Rio de Janeiro

No estado do Rio de Janeiro, cerca de 66 a cada 100 jovens concluem o Ensino Médio até os 19 anos. Nessa etapa, apenas 4,2% dos jovens da rede pública possuem nível de aprendizagem adequada em Matemática, e o mesmo ocorre para 24,5% dos alunos, em Língua Portuguesa. Situação similar se verifica na capital do estado.

População

17.264.943

Rendimento Domiciliar per Capita

R$ 1.882,00

3

Posição no país

Matrículas na Educação Básica

TOTAL: 3.573.417

2.461.685 Pública

Privada1.111.732

Estabelecimentos da Educação Básica

TOTAL: 11.325

6.576Pública

Privada4.749

Rede Total

Atendimento Escolar (em %)

Ensino Fundamental

97,4

de crianças e jovens de 6 a 14 anos na etapa

Defasagem (em %)

Crianças e jovens com idade acima da recomendada para a etapa (dois anos ou mais)

Anos Iniciais

16,3

Anos Finais

29,6

Aprendizagem (em %)

Crianças e jovens com aprendizado adequado para a etapa (Total e por Rede)

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Anos Iniciais

Língua
Portuguesa

64,7

Matemática

51,4

5,8

Privada

82,3
72,2

6,9

Pública

57,0
42,4

5,3

Estadual

70,1
39,1

4,8

Anos Finais

Língua
Portuguesa

44,9

Matemática

24,6

4,7

Privada

68,7
47,3

6,2

Pública

35,0
15,1

4,2

Estadual

28,7
10,8

3,7

Atendimento Escolar (em %)

Ensino Médio

72,7

de jovens de 15 a 17 anos na etapa

Defasagem (em %)

Crianças e jovens com idade acima da recomendada para a etapa (dois anos ou mais)

Anos Iniciais

34,9

Aprendizagem (em %)

Crianças e jovens com aprendizado adequado para a etapa (Total e por Rede)

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Língua
Portuguesa

35,0

Matemática

13,1

3,9

Privada

67,1
40,3

5,6

Pública

24,5
4,2

Estadual

23,1
3,0

3,3

De cada

100

estudantes que ingressam na escola

88

concluem o Ensino Fundamental 1 aos 12 anos

75

concluem o Ensino Fundamental 2 aos 16 anos

66

concluem o Ensino Médio aos 19 anos

158.398

é o total de professores da educação básica

72,9

é o percentual de professores com nível superior de escolaridade

Porcentagem de turmas em que os professores têm formação compatível com a disciplina que lecionam

Ensino Fundamental – Anos Finais

74,3

Todas as disciplinas

Língua Portuguesa

76,5

Matemática

73,9

Ensino Médio

77,7

Todas as disciplinas

Língua Portuguesa

89,7

Matemática

91,1

Rio de Janeiro

Rede Total

Atendimento Escolar (em %)

Ensino Fundamental

97,2

de crianças e jovens de 6 a 14 anos na etapa

Rede Pública

Defasagem (em %)

Crianças e jovens com idade acima da recomendada para a etapa (dois anos ou mais)

Anos Iniciais

13,8

Anos Finais

27,4

Aprendizagem (em %)

Crianças e jovens com aprendizado adequado para a etapa (Rede Pública)

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Anos Iniciais

Língua
Portuguesa

60,8

Matemática

49,2

5,7

Anos Finais

Língua
Portuguesa

41,9

Matemática

20,6

4,7

Atendimento Escolar (em %)

Ensino Médio

81,8

de jovens de 15 a 17 anos na etapa

Defasagem (em %)

Crianças e jovens com idade acima da recomendada para a etapa (dois anos ou mais)

Anos Iniciais

42,6

Aprendizagem (em %)

Crianças e jovens com aprendizado adequado para a etapa (Total e por Rede)

Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Língua
Portuguesa

21,8

Matemática

2,3

3,3

De cada

100

estudantes que ingressam na escola

92

concluem o Ensino Fundamental 1 aos 12 anos

87

concluem o Ensino Fundamental 2 aos 16 anos

71

concluem o Ensino Médio aos 19 anos

Espírito Santo
São Paulo
Link copiado