Material para o professor

    Uma história da cultura afro-brasileira

    Autores: Walter Fraga, Wlamyra R. de Albuquerque
    Ilustração: Maurício Negro
    Edição: 1 ª Edição

    Sobre o livro

    Os povos africanos que foram escravizados no Brasil trouxeram um imenso repertório de saberes, de técnicas de cultivo, de criação de animais, de mineração, de construção de casas, de navegação, de religiosidade, de filosofia, de culturas musicais, de conhecimento sobre ervas medicinais, de tratamento curativo de doenças físicas e mentais, de dança, de divertimentos e culinária. A interação entre estes povos, vindos de diferentes regiões e grupos étnicos do continente africano, construiu ao longo de séculos um novo cenário cultural nas Américas. Ao mesmo tempo também estavam em curso interações, disputas e trocas entre tradições africanas, portuguesas e indígenas. O encontro, nem sempre amistoso, entre esses diferentes povos fez nascer uma cultura original e diversificada: a cultura afro-brasileira. Muito do que hoje nos define como brasileiros é fruto desta criação cultural, na qual os africanos e seus descendentes foram protagonistas importantes. É sobre a formação dessa cultura que falaremos neste livro.
     

    Prêmios

    PRÊMIO JABUTI CATEGORIA DIDÁTICO E PARADIDÁTICO, 2010

    Conheça mais

    Detalhes da obra

    • Moderna Literatura
    • ISBN 9788516047108
    • Código do produto: 12047108
    • Indicação 8º Ano (EF2), 9º Ano (EF2),
    • Tema complementar Diversidade cultural, Educação das relações étnico-raciais, Pluralidade Cultural, Ética, Meio Ambiente,
    • Tipo de obra Não Ficção
    • Faixa etária A partir de 13 anos
    • Preço sugerido R$ 62,00

    Dados técnicos

    • Formato Impresso
    • Dimensões do produto 20,00 X 24,00
    • Número de páginas 120

    Leitura indicada para:

    Expedições Geográficas - 3ª Edição

    Projeto Araribá

    Expedições Geográficas - 2ª Edição

    Projeto Araribá Plus

    Vereda Digital

    Moderna Plus 2016

    Sobre os autores

    Walter Fraga

    É professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Doutor em História Social na Unicamp. É autor de Mendigos, moleques e vadios na Bahia do século XIX (Hucitec/Edufba, 1996) e Encruzilhadas da liberdade: histórias de escravos e libertos na Bahia, 1870-1910 (Editora da Unicamp, 2006). Coautor de Uma história do negro no Brasil (Fundação Palmares/CEAO, 2001).

    Wlamyra R. de Albuquerque

    É mestre em História pela Universidade Federal da Bahia (1997) e doutora em História Social da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2004). É professora da Universidade Federal da Bahia. Desenvolve e orienta pesquisas sobre emancipação, abolição e pós-abolição no Brasil. É professora adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia. Em 2010, em parceria com Walter Fraga Filho, foi premiada com o Prêmio Jabuti, na categoria didático e paradidático, com Uma história da cultura afro-brasileira.