Apresentação

Desde 2012, o Anuário Brasileiro da Educação Básica organiza e sistematiza didaticamente os principais dados sobre a Educação brasileira, como uma ferramenta de trabalho para gestores públicos, pesquisadores, jornalistas e todos os profissionais cujo cotidiano se relaciona direta ou indiretamente à melhoria da Educação.

Esta é a versão digital da edição 2020 do Anuário, a primeira nesse formato, com seu conteúdo integral. Reúne as informações mais recentes de fontes primárias, como as pesquisas do IBGE e do Inep/MEC, e também avança ano após ano ao analisar os indicadores e reelaborá-los a partir dos microdados. É enriquecida ainda com os dados relativos à Educação nos Estados e nas capitais brasileiras.

Dessa forma, o Anuário consolida-se entre os estudos que melhor permitem compreender e equacionar os desafios da Educação brasileira.

Neste ano, procurou-se incorporar as análises possíveis a partir do advento da pandemia de Covid-19, que tende a agravar o cenário de desigualdades e desafia a sociedade brasileira a construir um novo futuro para seu sistema educativo. Para isso, mais do que nunca, informações, evidências e análises bem embasadas se mostram fundamentais, e é essa contribuição que o Anuário traz para seus leitores, sempre com o objetivo de assegurar na plenitude o direito à aprendizagem de nossas crianças e adolescentes.

Boa leitura!

Guia do Leitor
Link copiado