POPULAÇÃO DO CAMPO, INDÍGENAS E QUILOMBOLAS

Ao abordar, em mais de uma de suas metas, as populações do campo, as áreas indígenas e os remanescentes de quilombos, o PNE tem propósitos claros. O objetivo é promover o acesso à escola, a elevação da escolaridade e a promoção da qualidade, sempre tendo em vista a superação das desigualdades. Para isso, as estratégias do plano buscam assegurar uma inclusão efetiva, com projetos elaborados especificamente para esses grupos e material pedagógico adequado.

O PNE prevê a preservação da identidade cultural e a participação da comunidade na definição do modelo de organização pedagógica e de gestão das instituições de ensino

Campo

5.177.972
é o total de matrículas na zona rural
São 4.424
municípios com matrículas na zona rural

As regiões Nordeste, Sudeste e Sul concentram as matrículas em áreas rurais

2.570*
municípios têm projetos voltados para essa população
54.403
escolas na zona rural
7.992
utilizam materiais pedagógicos para a Educação do Campo

Infraestrutura (Em %)

Água potável
87,9%
Banheiro
91,2%
Energia elétrica
93,0%
Esgoto
85,3%

Distribuição por região

Norte
2.079
Nordeste
3.243
Sudeste
1.015
Sul
1.131
Centro-Oeste
524
Somente 15% das escolas da zona rural utilizam material pedagógico para Educação do Campo.

Indígenas

250.884
é o total de matrículas em terras indígenas
São 420
municípios com matrículas em terras indígenas

As matrículas em áreas indígenas estão espalhadas por todo o território nacional

279*
municípios têm projetos voltados para essa população
3.363
escolas em terras indígenas
1.214
utilizam materiais pedagógicos para a Educação Indígena

Infraestrutura (Em %)

Água potável
60,8%
Banheiro
55,5%
Energia elétrica
67,6%
Esgoto
49,8%

Distribuição por região

Norte
673
Nordeste
265
Sudeste
38
Sul
77
Centro-Oeste
161
A região Norte se destaca com a maior quantidade de escolas com material pedagógico para Educação Indígena.

Quilombolas

260.087
é o total de matrículas em áreas remanescentes de quilombos
São 657
municípios com matrículas em áreas remanescentes de quilombos

Os estados da região Nordeste preservam muitas áreas de quilombos

484*
municípios têm projetos voltados para essa população
2.523
escolas em áreas remanescentes de quilombos
365
utilizam materiais pedagógicos para a Educação das relações étnico-raciais

Infraestrutura (Em %)

Água potável
90,4%
Banheiro
94,2%
Energia elétrica
97,7%
Esgoto
89,8%

Distribuição por região

Norte
64
Nordeste
189
Sudeste
52
Sul
31
Centro-Oeste
29
Das escolas que utilizam material sobre relações étnico-raciais, a maioria está localizada na região Nordeste.
Fonte: MEC/Inep/DEED - Microdados do Censo Escolar 2020. *IBGE/Munic 2018. Elaboração: Todos Pela Educação.
Ensino Médio
Educação Especial/Inclusiva
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