> Home > Catálogo<<Voltar
Mudar o tamanho da letra    
Capa_Machado_de_Assis_fotografo_do_invisivel_md

Machado de Assis, fotógrafo do invisível
O escritor, sua vida e sua época em crônicas e imagens
Autor: 
Formato: Impresso
Faixa etária: A partir de 13 anos
Trabalho interdisciplinar: História, Português
Indicação: 8º Ano (EF2), 9º Ano (EF2)
Área: Ficção
Assunto: crônicas de Machado de Assis, fotografias
Temas contemporâneos: Diversidade cultural, Ética
Dimensões do produto: 24,0 X 20,50
Número de páginas: 96
ISBN: 9788516061180
Código do produto: 12061180

Leitura indicada para:

Projeto Araribá

Disciplina: Português

Volume/Ano: 8º Ano

Unidade/Capítulo: Unidade 05

Projeto Araribá Plus

Disciplina: Arte (Araribá Plus)

Volume/Ano: 8º Ano

Unidade/Capítulo: Unidade 04

Vereda Digital

Disciplina: Literatura (Vereda Digital 2018)

Volume/Ano: Volume Único

Unidade/Capítulo: Capítulo 01

Preço sugerido: R$ 77,00
Site exclusivo
Imagem em alta resolução
Projeto de Leitura - Material para o professor
Release
Envie por e-mail
Imprimir
Prêmios

FNLIJ ALTAMENTE RECOMENDÁVEL PARA O JOVEM, INFORMATIVO, 2009


FNLIJ CATÁLOGO DE BOLOGNA, 2009


PNBE INCLUÍDO EM 2011

 

Sobre a obra

Esse livro de Hélio Guimarães e Vladimir Sacchetta se debruça sobre a trajetória de Machado de Assis, apontado por muitos como o maior romancista brasileiro e um dos maiores escritores da literatura mundial, colocado ao lado de autores como Anton Tcheckov e Fiodor Dostoievsky. Muito embora a obra apresente diversos dados biográficos do autor, o que temos aqui não é uma biografia em sua acepção mais convencional: a obra não pretende reconstruir a figura de Machado em todos os seus detalhes, ao contrário, ao investigar o percurso do autor ela preserva sua complexidade, suas lacunas e seus silêncios. A cada capítulo, o texto dos dois autores dá lugar à palavra do próprio Machado, em crônicas, cartas e poemas que nos aproximam do homem que ele era e da relação que estabelecia com seu tempo. O livro opta por debruçar-se sobre a produção de Machado de Assis em gêneros, como a crônica, a poesia e o teatro, menos conhecida do que a sua produção de contos e romances, que o tornou célebre. Além de textos, o livro é repleto de fotografias e imagens que retratam o próprio Machado e seus conhecidos, revelam a paisagem do Rio de Janeiro em que o autor viveu e nos apresentam charges e ilustrações que figuraram em algumas das muitas publicações jornalísticas com as quais o escritor colaborou. Tais imagens, mais do que meras ilustrações, são apresentadas como documentos significativos, que em suas nuances e sutilezas revelam, a um olhar atento, as tensões da sociedade brasileira em que vivia Machado de Assis.

 

Sobre o autor
Hélio Guimarães
Hélio Guimarães é professor-doutor e pesquisador da Universidade de São Paulo, onde atua em grupos de pesquisa a respeito da obra de Machado de Assis. É membro da comissão editorial e executiva de "Teresa Revista de Literatura Brasileira" e da revista eletrônica "Machado de Assis" em linha. Graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, já trabalhou como editor em jornais como Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo. Mestre e doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas, fez pós-doutorado na University of Manchester, Reino Unido.
Vladimir Sacchetta
 Vladimir Sacchetta é jornalista e produtor cultural. Profundo conhecedor da obra de Monteiro Lobato, é coautor com Marcia Camargos do livro "Monteiro Lobato: furacão na Botocúndia" (Editora Senac São Paulo), que ganhou os prêmios Jabuti e Livro do Ano em 1998, e de "A imagem e o gesto, fotobiografia de Carlos Marighella" (Fundação Perseu Abramo), entre outros títulos. É sócio-diretor da Companhia da Memória, organização pioneira na pesquisa e divulgação da memória do país em texto, imagem e som.
Você pode se interessar por
Competências BNCC
 
© Editora Moderna 2013. Todos os direitos reservados.