Material para o professor

    Machado de Assis, fotógrafo do invisível

    O escritor, sua vida e sua época em crônicas e imagens

    Série Imagem & Texto

    Autores: Hélio Guimarães, Vladimir Sacchetta

    Sobre o livro

    Esse livro de Hélio Guimarães e Vladimir Sacchetta se debruça sobre a trajetória de Machado de Assis, apontado por muitos como o maior romancista brasileiro e um dos maiores escritores da literatura mundial, colocado ao lado de autores como Anton Tcheckov e Fiodor Dostoievsky. Muito embora a obra apresente diversos dados biográficos do autor, o que temos aqui não é uma biografia em sua acepção mais convencional: a obra não pretende reconstruir a figura de Machado em todos os seus detalhes, ao contrário, ao investigar o percurso do autor ela preserva sua complexidade, suas lacunas e seus silêncios. A cada capítulo, o texto dos dois autores dá lugar à palavra do próprio Machado, em crônicas, cartas e poemas que nos aproximam do homem que ele era e da relação que estabelecia com seu tempo. O livro opta por debruçar-se sobre a produção de Machado de Assis em gêneros, como a crônica, a poesia e o teatro, menos conhecida do que a sua produção de contos e romances, que o tornou célebre. Além de textos, o livro é repleto de fotografias e imagens que retratam o próprio Machado e seus conhecidos, revelam a paisagem do Rio de Janeiro em que o autor viveu e nos apresentam charges e ilustrações que figuraram em algumas das muitas publicações jornalísticas com as quais o escritor colaborou. Tais imagens, mais do que meras ilustrações, são apresentadas como documentos significativos, que em suas nuances e sutilezas revelam, a um olhar atento, as tensões da sociedade brasileira em que vivia Machado de Assis.
     

    FNLIJ ALTAMENTE RECOMENDÁVEL PARA O JOVEM, INFORMATIVO, 2009

    FNLIJ CATÁLOGO DE BOLOGNA, 2009

    PNBE INCLUÍDO EM 2011
     

    Conheça mais

    Detalhes da obra

    • Moderna Literatura
    • ISBN 9788516061180
    • Código do produto: 12061180
    • Indicação 8º Ano (EF2), 9º Ano (EF2),
    • Assunto crônicas de Machado de Assim, fotografias,
    • Tema complementar Pluralidade Cultural, Ética,
    • Tipo de obra Ficção
    • Faixa etária A partir de 13 anos
    • Preço sugerido R$ 55,00

    Dados técnicos

    • Formato Impresso
    • Dimensões do produto 24,0 X 20,50
    • Número de páginas 96

    Sobre os autores

    Hélio Guimarães

    Hélio Guimarães é professor-doutor e pesquisador da Universidade de São Paulo, onde atua em grupos de pesquisa a respeito da obra de Machado de Assis. É membro da comissão editorial e executiva de "Teresa Revista de Literatura Brasileira" e da revista eletrônica "Machado de Assis" em linha. Graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, já trabalhou como editor em jornais como Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo. Mestre e doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas, fez pós-doutorado na University of Manchester, Reino Unido.

    Vladimir Sacchetta

    Vladimir Sacchetta é jornalista e produtor cultural. Profundo conhecedor da obra de Monteiro Lobato, é coautor com Marcia Camargos do livro "Monteiro Lobato: furacão na Botocúndia" (Editora Senac São Paulo), que ganhou os prêmios Jabuti e Livro do Ano em 1998, e de "A imagem e o gesto, fotobiografia de Carlos Marighella" (Fundação Perseu Abramo), entre outros títulos. É sócio-diretor da Companhia da Memória, organização pioneira na pesquisa e divulgação da memória do país em texto, imagem e som.