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Formação de Professores em Projeto de Vida

Seja bem-vindo (a) ao curso Formação de Professores em Projeto de Vida, desenvolvido pela Editora Moderna com conteúdos de embasamento teórico e orientações para a prática docente em sala de aula, sobre Projetos de Vida.

No percurso proposto, você entrará em contato com as discussões atuais acerca do tema em foco, em 05 (cinco) módulos:

MÓDULO 1 - Viktor Frankl e as bases da Teoria dos Projetos de Vida (Metodologias ativas para o ensino de projetos de vida)

MÓDULO 2 - Howard Gardner, a teoria das inteligências múltiplas e a importância da Inteligência Interpessoal nos projetos de vida (ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas)

MÓDULO 3 - William Damon, o conceito de “purpose” e os projetos de vida como reguladores sócio-cognitivo-emocionais (ABPP (Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos)

MÓDULO 4 - Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento e sua contribuição para as pesquisa em projetos de vida (Estudo de caso)

MÓDULO 5 - Pesquisas brasileiras sobre projetos de vida e aplicabilidade das teorias no contexto brasileiro + Valéria Arantes e os projetos de vida como prevenção de problemas escolares (Design Thinking + Cultura Maker)


Os conteúdos serão apresentados por meio de áudios, textos, vídeos e questionários para checagem da compreensão dos pontos mais importantes.


⏱ TEMPO DE DEDICAÇÃO - 20 (vinte) horas

Bons estudos!

Módulo 1

29 atividades

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PEREIRA, I. A vontade de sentido na obra de Viktor Frankl

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AQUINO, T et al. Falando de Morte e da Finitude no Ambiente Escolar - um estudo à luz do sentido da vida

1 - O tema dos projetos de vida no contexto escolar surgiu a partir de uma teoria:

Escolha uma das opções abaixo:

2 - A principal necessidade humana apontada por essa teoria é...

Escolha uma das opções abaixo:

3 - A importância dessa teoria para a formação dos jovens nasce de uma preocupação com:

Escolha uma das opções abaixo:

4. Para o autor da logoterapia, Viktor Frankl, o sentido é algo:

Escolha uma das opções abaixo:

5. O princípio da noodinâmica preconiza a existência de uma:

Escolha uma das opções abaixo:

6. De acordo com o texto, na teoria psicanalítica de Frankl, o equilíbrio homeostático do homem só pode ser atingido:

Escolha uma das opções abaixo:

7. De acordo com o texto, Frankl recomenda:

Escolha uma das opções abaixo:

8. De acordo com o texto de Pereira, a felicidade:

Escolha uma das opções abaixo:

9. De acordo com o texto, a busca por felicidade, prazer ou auto-realização:

Escolha uma das opções abaixo:

10. De que maneira Frankl dialoga com as noções de vontade de prazer (Freud) e vontade de poder (Adler) em sua teoria, de acordo com o texto?

Escolha uma das opções abaixo:

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MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas

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GAROFALO, D. Como as metodologias ativas favorecem o aprendizado

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LEAL, N. et al. Utilização de Metodologias Ativas no Ensino Médio brasileiro - realidade atual

1. As metodologias ativas são abordagens pedagógicas caracterizadas pela centralidade:

Escolha uma das opções abaixo:

2. A seguir, marque a alternativa que NÃO corresponde a uma característica das metodologias ativas:

Escolha uma das opções abaixo:

3. O papel do professor dentro das metodologias ativas é o de

Escolha uma das opções abaixo:

4. Das atitudes que podem ser desenvolvidas com as metodologias ativas, estão:

Escolha uma das opções abaixo:

5. Algumas das habilidades que podem ser desenvolvidas com as metodologias ativas são:

Escolha uma das opções abaixo:

6. Segundo Moran, as metodologias ativas surgem num contexto:

Escolha uma das opções abaixo:

7. As metodologias ativas:

Escolha uma das opções abaixo:

8. As metodologias ativas propiciam ao aluno:

Escolha uma das opções abaixo:

9. O trabalho com as metodologias ativas pressupõe:

Escolha uma das opções abaixo:

10. Outro aspecto potencialmente modificável pelas metodologias ativas são:

Escolha uma das opções abaixo:

Módulo 2

29 atividades

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CARVALHO, R _ SILVA, R. Currículo socioemocionais, habilidades do séc. XXI

1. É possível dizer que a competências cognitivas e sócio-emocionais são opostas?

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2. Qual a importância do trabalho pedagógico com as competências sócio-cognitivo-emocionais para os Projetos de Vida?

Escolha uma das opções abaixo:

3. A partir de qual idade o trabalho com tal aspecto é possível?

Escolha uma das opções abaixo:

4. Atualmente, podemos dizer que o trabalho com os aspectos sócio-cognitivo-emocionais:

5. Qual teoria, dentro dos estudos das Inteligências pessoais, determinam o conjunto de habilidades sócio-cognitivo-emocionais a serem desenvolvidos no âmbito escolar?

Escolha uma das opções abaixo:

6. De acordo com o texto lido, quais os argumentos utilizados para justificar o investimento em Educação Infantil?

Escolha uma das opções abaixo:

7. Segundo o artigo, a elaboração de currículos socioemocionais é responsabilidade:

Escolha uma das opções abaixo:

8. Qual a base e o argumento utilizado, no artigo, para justificar o trabalho com as competências sócio-cognitivo-emocionais?

Escolha uma das opções abaixo:

9. De que maneira o reconhecimento do perfil socioemocional do aluno pode auxiliar o trabalho pedagógico do educador?

Escolha uma das opções abaixo:

10. Analise as afirmações abaixo:

i. Entre as competências para o século XXI, estão: o pensamento crítico e criativo e a capacidade de fazer escolhas responsáveis.
ii. As competências socioemocionais do século XXI serão ensinadas juntamente com as competências cognitivas.
iii. O trabalho com as competências socioemocionais, como consequência, ampliará o repertório de ferramentas de avaliação.

10. Estão corretas:

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SOUZA, S. _ DOURADO, L. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) - um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo

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ANDRADE, M. _ CAMPOS, L. A Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino Médio - o professor como tutor

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PINTO, D. Aprendizagem Baseada em Projetos

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SITE ESCOLAWEB. O que você precisa saber sobre Aprendizagem Baseada em Problemas

EDUCAÇÃO INOVADORA #2 2019 | Aprendizagem baseada em problemas: como fazer?

LIVE | EDUCAÇÃO INOVADORA #5 | Projetos: como direcionar minha escola.

Diferença entre Aprendizagem Baseada em Projetos e em Problemas - Metodologias Ativas.

1. O principal ponto em comum entre a ABP e a ABPP é:

Escolha uma das opções abaixo:

2. A principal diferença entre a ABP e a ABPP é:

Escolha uma das opções abaixo:

3. É correto afirmar que, uma vez que as metodologias ativas promovem a participação ativa dos estudantes, o professor passa, então, a ter um papel passivo?

Escolha uma das opções abaixo:

4. Das aptidões possíveis de serem desenvolvidas com a ABP e a ABPP, estão:

Escolha uma das opções abaixo:

5. No que concerne à avaliação do trabalho dentro da ABP e da ABPP:

i. Deve-se considerar os resultados, apenas.
ii. Deve-se considerar o trabalho em grupo, o processo e a auto-avaliação do aluno.
iii. É possível dispensar o desenvolvimento científico construído pelo estudante no processo.

Estão incorretas:

6. De acordo com o artigo, quais fatores são fundamentais para o desenvolvimento do trabalho em grupo na ABP:

Escolha uma das opções abaixo:

7. A partir do texto, é possível inferir que a principal defesa da perspectiva educacional de Dewey na ABP é:

Escolha uma das opções abaixo:

8. De acordo com o texto lido, a origem mais provável da ABP tal como é conhecida atualmente seria:

Escolha uma das opções abaixo:

9. Qual a principal vantagem, apontada no artigo, da ABP em relação à metodologia tradicional de ensino?

Escolha uma das opções abaixo:

10. Considere os fatores a seguir:

i. Motivação dos estudantes e motivação do professor;
ii. Inadequação de tempo e conteúdos curriculares;
iii. Contexto e público escolar;
iv. Forma de avaliar e preparação docente;
v. Recursos financeiros para financiar fontes de pesquisa diversificadas;
vi. Número de estudantes em sala.

Quais deles não oferecem potenciais dificuldades na adoção da ABP, segundo o artigo?

Módulo 3

26 atividades

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LIMA, V. De Piaget a Gilligan - Retrospectiva do Desenvolvimento Moral em Psicologia. Um caminho para estudo das virtudes

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PINTO, D. Design Thinking em Instituições de Ensino

1. Qual a importância do desenvolvimento de um bom juízo moral nos Projetos de Vida dos estudantes?

Escolha uma das opções abaixo:

2. Observe a imagem abaixo:

Imagem de uma sala de aula com professor apontando o dedo em direção a um aluno de castigo no canto da parede.

Segundo Piaget, a imagem acima pode ser interpretada como o estabelecimento de uma relação professor-aluno que promova:

3. Supondo que o erro cometido pelo aprendiz tenha sido rasgar a folha do caderno do coleguinha, como resultado de uma discussão, qual teria sido uma melhor maneira de aplicar a sanção, dentro de uma proposta de desenvolvimento moral autônomo:

Escolha uma das opções abaixo:

4. Sabemos que, intuitivamente, somos capazes de compreender o certo e o errado a partir de um juízo sobre o que causa ou não mal aos outros. De que maneira, a educação escolar pode fazer uso desse conhecimento intuitivo para desenvolver uma moral autônoma no aprendiz?

5. Qual foi o resultado inesperado a partir da experiência feita por Clark Power da abordagem de comunidade justa mencionada na vídeo-aula?

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6. Segundo a vídeo-aula e o artigo indicado para leitura, a moral autônoma só é possível em relações de?

7. Segundo a vídeo-aula e o artigo indicado para leitura, é possível afirmar que todos os indivíduos atingem a moral autônoma na idade adulta?

Escolha uma das opções abaixo:

8. Segundo artigo indicado para leitura, a contribuição trazida por Gilligan para o desenvolvimento moral:

Escolha uma das opções abaixo:

9. A principal característica que Gilligan aponta para a constituição da personalidade moral seria:

Escolha uma das opções abaixo:

10. Nesse sentido, Gilligan entende a sua ética como:

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Design Thinking para Educadores - introdução

Links recomendados:

EDUCAÇÃO INOVADORA #5 2019| Design Thinking e Storytelling para educadores, disponível no link https://youtu.be/qV3SQS25btM

Design Thinking para Educadores: https://www.dtparaeducadores.org.br/site/

1. O objetivo principal do método Design Thinking é:

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2. Podemos dizer que, no método do Design Thinking:

Escolha uma das opções abaixo:

3. Observe as seguintes habilidades:

i. Capacidade de escuta
ii. Colaboração
iii. Produtividade
iv. Responsabilidade
v. Habilidades manuais
vi. Criatividade
vii. Engajamento

Quais delas NÃO são desenvolvidas com o método Design Thinking?

4. A qual etapa do processo do Design Thinking corresponde a imagem abaixo?

Imagem de uma mesa com 5 pessoas ao redor realizando anotaçãos em papeis

Escolha uma das opções abaixo:

5. Qual o foco principal do produto elaborado por meio do método do Design Thinking?

Escolha uma das opções abaixo:

6. De acordo com o texto indicado para leitura, é possível inferir que Design Thinking está previsto para atender:

Escolha uma das opções abaixo:

7. De acordo com o texto indicado para leitura, as etapas do processo de aplicação do Design Thinking:

Escolha uma das opções abaixo:

8. Podem ser considerados desafios na adoção do método do Design Thinking:

Escolha uma das opções abaixo:

9. Em quais etapas do processo de desenvolvimento do produto ou serviço o público escolar e convidado a participar?

Escolha uma das opções abaixo:

10. Quais as atitudes esperadas dos estudantes no método do Design Thinking?

Escolha uma das opções abaixo:

Módulo 4

27 atividades

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DAMON, W. O que o jovem quer da vida (resumo)

1. A educação em Projetos de Vida surge a partir:

Escolha uma das opções abaixo:

2. Essa preocupação surge principalmente devido a quais fatores?

Escolha uma das opções abaixo:

3. De que maneira os Projetos de Vida propõe trazer equilíbrio aos jovens?

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4. Um projeto de vida se caracteriza por ser, necessariamente:

5. A qual agrupamento da pesquisa pertencem os jovens que têm dificuldades em colocar seus objetivos em prática?

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6. Observe as seguintes afirmações:

i. Existe apenas um tipo de juventude.
ii. Os projetos vitais dos jovens podem ser desenvolvidos com o auxílio de políticas públicas nesse sentido.
iii. Os projetos vitais dos jovens comprometidos são apenas nobres.
iv. Os projetos vitais englobam vida pessoal e profissional.

A partir da leitura obrigatória indicada, é possível inferir verdadeiras as afirmações presentes em:

7. De acordo com o texto indicado para leitura, a quais concepções de educação os projetos de vida vieram se opor?

Escolha uma das opções abaixo:

8. Sabendo-se que um projeto vital nobre é caracterizado por um compromisso que extrapola a individualidade, quais projetos vitais podem se opor a esses projetos nobres?

Escolha uma das opções abaixo:

9. Possuir um projeto de vida nobre requer ou permite o desenvolvimento de algumas habilidades sócio-cognitivo-emocionais. São elas:

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10. Qual a etapa mais importante da definição de um projeto de vida?

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SILVA et al. Cultura Maker e Educação para o Século XXI

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4 projetos maker que podem ser aplicados em sala de aula

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PINTO, D. O que é cultura maker e qual sua importância na educação

1. Qual o papel do estudante no método da Cultura Maker:

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2. Observe os fatores a seguir:

i. Escassez de matéria-prima;
ii. Falta de mão de obra industrial;
iii. Fechamento de espaços escolares;
iv. Depressão econômica;
v. Movimento “Do It Yourself”;
vi. Surgimento dos primeiros computadores.

Quais fatores NÃO concorreram para o surgimento do método?

3. Observe as seguintes afirmações sobre o método Cultura Maker:

i. Permite estudar cientificamente a composição e propriedades dos materiais e utensílios utilizados na produção.
ii. Se encerra na confecção de um produto final.
iii. Permite refletir acerca de vários aspectos da produção, desde a extração da matéria-prima até a chegada ao consumidor final.
iv. Funciona somente com máquinas industriais, como impressoras 3D.

São verdadeiras apenas as afirmações:

4. Quais aspectos do movimento Do It Yourself são aplicados no método da Cultura Maker?

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5. Que tipo de local está representado na imagem a seguir?

Imagem de 3 crianças em um laboratório maker

Escolha uma das opções abaixo:

6. Levando em consideração os aspectos pedagógicos envolvidos no método Cultura Maker, quais os principais fatores que devem contar como parâmetro avaliativo?

Escolha uma das opções abaixo:

7. Em relação aos espaços de desenvolvimento do método Cultura Maker, a partir do artigo indicado para leitura, é possível inferir que o método:

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8. Estabelecendo uma relação entre o método Cultura Maker e as componentes curriculares tradicionais, a partir da vídeo-aula e do texto indicado para leitura, é possível afirmar que:

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9. Quais aspectos da educação sócio-cognitivo-emocional são possíveis de serem desenvolvidos com o método Cultura Maker?

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10. Qual aspecto da educação moral é possível de ser desenvolvido com o método Cultura Maker?

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Módulo 5

29 atividades

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ARANTES, V. et al. Projetos de vida, juventude e educacao moral

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ARANTES, V. et al. Felicidade e bem-estar na juventude brasileira

1. A partir das pesquisas com a juventude brasileira em relação com a pesquisa feita com jovens estadunidenses, é possível afirmar que:

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2. O trabalho com os métodos de ensino que orientam para o planejamento metódico e para a ação pode auxiliar os jovens que possuem projetos de vida:

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3. O trabalho com os métodos de ensino que ampliam o olhar do aprendiz para o seu entorno social pode auxiliar os jovens que possuem projetos de vida:

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4. A partir do estudo de Damon no módulo anterior, aprendemos que um projeto de vida nobre não precisa ser heroico ou aventureiro. Sendo assim, um projeto de vida que se responsabilize com contribuir com o próprio trabalho para a sociedade e para a própria família pode ser considerado um projeto de vida nobre. A partir da vídeo-aula, é possível inferir que os projetos de vida sem referência no outro estejam presentes nas categorias de projetos de vida:

5. O trabalho com os projetos de vida pode beneficiar:

Escolha uma das opções abaixo:

6. A partir da vídeo-aula e da leitura do texto indicado, é possível afirmar que:

Escolha uma das opções abaixo:

7. A partir das discussões feitas em módulos anterior e do texto indicado para leitura, podemos afirmar que os projetos de vida:

8. Qual dos fatores abaixo NÃO é mencionado como influenciador dos projetos de vida dos jovens?

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9. O trabalho com os projetos de vida pode ser compreendido como a síntese de um trabalho pedagógico com:

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10. O objetivo principal do trabalho com esses aspectos seria o de:

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SANTOS, A. et al. Ensino Híbrido - relato de experiência sobre o uso de AVEA em uma proposta de Sala de Aula Invertida para o Ensino Médio

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SASSAKI, C. “Ensino Híbrido conheça o conceito e entenda a prática”

1. O principal método utilizado para compor o método Ensino Híbrido é:

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2. Um dos pré-requisitos principais do Ensino Híbrido, que pode ser também um desafio é:

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3. A principal dificuldade encontrada no método Sala de Aula Invertida é:

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4. É possível afirmar que o Ensino Híbrido recebe esse nome por:

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5. No método da Sala de Aula Invertida:

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6. A partir da leitura do artigo indicado, é possível inferir que os AVEAs (Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem) permitem que os estudantes desenvolvam a aprendizagem:

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7. A partir da vídeo-aula e da leitura do texto indicado, a avaliação no Ensino Híbrido é feita a partir:

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8. Qual aspecto do Ensino Híbrido mencionado na vídeo-aula, não foi mencionado no texto indicado?

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9. Quais aspectos negativos mencionados pelos estudantes no texto indicado NÃO foram mencionados na vídeo-aula?

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10. Por se tratar de abordagens pedagógicas pouco comuns, para melhor funcionamento das Metodologias Ativas de Aprendizagem, é necessário que:

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Para encerrar disponibilizamos alguns materiais de recomendação para estudo:

” Lançamento do livro "Projetos de Vida", disponível no link: https://youtu.be/9OBilYbV88w

Série Temática sobre Projetos de Vida do Instituto Iungo: https://iungo.org.br/series-tematicas/projetos-de-vida

What a flipped classroom looks like?, disponível no link https://youtu.be/G_p63W_2F_4

EDUCAÇÃO INOVADORA #7 2019| Ensino Híbrido e sala de aula invertida, disponível no link https://youtu.be/0btfkIL1vpw

Chegamos ao fim do curso. Esperamos que tenha sido esclarecedor e inspirador 😊

Parabéns, você chegou ao final deste curso! Baixe seu CERTIFICADO AQUI.