Auto da barca do inferno

Coleção Travessias

Autores: Douglas Tufano, Gil Vicente

Sobre o livro

O Auto da barca do Inferno é uma das peças mais famosas de Gil Vicente. Faz parte da Trilogia das barcas, ao lado de Auto da barca do Purgatório e Auto da barca da Glória. O autor imagina um rio em cujas margens há duas barcas: uma que leva ao inferno, conduzida pelo diabo, e outra que leva ao paraíso, conduzida por um anjo. À medida que vão chegando, as almas conversam com os barqueiros e tomam conhecimento do destino que as aguarda. As almas representam tipos sociais. Os condenados ao inferno são: o Fidalgo (que representa a aristocracia perversa e arrogante); o Onzeneiro (que representa o pecado da agiotagem, condenada pela Igreja); o Sapateiro (que representa os comerciantes ladrões); o Frade, que vem com sua amante (representando a parte corrupta do clero); a Alcoviteira (representando aqueles que viviam da prostituição de moças); o Judeu (que, na época, era marginalizado porque contra ele pesava o preconceito religioso de ser o assassino de Jesus); o Corregedor e o Procurador (representando a corrupção da justiça); o Enforcado (um ladrão que se julgava salvo por achar que a forma de sua morte já lhe garantia um lugar no céu). São salvos apenas o Parvo (camponês idiota e explorado que é aceito na barca do paraíso por sua falta de malícia) e os quatro Cavaleiros, que morreram em defesa da fé católica nas cruzadas.
 

Conheça mais

Detalhes da obra

  • Moderna Literatura
  • ISBN 8516050238
  • Código do produto: 12050238
  • Indicação 3º Ano (EM), 2º Ano (EM), 1º Ano (EM),
  • Nível de leitura Crítico
  • Tema complementar Diversidade cultural, Ética,
  • Tipo de obra Ficção
  • Faixa etária A partir de 15 anos

Dados técnicos

  • Formato Impresso
  • Dimensões do produto 17 x 24
  • Número de páginas 96

Leitura indicada para:

Projeto Araribá

Projeto Araribá Plus

Vereda Digital

Sobre os autores

Douglas Tufano

Douglas Tufano nasceu em São Paulo. É formado em Letras e Pedagogia pela USP. Foi professor efetivo da rede oficial de ensino de São Paulo e trabalhou também em escolas particulares, tendo lecionado Português, Literatura Brasileira e História da Arte. Atualmente, ministra cursos de capacitação para professores de todo o Brasil a convite de Secretarias de Educação e instituições particulares de ensino. É autor de vários livros didáticos e paradidáticos, publicados pela Editora Moderna.

Gil Vicente

Gil Vicente é considerado o iniciador do teatro português e um dos seus nomes mais importantes. Há poucas informações biográficas precisas sobre ele, que deve ter nascido por volta de 1465 e morrido um pouco depois de 1536, talvez em 1537. Foi poeta (há poemas seus na coletânea "Cancioneiro Geral", organizada por Garcia de Resende, em 1516), mas é como autor teatral que deixou seu nome na história da literatura portuguesa. Escreveu mais de quarenta peças, religiosas e satíricas.