Eva Furnari vence o Jabuti de livro infantil com "Drufs"

calendárioOut 31

Por Crescer
atualizada em 31/10/2017 19h14

 

Foram divulgados nesta terça (31) os vencedores da 59ª edição do Prêmio Jabuti, a mais importante honraria da literatura nacional. São escolhidos três vencedores para cada uma das 29 categorias, que incluem gastronomia, direito, contos e crônicas, biografia, adaptação, entre outras. No que diz respeito às obras destinadas ao público infanto-juvenil, há três categorias distintas: melhor livro infantil, infantil digital e ilustração infantil.

 

O grande vencedor de melhor livro infantil foi Drufs, da escritora e ilustradora Eva Furnari. Em maio desse ano, a autora conquistou o Troféu Monteiro Lobato de Literatura Infantil 2017, prêmio concedido todos os anos pela CRESCER ao autor que mais se destacou na área.

 

Em Drufs, Eva deu vida a personagens criados com seus próprios dedos. Os Drufs são seres pequenos e inusitados, mas, lá no fundo, parecem muito com os humanos. A história começa quando a professora passa uma tarefa: cada aluno deve escrever uma redação sobre suas famílias – e o resultado dessa atividade é apresentado no livro. Com boas doses de criatividade, a premiada artista discorre sobre diferentes relações e configurações familiares. Sem cair no didatismo, ela mostra, de forma delicada, que todas são válidas e devem ser respeitadas.

 

Em entrevista à CRESCER ela revelou que primeiro criou as ilustrações e depois pensou no tema. "Me ocorreu a ideia de que as próprias crianças poderiam falar sobre diferentes configurações familiares. Assim, o tom fica mais puro e inocente, e as questões vão surgindo naturalmente no meio da história. O mais importante é educar na democracia, preparar a criança para a multiplicidade de pessoas e de pensamentos, para que haja a aceitação ponto de vista do outro", disse.

 

Outras Notícias



Out 12

Considerada uma das maiores autoras infantis da atualidade, com sucessos como "Marcelo, Marmelo, Martelo" e "O Reizinho mandão"

VEJA MAIS

Nov 02

Novo livro infantil da celebrada excritora brasileira traz uma linguagem nunca antes pelo deu público.

VEJA MAIS

Out 23

O poder das bibliotecas escolares é o tema do Opinião.

VEJA MAIS
Contador de páginas