Autor: Ademario Ribeiro Payayá
Ilustração: Mauricio Negro
Edição: 1 ª Edição
- Home
- Literatura
- Catálogo de Literatura
- Os Indígenas, a Mãe Terra e o Bem Viver
Os Indígenas, a Mãe Terra e o Bem Viver
Veredas
Sobre o livro
Neste livro, Ademario Ribeiro Payayá escreve sobre temas que falam de sua terra, abrindo sua memória, dando asas à alma, seguindo os compassos do seu coração para conversar sobre diversidade, fé e coragem. A obra traz reflexões sobre o Bem Viver com o objetivo de ampliar o conhecimento de quem são os Povos Indígenas ou Povos Originários, sua cultura, origem, costumes e principalmente sua maneira de defender e celebrar a vida e a conexão com a Mãe Terra.
Como o título se alinha aos propósitos da Campanha da Fraternidade 2026?
Bem Viver é o convite especial desse livro, que se conecta de forma direta com o Tema da CF 2026, pois traz as narrativas da história do povo Payayá: como superam os obstáculos do cotidiano existencial, como preservam a mística de viver juntos e de resgatar, contínua e cumulativamente, o dom da sabedoria intelectual e espiritual. É uma leitura atraente pois, num dado momento, nos sentimos parte do contexto narrado. E, sim, somos um todo organizado, não apenas parte do todo. Entender os “mistérios” dos povos indígenas, da Mãe Terra (Casa Comum) e buscar sem censuras a arte do Bem Viver nunca foi tão importante.
Prêmio
Prêmio Akuli - Histórias de Tradição Oral, Biblioteca Nacional | 1º lugar
FNLIJ - Altamente recomendável, 2025 - Categoria Informativo
Conheça mais
Detalhes da obra
- Moderna Literatura
- ISBN 9788552729235
- Código do produto: 120009333
- Indicação 8º Ano (EF2), 9º Ano (EF2),
- Assunto ancestralidade, natureza, Povos indígenas, território,
- Tema complementar Diversidade cultural, Campanha da Fraternidade 2025, Educação ambiental,
- Competências BNCC 2. Pensamento científico, crítico e criativo, 3. Repertório cultural, 10. Responsabilidade e cidadania,
- Tipo de obra Ficção
- Faixa etária A partir de 12 anos
- Ano da última edição do livro 2024
- Data comemorativa 19 de abril - Dia dos Povos Indígenas,
Dados técnicos
- Formato Impresso
- Dimensões do produto 15,5 x 22,5 x ,03 cm
- Número de páginas 64
Sobre o autor
Ademario Ribeiro Payayá
Indígena Payayá, pedagogo, mestre e doutorando em Ciências da Educação. Ademario também é escritor, poeta, teatrólogo, diretor de teatro e presidente da Associação ARUANÃ. Na infância inventava escritas em folhas das árvores, solo dos terreiros e enxurradas. Nos anos 1970 iniciou sua Literatura. Tem publicações individuais e em coautorias com indígenas e não indígenas. Ademario tem contribuído nas formações de professores na perspectiva da ampliação de conhecimentos acerca dos povos indígenas com vistas a superarem estereótipos e compreenderem as sociodiversidades identitárias e culturais, além de divulgar escritores(as) da Literatura Indígena.

