Autor: Ana Maria Machado
Ilustração: Elisabeth Teixeira
- Home
- Literatura
- Catálogo de Literatura
- O elefantinho malcriado
Material para o professor
O elefantinho malcriado
Série Ana Maria Machado
Sobre o livro
Dos animais do Zoológico, o elefante era o maior. O protagonista dessa história era o menor dos elefantes, um elefante bebê, muito bonitinho, mas muito, muito teimoso. Vivia dando respostas atrevidas e malcriadas a seus pais, ficando furioso por qualquer coisa e fazendo tromba. Certo dia, sem vontade de jantar e de tomar banho, esguichou água no Tonico, um menino que tinha vindo visitá-lo. Tonico contou o que tinha acontecido para os amigos, que contaram para os amigos dos amigos, até que as crianças, indignadas com o que o elefantinho tinha feito, resolveram não visitar mais a sua jaula. Iam ver o macaco, a girafa, o leão, a zebra, mas não o elefante. O elefantinho, que a princípio tentou se mostrar indiferente, foi ficando triste. E prometeu que, se as crianças voltassem, deixava de fazer malcriação. No domingo seguinte, a jaula dos elefantes voltou a ser a atração mais procurada do zoológico.
FNLIJ - Acervo Básico, 1997
Conheça mais
Detalhes da obra
- Moderna Literatura
- ISBN 9788516061708
- Código do produto: 12061708
- Indicação 2º Ano (EF1), 3º Ano (EF1),
- Nível de leitura Em processo
- Assunto Amizade, Teimosia,
- Tema complementar Educação em direitos humanos,
- Tipo de obra Ficção
- Faixa etária A partir de 07 anos
- Data comemorativa 20 de março - Dia Internacional do Contador de Histórias,
Dados técnicos
- Formato Impresso
- Dimensões do produto 22,00 X 24,00
- Número de páginas 36
Leitura indicada para:
Projeto Buriti
Presente Arte
Sobre o autor
Ana Maria Machado
Ana Maria Machado nasceu no Rio de Janeiro em 1941. São mais de 50 anos de carreira, mais de cem livros publicados no Brasil e em mais de 17 países, somando mais de 18 milhões de exemplares vendidos.
Ficou conhecida como escritora, tanto pelos livros voltados para adultos como aqueles voltados para crianças e jovens. Em 1993, tornou-se hors-concours dos prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Em 2000, ganhou o prêmio Hans Christian Andersen, considerado o prêmio Nobel da literatura infantil mundial. E em 2001, a Academia Brasileira de Letras lhe deu o maior prêmio literário nacional, o Machado de Assis, pelo conjunto da obra.