituladosDoutores titulados
Brasil64.43222.901
Região Norte3.334617
Rondônia18015
Acre19120
Amazonas743175
Roraima12711
Pará1.679349
Amapá1017
Tocantins31340
Região Nordeste12.6303.523
Maranhão60382
Piauí57576
Ceará2.090608
Rio Grande do Norte1.593418
Paraíba1.705448
Pernambuco2.337896
Alagoas47298
Sergipe728172
Bahia2.527725
Região Sudeste29.76212.736
Minas Gerais7.1652.229
Espírito Santo1.279200
Rio de Janeiro7.4022.951
São Paulo13.9167.356
Região Sul13.5954.638
Paraná5.0951.412
Santa Catarina2.604916
Rio Grande do Sul5.8962.310
Região Centro-Oeste5.1111.387
Mato Grosso do Sul942242
Mato Grosso799124
Goiás1.547352
Distrito Federal1.823669

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo da Educação Superior. Elaboração: Todos Pela Educação

Nota: 25 Número total de docentes (em exercício e afastados)..

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