Autor: Ruth Rocha
Ilustração: Alexandre Rampazo
- Home
- Literatura
- Catálogo de Literatura
- Histórias das mil e uma noites
Material para o professor
Sobre o livro
Reunião de contos populares do Oriente Médio e do Sul da Ásia, As mil e uma noites tem como pano de fundo a história de um rei chamado Sharyar que, ao descobrir que sua esposa o traía, mandou matá-la. Dali em diante ele deu um jeito de não ser mais enganado: a cada dia casava com uma nova mulher e no dia seguinte a matava. Quando chegou a vez de Sherazade, ela inventou um plano muito bom: começou a contar uma história incrível, que o rei queria muito saber como terminava, mas o dia raiou e a história ainda não tinha acabado — e com isso o rei lhe concedeu mais um dia de vida. Dessa maneira ela conseguiu sobreviver durante mil e uma noites, até que o rei acabou se apaixonando por ela e nunca mais matou ninguém.
Neste livro, há três das muitas histórias dessa lendária contadeira: “Aladim e a lâmpada mágica”, “O pescador e o gênio” e “Ali Babá e os quarenta ladrões”. É nessa última que aparece a famosa frase “Abre-te, Sésamo!”, que é a senha de entrada para o esconderijo de um grande tesouro.
Um grande tesouro: está aí uma boa definição para esse clássico da literatura universal, agora recontado pela Ruth Rocha, a Sherazade brasileira das histórias infantis.
Conheça mais
Detalhes da obra
- Salamandra
- ISBN 9788516066833
- Código do produto: 12066833
- Indicação 2º Ano (EF1), 3º Ano (EF1), 4º Ano (EF1), 5º Ano (EF1),
- Nível de leitura Em progresso e fluente
- Assunto Fantasia, Personagens clássicos,
- Tema complementar Diversidade cultural,
- Tipo de obra Ficção
- Faixa etária A partir de 07 anos
- Data comemorativa 23 de abril - Dia mundial do livro,
Dados técnicos
- Formato Impresso
- Dimensões do produto 17,00 X 24,00
- Número de páginas 72
Leitura indicada para:
Projeto Presente 5ª Edição
Projeto Presente 4ª Edição
Projeto Araribá Plus
Sobre o autor
Ruth Rocha
Nascida em São Paulo, capital, em 1931, Ruth Rocha sempre viveu em São Paulo. Foi orientadora educacional e editora. Começou a escrever artigos sobre educação para a revista Cláudia, em 1967. Em 1969 começou a escrever histórias infantis para a revista Recreio. Em 1976 teve seu primeiro livro editado. De lá para cá publicou mais de cem livros no Brasil e vinte no exterior, em dezenove diferentes idiomas.