EDUCAÇÃO INTEGRAL

Metas do PNE

Oferecer Educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica.

Indicador pne

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, promulgada em 1996, já previa a ampliação da jornada escolar e a oferta gradual do ensino em tempo integral ao maior número de alunos. O PNE incorporou esse objetivo que, no entanto, ainda parece distante de ser alcançado.

Em 2019, o número de matrículas nessa modalidade de ensino na rede pública de Educação Básica era de 5 milhões (14,2% do total), cerca de 2 milhões a mais em relação ao número observado em 2011.

Nesse mesmo período, também aumentou o percentual de escolas públicas com matrículas em tempo integral. Entre 2011 e 2015, esse indicador apresentou um crescimento continuado, chegando a 44,6%. Porém, a partir de 2016, houve um recuo e, em 2019, uma em cada três escolas de Educação Básica da rede pública oferecia matrículas em tempo integral.

De olho da equidade

O sistema escolar brasileiro reproduz diversas desigualdades sociais. É importante evidenciá-las para que as políticas públicas sejam colocadas em prática de forma mais equitativa. Por isso, é essencial a análise de alguns recortes: por região, localidade, renda e raça/cor.

13,9%

das escolas públicas de Educação Básica da região Norte possuem pelo menos uma matrícula em tempo integral, enquanto, no Sul, esse percentual é de 42,3%.

3,8%

das matrículas de Educação Básica no Amapá são em tempo integral. No Ceará, essa parcela é de 31,4%.

Estabelecimentos

Porcentagem e total de escolas públicas da Educação Básica com pelo menos uma matrícula em tempo integral – Brasil – 2011-2019

Indicador pne

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O ensino em tempo integral prevê jornada escolar igual ou superior a sete horas diárias, incluídas as atividades do currículo obrigatório e as complementares.

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Notas: 4 São excluídos os estabelecimentos que não estão em atividade ou que não têm turmas de escolarização., 16 Consideram-se apenas os alunos cuja matrícula é em turma de escolarização, na rede pública e de Educação presencial. Exceto matrículas que pertencem à Educação de Jovens e Adultos (EJA), e a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, oferecida na forma subsequente ou concomitante. e 17 Consideram-se, em tempo integral, as matrículas que estão em turmas com 7 ou mais horas de duração e as que estão em turmas com carga horária menor, mas que somada com o tempo de Atividade Complementar atinja as 7 horas ou mais..

Escolas públicas da Educação Básica de acordo com a porcentagem de matrículas em tempo integral – Brasil – 2019

Dentre as escolas que possuem matrículas em tempo integral na Educação Básica, aquelas com mais de 75% de matrículas nessa modalidade correspondem a 37,5% do total.

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Notas: 4 São excluídos os estabelecimentos que não estão em atividade ou que não têm turmas de escolarização., 16 Consideram-se apenas os alunos cuja matrícula é em turma de escolarização, na rede pública e de Educação presencial. Exceto matrículas que pertencem à Educação de Jovens e Adultos (EJA), e a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, oferecida na forma subsequente ou concomitante. e 17 Consideram-se, em tempo integral, as matrículas que estão em turmas com 7 ou mais horas de duração e as que estão em turmas com carga horária menor, mas que somada com o tempo de Atividade Complementar atinja as 7 horas ou mais..

Matrículas

Número de matrículas em tempo integral em escolas públicas da Educação Básica

201120122013201420152016201720182019
Educação Básica3.164.5443.752.6844.911.2346.342.1296.594.3154.558.3276.055.9744.933.1215.002.641
Educação Infantil1.270.1171.379.7881.485.8871.557.1861.616.5761.660.0351.772.8221.782.5151.820.935
Ensino Fundamental - Anos Iniciais1.089.0981.312.4201.878.1072.677.6512.807.3411.493.1712.279.4761.471.5151.308.263
Ensino Fundamental - Anos Finais599.565792.0111.203.1921.695.7541.729.253925.0281.417.808980.6691.111.146
Ensino Médio205.764268.465344.048411.538441.145480.093585.868698.422762.297

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Notas: 1 O mesmo aluno pode ter mais de uma matrícula., 16 Consideram-se apenas os alunos cuja matrícula é em turma de escolarização, na rede pública e de Educação presencial. Exceto matrículas que pertencem à Educação de Jovens e Adultos (EJA), e a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, oferecida na forma subsequente ou concomitante. e 17 Consideram-se, em tempo integral, as matrículas que estão em turmas com 7 ou mais horas de duração e as que estão em turmas com carga horária menor, mas que somada com o tempo de Atividade Complementar atinja as 7 horas ou mais..

Porcentagem de matrículas em tempo integral em escolas públicas da Educação Básica

Indicador pne

A lupa indica os gráficos e tabelas que trazem indicadores relevantes para o acompanhamento das metas do PNE.

201120122013201420152016201720182019
Educação Básica8,29,913,117,218,312,616,913,914,2
Educação Infantil25,326,627,628,128,728,228,828,228,2
Ensino Fundamental - Anos Iniciais7,79,714,220,521,911,818,211,910,8
Ensino Fundamental - Anos Finais4,96,710,515,516,48,913,99,611,0
Ensino Médio2,83,74,75,76,36,78,410,311,7

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Notas: 1 O mesmo aluno pode ter mais de uma matrícula., 16 Consideram-se apenas os alunos cuja matrícula é em turma de escolarização, na rede pública e de Educação presencial. Exceto matrículas que pertencem à Educação de Jovens e Adultos (EJA), e a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, oferecida na forma subsequente ou concomitante. e 17 Consideram-se, em tempo integral, as matrículas que estão em turmas com 7 ou mais horas de duração e as que estão em turmas com carga horária menor, mas que somada com o tempo de Atividade Complementar atinja as 7 horas ou mais..

Estabelecimentos

Escolas públicas da Educação Básica com pelo menos uma matrícula em tempo integral – 2014-2019

Por unidades da federação

Unidade da federação201420152016201720182019
%Total%Total%Total%Total%Total%Total
Brasil42,362.20344,664.67432,446.70240,457.33633,146.10033,045.221
Região Norte26,15.58130,96.53815,03.13720,64.27814,73.00313,92.819
Rondônia37,943246,652325,328120,622414,615513,8145
Acre22,436527,744316,826613,12068,51309,3140
Amazonas20,91.08326,31.34915,880121,51.08210,250511,8580
Roraima11,5859,36910,4798,3658,0638,366
Pará25,12.62730,23.11410,71.08518,91.90416,61.63613,01.264
Amapá15,912121,516213,510210,1766,3478,765
Tocantins58,286859,287835,452348,772131,846739,1559
Região Nordeste38,722.80742,324.16723,613.26437,720.54428,614.96730,615.520
Maranhão26,13.093333.82913,11.50422,92.56120,12.16824,72.614
Piauí26,41.31138,41.80622,41.02834,61.50333,01.34735,41.374
Ceará563.62453,73.40529,81.86957,13.52339,62.38355,13.202
Rio Grande do Norte48,81.48246,01.36328,182033,897423,666423,6655
Paraíba49,82.28344,41.98824,51.07342,91.77631,91.27030,51.178
Pernambuco48,63.48146,33.16923,81.61843,62.86624,91.56126,91.639
Alagoas46,31.22947,41.21626,667241,71.03937,791737,5881
Sergipe34,764039,271417,431433,358126,244324,4405
Bahia34,55.66442,16.67728,14.36638,15.72129,54.21426,13.572
Região Sudeste48,419.09949,619.58845,518.00249,119.38743,317.00040,215.765
Minas Gerais46,15.73646,45.73546,15.67549,15.99042,25.08431,63.755
Espírito Santo36,51.06535,91.03523,867925,371020,957422,0598
Rio de Janeiro55,63.56146,72.98642,42.71949,63.18642,12.69940,32.601
São Paulo49,28.73755,19.83249,78.92952,69.50147,78.64348,58.811
Região Sul52,910.34653,210.41846,59.09748,89.51242,58.22942,38.167
Paraná53,13.77552,83.77249,13.53647,33.41240,72.93940,12.899
Santa Catarina55,62.77457,52.87454,92.71955,22.72253,42.60652,52.552
Rio Grande do Sul51,03.79750,83.77238,32.84246,03.37837,02.68437,72.716
Região Centro-Oeste57,74.37052,03.96341,73.20247,03.61537,62.90138,42.950
Mato Grosso do Sul62,178862,279856,372754,370746,160348,1630
Mato Grosso52,61.18051,21.14934,979040,390932,172231,8715
Goiás61,32.09949,11.69639,61.37747,81.67336,31.27138,41.331
Distrito Federal47,730349,932048,230850,632647,030542,2274

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Notas: 4 São excluídos os estabelecimentos que não estão em atividade ou que não têm turmas de escolarização., 16 Consideram-se apenas os alunos cuja matrícula é em turma de escolarização, na rede pública e de Educação presencial. Exceto matrículas que pertencem à Educação de Jovens e Adultos (EJA), e a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, oferecida na forma subsequente ou concomitante. e 17 Consideram-se, em tempo integral, as matrículas que estão em turmas com 7 ou mais horas de duração e as que estão em turmas com carga horária menor, mas que somada com o tempo de Atividade Complementar atinja as 7 horas ou mais..

Matrículas

Total e porcentagem de matrículas em tempo integral em escolas públicas da Educação Básica – 2019

Por etapa de ensino e unidades da federação

Unidade da federaçãoEducação InfantilEnsino Fundamental - Anos IniciaisEnsino Fundamental - Anos FinaisEnsino MédioEducação Básica
%Total%Total%Total%Total%Total
Brasil28,21.820.93510,81.308.26311,01.111.14611,7762.29714,25.002.641
Região Norte7,645.5916,297.0758,7103.7367,655.6997,4302.101
Rondônia6,92.8011,72.1434,04.38011,06.3254,715.649
Acre11,74.3882,62.1812,51.60010,43.7925,411.961
Amazonas3,75.1456,122.49210,629.73610,119.9557,877.328
Roraima9,52.2831,05150,12914,43.2214,36.048
Pará6,819.1405,641.1528,547.0372,68.4656,1115.794
Amapá2,65993,12.2250,632111,93.6113,86.756
Tocantins19,511.23522,326.36720,620.63317,210.33020,468.565
Região Nordeste16,6286.51916,3559.42623,3691.79020,6391.00719,21.928.742
Maranhão3,710.52921,5119.40032,6153.8436,618.08919,0301.861
Piauí5,26.39621,848.70232,858.18025,328.89722,3142.175
Ceará15,047.16833,6164.06443,5192.47627,590.31031,4494.018
Rio Grande do Norte2,52.75811,221.70215,124.94013,014.26611,063.666
Paraíba34,438.78213,330.41019,338.82034,639.75022,5147.762
Pernambuco14,530.1827,940.68215,168.04552,1156.61220,0295.521
Alagoas25,225.60716,835.60016,729.57812,712.77317,5103.558
Sergipe15,19.1056,79.1216,06.93719,112.0949,937.257
Bahia28,2115.99210,389.74515,4118.9713,718.21613,5342.924
Região Sudeste33,8884.1329,5429.9436,2227.9848,9225.54613,21.767.605
Minas Gerais30,0173.6368,697.7023,838.1113,725.0549,9334.503
Espírito Santo11,919.2963,58.4786,011.71111,311.3937,350.878
Rio de Janeiro33,7132.25815,2114.25510,866.15413,662.21116,9374.878
São Paulo37,6558.9428,8209.5085,9112.0089,8126.88814,21.007.346
Região Sul45,9466.2519,2153.2542,636.1035,244.78914,2700.397
Paraná48,7190.80612,279.0191,79.0642,79.48314,9288.372
Santa Catarina44,3140.0256,626.9362,79.25810,822.92715,6199.146
Rio Grande do Sul43,9135.4207,947.2993,517.7814,212.37912,4212.879
Região Centro-Oeste27,8138.4427,268.5656,551.5338,845.25611,0303.796
Mato Grosso do Sul35,640.3085,310.4434,16.2327,46.89511,563.878
Mato Grosso19,830.1855,011.5005,610.50210,513.8299,466.016
Goiás35,866.7478,933.6948,527.87910,721.91913,7150.239
Distrito Federal2,61.2028,612.9285,56.9203,12.6135,823.663

Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar. Elaboração: Todos Pela Educação.

Notas: 1 O mesmo aluno pode ter mais de uma matrícula., 16 Consideram-se apenas os alunos cuja matrícula é em turma de escolarização, na rede pública e de Educação presencial. Exceto matrículas que pertencem à Educação de Jovens e Adultos (EJA), e a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, oferecida na forma subsequente ou concomitante. e 17 Consideram-se, em tempo integral, as matrículas que estão em turmas com 7 ou mais horas de duração e as que estão em turmas com carga horária menor, mas que somada com o tempo de Atividade Complementar atinja as 7 horas ou mais..

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