Autor: Joaquim de Almeida
Ilustração: Joaquim de Almeida
Edição: 1 ª Edição
- Home
- Literatura
- Catálogo de Literatura
- Adinkra, meu pai...
Material para o professor
Adinkra, meu pai...
Sobre o livro
A palavra adinkra pertence a um antigo sistema africano de escrita criado pelos povos acã (Akan), que habitam a região de Gana, na África Ocidental. Ela se origina da história da guerra entre dois reis. Um deles, Adinkra, detinha conhecimentos sobre a produção de tecidos e estamparia. Tendo sido vencido e morto por seu inimigo, Adinkra teve sua cabeça exposta como troféu.
Depois disso, a palavra passou a significar "despedida" ou "adeus", além de denominar o conjunto de ideogramas de sentido profundo, que trazem aspectos da história, da filosofia e dos valores desses povos.
A partir desses ideogramas e significados, Joaquim de Almeida criou esta história, que fala das tradições africanas, de magia e do amor de um filho por seu misterioso pai.
Conheça mais
Detalhes da obra
- Salamandra
- ISBN 9788516110239
- Código do produto: 12110239
- Indicação 7º Ano (EF2), 8º Ano (EF2), 9º Ano (EF2),
- Nível de leitura Fluente e crítico
- Assunto África, filosofia, Gana, ideograma, relação de pai e filho,
- Tema complementar Diversidade cultural, Ética,
- Tipo de obra Ficção
- Faixa etária A partir de 12 anos
- Ano da última edição do livro 2018
- Preço sugerido R$ 60,00
Dados técnicos
- Formato Impresso
- Dimensões do produto 20,5 x 27,5 x 0,7
- Número de páginas 88
Sobre o autor
Joaquim de Almeida
Nascido em São Paulo, em 1981, Joaquim de Almeida é escritor, ilustrador e arte-educador. A valorização da cultura popular brasileira e o imaginário presente nas histórias são seu traço marcante no trabalho literário. Recebeu prêmios como Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e indicações para o prêmio Jabuti, além de ter livros selecionados para o catálogo internacional da Feira de Bolonha.