Ruth Rocha é a grande homenageada do Prêmio CLAUDIA 2018

calendárioAgo 06

Por Alessandra Balles
23 out 2018, 10h47

 

A escritora Ruth Rocha recebeu o prêmio hors-concours no Prêmio CLAUDIA 2018. Homenageada por sua trajetória em favor da educação brasileira, Ruth, de 87 anos, ressaltou a importância do tema escolhido pela edição deste ano da maior premiação da América Latina. Seu modo de escrever colaborou para mudar a literatura feita para crianças no Brasil.

 

Autora de “Marcelo, Marmelo, Martelo”, que vendeu mais de 20 milhões de cópias, é formada em ciências políticas e sociais. Entre 1957 e 1972 foi orientadora educacional do Colégio Rio Branco. Na mesma época começou a escrever sobre educação para a revista CLAUDIA. Em seu site, conta uma passagem curiosa: “Sua visão moderna sobre o tema, bem como o estilo claro e próprio, chamaram a atenção de uma amiga, Sonia Robato, que dirigia a Recreio, revista voltada para o público infantil. Certo dia, Sonia fez um convite-desafio para Ruth: em tom de brincadeira, trancou a amiga numa sala, dizendo que só saísse de lá com uma história pronta. Assim nasceu Romeu e Julieta, a primeira de uma série de narrativas originais e divertidas, todas publicadas na Recreio, que mais tarde Ruth veio a dirigir”. A partir de 1973 trabalhou como editora e, em seguida, como coordenadora do departamento de publicações infanto-juvenis da editora Abril.

 

Palavras, muitas palavras, seu primeiro livro, saiu em 1976. Seu estilo direto, gracioso e coloquial, altamente expressivo e muito libertador, ajudou — juntamente com o trabalho de outros autores — a mudar para sempre a cara da literatura escrita para crianças no Brasil. Agora, os pequenos leitores eram tratados com respeito e inteligência, sem lições de moral nem chatices de qualquer espécie, numa relação de igual para igual, e nunca de cima para baixo. Além disso, em plena ditadura militar, a obra de Ruth ousava respirar liberdade e encorajava o leitor a enxergar a realidade, sem abrir mão da fantasia.

 

Defensora dos direitos das crianças, sua versão em parceria com Otávio Roth para a Declaração Universal dos Direitos Humanos teve lançamento na sede da Organização das Nações Unidas em Nova York, em 1988. Na cerimônia de entrega do Prêmio CLAUDIA, na noite de segunda-feira (22), crianças leram a declaração no palco

 

Fonte: Claudia - Ruth Rocha é a grande homenageada do Prêmio CLAUDIA 2018
Foto: (Mariana Pekin/CLAUDIA)

Outras Notícias



Out 12

Considerada uma das maiores autoras infantis da atualidade, com sucessos como "Marcelo, Marmelo, Martelo" e "O Reizinho mandão"

VEJA MAIS

Nov 02

Novo livro infantil da celebrada excritora brasileira traz uma linguagem nunca antes pelo deu público.

VEJA MAIS

Out 23

O poder das bibliotecas escolares é o tema do Opinião.

VEJA MAIS
Contador de páginas