Material para o professor

    Antologia de contos indígenas de ensinamento

    Tempo de histórias

    Série Lendo e Relendo

    Autores: Heloisa Prieto, Daniel Munduruku
    Ilustração: Eduardo Albini

    Sobre o livro

    Daniel Munduruku relata, pela primeira vez, sua experiência como professor no Ensino Médio em uma escola paulistana. Mestre de jovens, ou melhor, "confessor de seus sonhos", como ele mesmo se autodenomina, Daniel relata intensas experiências de troca afetiva e intelectual por meio das quais ele aprendeu que "para ensinar é preciso estar cheio não de conhecimentos, mas de futuro, de esperança, de tolerância, de orgulho".

    Prêmios

    FNLIJ ALTAMENTE RECOMENDÁVEL PARA O JOVEM, 2005

    FNLIJ MENÇÃO DESTAQUE SELEÇÃO – ANTOLOGIAS, 2006

    PNBE INCLUÍDO EM 2007
     

    Conheça mais

    Detalhes da obra

    • Moderna Literatura
    • ISBN 8516047628
    • Código do produto: 12047628
    • Indicação 8º Ano (EF2), 9º Ano (EF2),
    • Assunto Contos indígenas, Índios brasileiros,
    • Tema complementar Educação das relações étnico-raciais, Pluralidade Cultural, Ética,
    • Tipo de obra Ficção
    • Faixa etária A partir de 13 anos
    • Preço sugerido R$ 56,00

    Dados técnicos

    • Formato Impresso
    • Dimensões do produto 14 x 21
    • Número de páginas 88

    Leitura indicada para:

    Projeto Araribá

    Araribá Plus - 5ª edição

    Moderna Plus 2016

    Sobre os autores

    Heloisa Prieto

    Nasceu em São Paulo, em 1954. É doutora pela USP e mestre em semiótica pela PUC. Heloisa é autora de diversas obras de literatura infanto-juvenil e detentora de inúmeros prêmios, entre eles o Jabuti, União Brasileira dos Escritores e Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, além de ter obras selecionadas para compor o acervo básico da biblioteca nacional.

    Daniel Munduruku

    Daniel Munduruku nasceu em Belém do Pará, em 1964, e cresceu em meio à tribo indígena dos Mundurukus. Graduado em Filosofia, tem licenciatura em História e Psicologia. É doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Também é diretor presidente do Instituto UKA – Casa dos Saberes Ancestrais. Autor de 52 livros para crianças, jovens e educadores é Comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República desde 2008. Em 2013, recebeu a mesma honraria na categoria da Grã-Cruz, a mais importante honraria oficial a um cidadão brasileiro na área da cultura. Membro Fundador da Academia de Letras de Lorena. Recebeu diversos prêmios no Brasil e Exterior entre eles o Prêmio Jabuti, Prêmio da Academia Brasileira de Letras, o Prêmio Érico Vanucci Mendes (outorgado pelo CNPq); Prêmio Tolerância (outorgado pela UNESCO). Muitos de seus livros receberam o selo Altamente Recomendável outorgado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Em 2017, foi contemplado com o Prêmio Jabuti na categoria Juvenil. Ganhador do Prêmio da Fundação Bunge pelo conjunto de sua obra e atuação cultural, em 2018. Reside em Lorena, interior de SP.