Apresentação

Chegamos à décima edição do Anuário Brasileiro da Educação Básica reafirmando nossos compromissos primordiais. Desde o início deste trabalho, buscamos organizar e sistematizar os principais dados sobre a Educação brasileira, a fim de oferecer uma ferramenta de trabalho relevante para gestores públicos, pesquisadores, jornalistas e demais profissionais cujo cotidiano se relaciona direta ou indiretamente a um setor tão essencial ao futuro do País.

Esta é a versão digital da edição 2021 do Anuário, a segunda nesse formato, com seu conteúdo integral. Reúne os indicadores e as informações mais recentes de fontes primárias, como as pesquisas do IBGE e do Inep/MEC, além de análises e recortes elaborados com base nos microdados. Traz, ainda, em uma seção específica, os números relativos à Educação nos estados e nas capitais brasileiras.

A perspectiva histórica, presente nas séries publicadas, possibilita entender as tendências que compõem dinamicamente os avanços e eventuais retrocessos do ensino no Brasil. E a presente edição nos ajudará a fortalecer as políticas de enfrentamento dos impactos da pandemia de Covid-19.

Embora as fontes primárias ainda não tenham condições de mostrar as repercussões no ensino, buscamos incorporar a esta edição análises e estudos sobre possíveis consequências do fechamento de escolas - parcial ou total, mesmo que temporário. Diante dos desafios que se evidenciam e do provável agravamento do cenário de desigualdades, é cada vez mais decisivo o conhecimento embasado, a partir do que a realidade informa.

Esta é a contribuição que o Anuário traz para seus leitores, sempre com o propósito de assegurar na plenitude o direito à aprendizagem de nossas crianças e adolescentes. Após dez anos, constatamos com satisfação que nossa publicação consolida-se entre os instrumentos que melhor permitem compreender e equacionar as tarefas da Educação brasileira.

Boa leitura!

Guia do Leitor
Link copiado