Entrar | Cadastrar
Olá, -

Catálogo

Mudar o tamanho da letra    
enroscaoudesenrosca_FIXO.jpg

Enrosca ou desenrosca?
Adivinhas, trava-línguas e outras enroscadas
Moderna Literatura
Autor: 
Formato: Impresso
Ilustração: Marcelo Cipis
Faixa etária: A partir de 03 anos
Trabalho interdisciplinar:  Português
Indicação: 1º Ano (EF1), 2º Ano (EF1), Educação Infantil (EI)
Área: Ficção
Assunto: Adivinhas, Brincadeiras, Trava-línguas
Tema transversal: Diversidade cultural, Pluralidade Cultural
Dimensões do produto: 20,00 X 24,00
Número de páginas: 48
ISBN: 8516045722
Código do produto: 12045722
Preço sugerido:  R$  55,00
Componentes da obra
Sobre a obra

Em Enrosca ou desenrosca?, (re)encontramos a poesia como provocação e brincadeira, disfarçada de adivinha e de trava-língua. As adivinhas, da primeira parte do livro, nos desafiam a encontrar sentidos ocultos por trás das palavras, palavras essas que nos dão pistas, mas ao mesmo tempo confundem e enganam, nos obrigando a enxergar para além do sentido literal. Os trava-línguas, por sua vez, brincam com a sonoridade das palavras -- repetições e aliterações escolhidas sob medida para fazer com que nossa língua tropece e as palavras se embaralhem. Se as adivinhas nos desafiam explorando os diferentes sentidos das palavras, os trava-línguas trapaceiam conosco ao jogar com a sonoridade da linguagem. Tanto um gênero quanto outro nos revelam a imensa riqueza técnica da poesia popular, que, em busca do lúdico, explora a linguagem em todas as suas possibilidades -- no plano do sentido ou no plano da expressão. O que temos aqui, afinal, é a própria língua encarnada em brincadeira. Finalidades como a comunicação e a transmissão de conteúdos, saem de cena para dar lugar às múltiplas possibilidades poéticas da linguagem humana.

 

Sobre o autor
Maria José Nóbrega
Nasceu em São Paulo, em 1952. Tem mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela USP. Participou da equipe de elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e de Educação de Jovens e Adultos). Atua como assessora de Língua Portuguesa na concepção de programas de formação continuada de professores da rede pública de São Paulo.
Rosane Pamplona
 Nasceu em São Paulo, em 1954. É professora, formada em Letras pela USP - Universidade de São Paulo. Trabalhou em várias escolas e universidades, mas atualmente ganha a vida com seus livros, dando cursos de formação para professores e também se apresentando como contadora de histórias. 
Datas comemorativas
22 de agosto - Dia do folclore
12 de outubro - Dia das crianças
Você pode se interessar por:
 
© Editora Moderna 2013. Todos os direitos reservados.