Logo Editora Moderna
imagem transparente
Vinicius Moraes
Imagem decorativaMídia-Educação: solução criativa e eficaz para questões de Comunicação/Educação no Colégio dos Jesuítas de Juiz de Fora
Em uma sociedade cujas relações são fortemente influenciadas pela comunicação, a escola não pode prescindir da apropriação de todos os recursos disponíveis para contribuir eficazmente com a formação de cidadãos críticos e capazes de lidar com o bombardeio de informações a que estão sujeitos constantemente. Nessa direção, o projeto apresentado visa possibilitar uma abordagem mídia-educacional nas atividades desenvolvidas no Colégio dos Jesuítas de Juiz de Fora.

Como ressaltado no próprio texto do projeto, "visando maior compreensão em torno da presença e dos usos das tecnologias da informação na educação, é crucial voltarmos nossa atenção e nossos esforços para ações capazes de responder satisfatoriamente à seguinte demanda: Como podem os sujeitos em espaços educativos apropriar-se das novas linguagens e dos inúmeros recursos audiovisuais disponíveis, utilizando-os de forma democrática e libertadora, transformando os muros ora existentes em 'pontes', transcendendo o mero uso das tecnologias como ferramentas ou instrumentos?"

Tendo essa preocupação como ponto de partida, o projeto propõe algumas possibilidades de intervenção no espaço educativo em questão, mobilizando esforços e recursos para que, juntos, educadores e alunos possam ampliar seus "coeficientes comunicacionais", viabilizando a instauração de um "ecossistema comunicativo" no qual se estabeleçam todas as relações entre os sujeitos no ambiente escolar.

Defesa: 04/12/2003
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)

<<< Voltar

Uma empresa de PRISA