Autor: Ana Maria Machado
Ilustração: Elisabeth Teixeira
- Home
- Literatura
- Catálogo de Literatura
- A velhinha maluquete
Material para o professor
Sobre o livro
A velhinha maluquete conta a história de uma imaginativa senhora da roça que, louca de vontade de viajar e sem dinheiro para pegar um avião, resolveu construir, ela própria, um balão. Passou dias e dias sentada ao tear, costurando panos e mais panos, construindo um grande cesto. Só depois que acendeu uma fogueira para encher o balão de ar quente e, finalmente, ocupar-se com os preparativos para a viagem. A velha senhora não contava, porém, com o fato de que vários dos animais da fazenda se ofereceriam para acompanhá-la: o ratinho, o gato, o cachorro, a cabra, o cavalo, o boi e até a mosca-varejeira que se enfiou no meio do grupo sem pedir permissão. A todos, a velhinha dava o mesmo aviso: "Poder, pode. Mas trate de se comportar". Ora, o balão, lotado, não tinha ido muito longe, quando a confusão se instalou: o boi, tentando dar uma chifrada na mosca, acertou o cavalo, que deu um coice na cabra, que deu uma marrada no cachorro… e assim por diante, até que o rato começou a roer as cordas do balão, que foi caindo devagar. De volta a terra, a velhinha ameaçou: "Se dentro de alguns dias eu não tiver um balão, vou é vender vocês todos e viajar de avião". E não é que os bichanos, com medo de nunca encontrarem outra dona tão maluquete, construíram um bem caprichado?
Conheça mais
Detalhes da obra
- Moderna Literatura
- ISBN 9788516061739
- Código do produto: 12061739
- Indicação 2º Ano (EF1), 3º Ano (EF1),
- Nível de leitura Em processo
- Assunto Amizade, Solidariedade,
- Tema complementar Diversidade cultural,
- Tipo de obra Ficção
- Faixa etária A partir de 07 anos
- Data comemorativa 20 de março - Dia Internacional do Contador de Histórias,
Dados técnicos
- Formato Impresso
- Dimensões do produto 22,00 X 24,00
- Número de páginas 36
Leitura indicada para:
Projeto Buriti
Sobre o autor
Ana Maria Machado
Ana Maria Machado nasceu no Rio de Janeiro em 1941. São mais de 50 anos de carreira, mais de cem livros publicados no Brasil e em mais de 17 países, somando mais de 18 milhões de exemplares vendidos.
Ficou conhecida como escritora, tanto pelos livros voltados para adultos como aqueles voltados para crianças e jovens. Em 1993, tornou-se hors-concours dos prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Em 2000, ganhou o prêmio Hans Christian Andersen, considerado o prêmio Nobel da literatura infantil mundial. E em 2001, a Academia Brasileira de Letras lhe deu o maior prêmio literário nacional, o Machado de Assis, pelo conjunto da obra.